Buscar

historia_-_prova_bimestral_quothistoriaquot_-_4o_bimestre_2018_2017_a6c8152bb3095ae28d36e43920ce64d4

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Questão 1
Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H2
No século XVII a Inglaterra viveu um dos movimentos mais importantes da sua história: uma sangrenta guerra civil que teve início em 1640 e só terminou em 1488. Após a morte do rei Carlos I, em 1649, as disputas políticas levaram a Inglaterra a viver um breve período como República, ou Commonwealth. Assinale a alternativa que indica qual foi o líder que assumiu o controle do governo inglês e tornou-se o Lorde Protetor das Repúblicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda:
a) John Lilburne
b) Oliver Cromwell
c) Gerrard Winstanley
d) Lord Fairfax
Questão 2
Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H7;H8
Após o breve período republicano, em 1660, Carlos II assumiu o trono inglês marcando a volta dos Stuart. Em 1688, Jaime II buscou o fortalecimento do absolutismo. Contudo, a tentativa de restabelecer o centralismo monárquico terminou com a chamada Revolução Gloriosa. Sobre esse período é correto afirmar que:
I. A política pró-catolicismo adotada por Jaime II desagradou o Parlamento que apesar de manter a monarquia queria uma reforma política e para isso decidiu depor a dinastia Stuart.
II. Jaime II reuniu um grande exército para combater o príncipe holandês e protestante, Guilherme de Orange que com a ajuda do Parlamento tentava depor o rei. Após várias batalhas, Jaime II foi deposto e decapitado.
III. Guilherme de Orange assinou a Declaração de Direitos (Bill of Rights) dando mais poder ao Parlamento. Esse documento representou os fundamentos da monarquia constitucional inglesa
IV. A Revolução Gloriosa, inaugurou a monarquia parlamentar na Inglaterra. Nesse novo regime o governo passou a ser exercido pelo presidente, eleito por meio de eleições.
Estão corretas:
a) Apenas II. b) Apenas I e II . c) Apenas I e III. d) Apenas I e IV. e) I, II, III e IV.
Questão 3
Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H1;H2
Quem vir na escuridade da noite aquelas fornalhas tremendas perpetuamente ardentes [...]; o ruído das rodas, das cadeias, da gente toda da cor da mesma noite, trabalhando vivamente, e gemendo tudo ao mesmo tempo sem momento de tréguas, nem descanso; quem vir enfim toda a máquina e aparato confuso e estrondoso daquela Babilônia, não poderá duvidar, ainda que tenha visto Etnas e Vesúvios, que é uma semelhança dos infernos. 
VIEIRA, Antônio. Sermões. In SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 50
O trecho é de um dos sermões do padre Antônio Vieira e descreve o processo de produção do açúcar. Leia com atenção e assinale a alternativa correta:
a)	Padre Vieira descreve o processo de produção da borracha, com mão de obra escrava.
b)	O sermão mostra como o ouro é transformado em barras, com mão de obra indígena.
c)	Padre Vieira descreve o trabalho de um engenho na produção de açúcar, com mão de obra escrava.
d)	O sermão descreve o processo de produção de açúcar, com mão de obra indígena.
Questão 4
Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: A – Habilidade do ENEM: H1;H2
A ocupação dos territórios da América do Norte pelos ingleses se deu entre os séculos XVII e XVIII com a fundação das 13 colônias independentes, mas subordinadas à Inglaterra. Observe o mapa, analise as proposições a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) 	Pelo Tratado de Tordesilhas, a América do Norte estava incluída na parte espanhola, mas quem ocupou o continente foram aventureiros e refugiados de várias partes do mundo num primeiro momento e depois por ingleses, muitos deles puritanos perseguidos na Inglaterra.
( ) 	A primeira colônia formada na América foi a da Pensilvânia, em 1607, colonizada por uma empresa privada.
( ) 	Em 1620, puritanos insatisfeitos com o anglicanismo na Inglaterra embarcaram no navio Mayflower com destino às novas terras. Foram esses peregrinos que fundaram a Nova Inglaterra.
( ) 	Nova York foi fundada por holandeses e era chamada de Nova Amsterdã, mas a em 1664 foi conquistada pelos ingleses. Tornou-se sede de uma região concedida pelo duque de York e por isso rebatizada de Nova York.
( ) 	Todas as colônias deviam prestar contas à Coroa inglesa, por isso toda a produção e atividade comercial era destinada à Inglaterra.
