Buscar

ATIVIDADE 1 - ANTROPOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Matéria: Homem, Cultura e Sociedade
Atividade I:
O homem como objeto do estudo da antropologia
Apresentação
A Antropologia é uma ciência que tem como objeto de estudo o ser humano em todas as suas dimensões: biológica, social, histórica e cultural. Com isso, há diferentes ramos de pesquisa na área da Antropologia, que variam de acordo com as especificidades do que se busca compreender, tais como: Antropologia Física, Antropologia Social, Antropologia Cultural e Antropologia Linguística.
O Direito, assim como outras ciências, apresenta relação com a Antropologia, uma vez que esta estuda o homem, e aquele, as normas e instituições jurídicas. Nesse sentido, a relação entre Antropologia e Direito constitui um tema cujo aprofundamento é fundamental, já que colabora ao entendimento dos fatores culturais e sociais (assim como dos aspectos legais) que podem perpassar o mundo jurídico e a atuação dos operadores do Direito.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você estudará o que é Antropologia e quais são os diversos ramos dessa ciência, além de compreender a relação entre Antropologia e Direito, com base nos estudos antropológicos e sociológicos.​​​​​​​
Bons estudos.
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
· Definir o que é Antropologia.
· Descrever os diversos ramos da Antropologia.
· Identificar como a Antropologia e o Direito se relacionam.
RESOLUÇÃO:
01. O que é Antropologia?
Etimologicamente, o termo antropologia deriva das palavras gregas “anthropos” (ser humano, homem) e “logos” (razão ou, em sentido específico, estudo, conhecimento, ciência) e significa estudo do ser humano. É uma ciência que tem como objeto de estudo o ser humano e todas as suas dimensões, ou seja, é buscar um entendimento amplo, comparativo e crítico dos seres humanos, seus conhecimentos e formas de ser.
Por meio de estudos sobre as características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano, o antropólogo busca determinar, baseando-se em grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de tornarem-se o que são em suas comunidades.
Assim, o saber antropológico traça, em detalhes, os fatores que compõem as relações entre os indivíduos com o seu meio, levando em conta toda a especificidade cultural.
02. Descrever os diversos ramos da Antropologia.
Dentre os ramos da antropologia temos as seguintes ramificações:
Concepção clássica de antropologia estabelecida a partir dos estudos europeus do século XIX e XX:
- a antropologia biológica ou física: estudo da formação do ser humano em seus aspectos físicos. Busca junto à biologia, determinar quais fatores levaram os seres humanos a desenvolver determinados atributos físicos em sociedade especificas. Ex.: Se um antropólogo está estudando uma aldeia indígena que tem características próprias, ele vai procurar saber quais fatores geográficos biológicos levaram aquela tribo a desenvolver as suas características peculiares.
- a antropologia cultural: busca compreender com se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos, tomando cultura como um conjunto de hábitos, costumes, valores, arte, culinária, religião etc.
Concepção estadunidense de antropologia, subdividida em quatro campos:
- A antropologia linguística: estudo do ser humano considerando a linguagem e comunicação. Com base nos estudos da linguagem, determina as origens daquele povo. Franz Boas, antropólogo alemão, radicado nos Estados Unidos, deu os impulsos para o reconhecimento desse ramo.
- A antropologia cultural: estuda as interações do indivíduo com a cultura e também as particularidades de grupos culturais, mesmo estudo de antropologia cultural da divisão europeia clássica.
- A antropologia biológica ou física: tem a biologia, ancestrais humanos e primatas como objeto de estudo, mesmo estudo de antropologia biológica ou física da divisão europeia clássica.
- Arqueologia: busca compreender a formação do ser humano com base nos objetos materiais deixados por ele. Procurando entender como viviam antigamente.
03. Identificar como a Antropologia e o Direito se relacionam.
A antropologia do direito busca identificar, classificar e analisar as formas de como se organiza o “campo” jurídico, ocupa-se das regras executáveis, ou seja, o aspecto legal ou normativo das sociedades. Suas relações são de grande importância para a formação crítica do jurista. Em um contexto universitário como o brasileiro, no qual prepondera uma formação dogmática e formalista, pode contribuir para uma melhor compreensão da complexidade social na qual se inscreve a regulação jurídica.
De forma geral, é possível afirmar que a antropologia jurídica, mediante a análise dos discursos, práticas e representações, estuda os processos de juridicização que ocorrem nas diversas sociedades, procurando compreender as lógicas que lhe são subjacentes. Norbert Rouland, jurista francês que ao longo das últimas décadas contribuiu para o desenvolvimento da antropologia jurídica, sustenta que essa abordagem procuraria realizar um ordenamento da cultura humana em sua generalidade, no que se refere ao domínio do direito, mediante a comparação entre as formas de regulação jurídica de todas as sociedades que se possa observar.

Outros materiais