Buscar

CONTEXTUALIZADA DIREITO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA DIREITO EMPRESARIAL
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – UNINASSAU
 Aluno (a): JOEZIA CARLOS DE ARAUJO LIMA
MATRÍCULA: 01388734
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Pode-se conceituar o registro público como sendo “o instituto criado com o fim de tornar público os atos jurídicos, o estado e a capacidade das pessoas, estabelecendo a autenticidade, a segurança e a validade das obrigações e de certas relações de direito passíveis de tutela legal e sujeita à transferência, modificação ou extinção” (NEVES, 1987, apud, SILVA, 2002, p. 1).
O registro das empresas na junta comercial surgiu pela necessidade de uma organização e de um controle comercial, onde se estabelece os direitos e os deveres das partes. É uma obrigação do empresário manter o governo atualizado, qualquer mudança de endereço, mudança de sócio, em outras, toda informação precisa ser atualizada no órgão responsável. Quando uma pessoa nasce precisa da sua certidão de nascimento, do mesmo modo a empresa precisa do seu CNPJ. A lei expressa finalidades específicas, que são: dar garantia, publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos. 
Atualmente não há tanta dificuldade em ser formal, a junta comercial possibilita a abertura de algumas categorias empresariais (MEI) pela internet com o custo bem baixo, isso é um ponto bem positivo e facilitador que ajudou o pequeno empresário irregular a se regularizar. Ter registro é uma forma de aproveitar vários benefícios, um exemplo atual: devido a pandemia o governo federal está possibilitando empréstimo com taxas de juros bem pequena, um grande incentivo, mais só aqueles que possuem CNPJ (Registro na Junta Comercial) podem desfrutar no benefício, lembrando que precisa passar pela análise financeira bancária. 
Sabemos que a máquina pública necessita de recurso pra manter os compromissos financeiros em ordem, parte desse recurso vem dos impostos que são pagos pelas empresas em funcionamento no comércio regional. O governo é responsável por fiscalizar e cobrar esses impostos quando o empresário deixa de cumprir com suas obrigações fiscais. A baixa arrecadação pode causar endividamento nos cofres do estado.
O governo endividado e sem condições de girar a máquina pública, prejudica toda a população, por isso cada indivíduo precisa ter conhecimento e consciência de como é importante manter os compromissos fiscais ativos. A população precisa assumir o perfil de fiscalizador, a lei existe e precisa ser cumprida, toda empresa precisa está regularizada pra iniciar suas atividades comerciais. 
Pode-se dizer que uma grande desburocratização seria se tudo pudesse ser resolvido via internet, independentemente do tipo de empresa, no processo é necessário demais documentos pra abertura da empresa, um exemplo é o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, na minha opinião uma forma de facilitar seria a junta comercial emitir esses documentos e finalizar o processo de abertura. 
REFERÊNCIAS 
https://jus.com.br/artigos/64025/o-registro-publico-de-empresas-mercantis-e-atividades-afins
https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=18623
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8934.h