( ) 	A escravidão negra foi introduzida em todas as colônias, principalmente as do norte, impulsionada pela produção de algodão, no fim do século XVIII.
a) V-F-V-V-F-F b) V-V-V-F-F-V c) F-V-V-F-V-V d) F-F-V-F-F-V e)V-F-F-V-V-F
Questão 5
Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H11; H15 
O conjunto de práticas econômicas que vigorou em países da Europa ocidental na época do absolutismo recebeu o nome de mercantilismo, conceito criado por estudiosos no fim do século XIX.
a) Explique em que consistia o mercantilismo.
	O mercantilismo se baseava na exploração monopolista de produtos tropicais ou metais 
	preciosos voltados para a exportação. Essa prática floresceu no mesmo momento em que os 
	reinos europeus fortaleciam o poder estatal e por isso absolutismo e mercantilismo seriam 
	dois conceitos interligados.
b) Quais eram as principais características desse sistema mercantilista?
	O sistema de monopólio é apontado como principal característica do mercantilismo. Por meio 
	dele, os Estados europeus montaram o comércio de mercadorias, em particular da América. Os 
	reis concediam exclusividade a mercadores individuais, ou organizados em companhias. Nesse 
	sistema as colônias só poderiam vender os seus produtos para a metrópole e só dela podiam 
	comprar. Em muitos casos esse sistema era burlado por atividades de contrabando ou pela evasão fiscal.
Questão 6
Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H1; H2; H4
Logo no início da colonização do Brasil, os portugueses enviaram expedições de reconhecimento do litoral e estabeleceram algumas feitorias para o comércio do pau-brasil. Contudo, com o crescimento do comércio ultramarino e no interesse de outras navegadores europeus na costa brasileira, a Coroa portuguesa decidiu adotar práticas para tentar preservar o controle sobre a colônia. Primeiro foi o regime de capitanias hereditárias e depois por meio da instituição do governo-geral. Sobre esses sistemas é correto afirmar que:
I. Sistema de capitanias hereditária foi adotado por D. João III para preservar a segurança do comércio ultramarino. Portugal já havia utilizado esse sistema na Ilha da Madeira..
II. O litoral do Brasil foi dividido em capitanias doadas a cavaleiros da pequena nobreza, encarregados de garantir a segurança desses locais, e de representar o rei na defesa militar do território.
III. O desenvolvimento satisfatório das capitanias hereditárias levou a Coroa portuguesa a tentar recuperar esse território e com isso voltar a centralizar o poder. Para isso, criou o Governo-geral.
IV. A capitania escolhida para sediar o governo foi a do Rio de Janeiro, transformada em capitania real.
Estão corretas:
a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas I e IV. e) I, II, III e IV.
Questão 7
Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: 01+02+08= 11 – Habilidade do ENEM: H1; H2
Os primeiros jesuítas desembarcaram no Brasil em 1549 com a missão de transformar os índios em cristãos, como mostra a obra de Henrique Bernadelli. Nela é possível perceber jesuítas tentando chamar a atenção dos nativos para a doutrina cristã. Sobre a atuação da ordem religiosa Companhia de Jesus no Brasil é correto afirmar que (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):
01) 	Os jesuítas vieram para o Brasil liderados pelo padre Manoel da Nóbrega e com a permissão da Coroa portuguesa, que tinha interesse na “pacificação” dos índios.
02) 	Para tentar cumprir a missão de doutrinar os nativos, os jesuítas tiveram de adaptar o catolicismo às tradições indígenas, começando por aprender a língua.Para isso, chegaram a elaborar uma gramática da língua tupi para facilitar a evangelização.
08) 	Outra iniciativa dos jesuítas foi a formação do que chamaram de aldeamento. Ou seja, em vez dos padres irem às aldeias indígenas, eles procuraram trazer os nativos para esses aldeamentos e missões dirigidos pela Companhia de Jesus.
16) 	Aos poucos, os indígenas foram se adaptando aos ensinamentos dos jesuítas, que aproveitaram a pacificação dos nativos para transformá-los em cativos. Escravizados, os indígenas passaram a servir os colonos portugueses.
32) 	Os jesuítas não conseguiram cumprir a missão de evangelizar os nativos. Revoltados com a escravidão, os aldeamentos foram aos poucos sendo dominados pelos próprios índios, o que provocou a expulsão dos jesuítas do Brasil no século XVII.
Questão 8
Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H2; H11
Domingos Jorge Velho, retratado na pintura de Benedito Calixto, ficou famoso pela truculência com que combatia os chamados “negros da terra” e passou em torno de 25 anos embrenhado pelos sertões do Nordeste. Entre outros feitos está a destruição dos quilombos de Palmares, em 1695. Domingos Jorge Velho fez parte do grupo de pessoas que realizaram expedições em busca de riquezas no interior e ficaram conhecidos por:
a)	quilombolas 
b) bandeirantes 
c) sertanistas 
d) colonos 
Questão 9
Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H2
Os holandeses ocuparam parte do Nordeste brasileiro no século XVII. Por meio da Companhia das Índias Ocidentais, fundada em 1621, os holandeses pretendiam atuar no Atlântico e conquistar o Brasil. Foi a Companhia das Índias Ocidentais quem enviou ao Brasil o conde Maurício de Nassau. Analise as proposições, e assinale a alternativa correta:
I. A partir de 1624, os holandeses empreenderam diversas ações violentas para para conquistar territórios brasileiros. Em 1635, eles já haviam conquistado grande parte do litoral nordestino.
II. Com a conquista consolidada, os holandeses trataram de converter a população local à religião protestante, expulsando padres e jesuítas. Além disso, tomaram conta dos engenhos endividados, dominando a economia local.
III. Com a chegada do conde Maurício de Nassau a Recife, teve início uma nova fase da dominação holandesa. Nassau promoveu a reativação econômica, estimulou a vida cultural, promoveu reforma urbanística na cidade e a tolerância religiosa.
IV. Os holandeses foram expulsos do Brasil após os senhores de engenho e colonos se revoltarem contra a administração holandesa no Nordeste.
Estão corretas:
a) Apenas II. b) Apenas I e II . c) Apenas I, II e III. d) Apenas I , III e IV. e) I, II, III e IV.
Questão 10
Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H2 
Durante o domínio holandês em Pernambuco, comunidades de escravos que fugiam da escravidão começaram a se formar. Os portugueses deram o nome de quilombos, palavra que no idioma banto significa acampamento ou fortaleza. Entre os quilombos que surgiram nesse período, um grande núcleo deles ficou mais conhecido: Palmares. 
a) Em que região do Brasil Palmares se formou? E como sobreviviam os quilombolas?
	Palmares se formou na serra da Barriga, no estado de Alagoas, que na época pertencia a 
	Pernambuco. Estima-se que em Palmares chegaram a viver 20 mil quilombolas que viviam da 
	caça, coleta e agricultura de milho e feijão. O excedente agrícola era vendido nas vilas 
	próximas. Os quilombolas atacavam os engenhos e roubavam escravos, especialmente 
	mulheres.
b) Cite os dois principais líderes de Palmares.
	Ganga Zumba e Zumbi.
Questão 11
Nível de dificuldade: Fácil – Habilidade do ENEM: H1; H2 
Com a intensificação do comércio no Atlântico, a África tornou-se não só parte da economia mundial como também da rota migratória de pessoas, tanto de europeus em direção às terras africanas, como de africanos embarcados à força e transformados em escravos na América. Os portugueses, interessados no ouro e em escravos, mas também no comércio do marfim e da pimenta, entre outros produtos, criaram feitorias no litoral Atlântico da África.
Explique quais eram as principais funções das feitorias europeias, em especial 
portuguesas e holandesas.
	Construídas ao longo da costa africana, as feitorias tinham como principais funções realizar 
	o comércio com chefes locais, concentrar as mercadorias e diminuir o tempo de estadia dos 
	navios. Ao redor delas, tanto europeus quanto africanos construíram casas e criaram 
	mercados, estimulando o comércio. Foi pelo sistema de feitorias que os escravos eram 
	embarcados os escravos com destino às Américas.
Questão 12
Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H2; H5
A operação começava com o apresamento em guerra ou emboscada dos futuros escravos pelos traficantes, seguida de uma extensa viagem pelo interior africano. Os cativos eram obrigados a percorrer longas distância até alcançarem os portos de embarque, e muitos não resistiam ao esforço físico ou a doenças que apanhavam durante o deslocamento. Realizavam a operação os reinos africanos aliados dos portugueses [...]. 
SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. 
São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 82
A partir do século XV alguns reinos tornaram-se as principais exportadoras de escravos para as Américas, em especial para as terras portuguesas no Novo Mundo. Assinale a alternativa correta:
a)	Golfo do Benin, Reino de Gana e Reino de Mali.
b)	Angola, Reino do Congo e Reino de Mali.
c)	Reino do Congo, Angola e Golfo do Benin.
d)	Reino do Congo, Reino de Gana e Reino de Mali.
História | volume 1 | 4º bimestre | Editora Saraiva1
História | volume 1 | 4º bimestre | Editora Saraiva7

Continue navegando