Buscar

Literatura Infanto juvenil Unar

Prévia do material em texto

Literatura Infanto-Juvenil UNAR
A leitura é considerada uma prática social, que significa ser capaz de compreender uma quantidade imensa de gêneros textuais e seus respectivos contextos. É uma atividade de compreensão das diversas mensagens disponíveis no ambiente em que o indivíduo encontra-se exposto. E por meio da leitura é que:
Escolha uma opção:
a. Aprendemos a decodificação de letras e sílabas, e ampliamos a nossa visão de mundo e o nosso horizonte. 
b. Temos acesso aos conhecimentos construídos pela humanidade ao longo dos tempos, ampliamos nossa comunicação, visão de mundo, desenvolvemos nossa compreensão e o nosso senso crítico. 
Muito bem!
c. Aprendemos a compreender somente a leitura de cartas, notícias de jornais, reportagens e a ampliação de nossos horizontes profissionais, culturais e pessoais. 
d. Desenvolvemos nossa compreensão das palavras escritas e temos acesso aos conhecimentos construídos pela humanidade ao longo dos tempos. 
e. Ampliamos nosso conhecimento sobre a escrita e sobre os acontecimentos construídos ao decorrer do tempo pela humanidade. 
A literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, pois é capaz de transmitir os conhecimentos e a cultura de um povo por gerações. O caráter variado dos tipos de textos existentes deve-se às diferentes finalidades e ao público a que cada um deles se destina. Podemos encontrar textos literários e não literários, na qual, suas características são:
Escolha uma opção:
a. Textos Literários são textos que informam algo de maneira objetiva. E Textos Não Literários criam histórias a partir de dados da realidade, predominando funções emotiva e poética. 
b. Textos Literários são textos que criam uma história ficcional a partir de dados da realidade. E Textos Não Literários escritos para entreter, emocionar e sensibilizar o leitor. 
c. Textos Literários são organizados em gêneros literários e possui a função utilitária (informar, convencer, explicar). E Textos Não Literários expressam a realidade interior e possui a função estética. 
d. Textos Literários são textos que utilizam a palavra em estado de “dicionário”. E Textos Não Literários utilizam a linguagem denotativa que demonstra a significação objetiva da palavra. 
e. Textos Literários são criados a partir de dados da realidade, onde predominam as funções emotiva e poética. E Textos Não Literários utilizam a linguagem denotativa, informam algo de maneira objetiva. 
Muito bem!
A Literatura Infanto-juvenil começou no século XIX a ser valorizada na escola. Ela é considerada como um dos maiores instrumentos de conscientização sobre os problemas do mundo moderno para o seu público-alvo e possui um universo de trabalho extenso. Esse tipo de Literatura é fundamental na formação do leitor, pois proporciona:
Escolha uma opção:
a. Conhecer diferentes lugares, costumes, além de aprender a leitura somente de textos literários. 
b. Formação de conceitos éticos e morais voltados somente às histórias que abordam fatos da sua realidade. 
c. Descoberta de sentimentos e emoções pelos leitores, além de aprenderem somente a escrever. 
d. Interação com pessoas, situações, objetos, sentimentos, além de descobrir outros lugares, costumes, ética, hábitos e valores. 
Muito bem!
e. Desenvolvimento da imaginação e da criativa, estimulando a realização de atividades artísticas. 
A Linguagem Infanto-Juvenil contemporânea passou a ter uma linguagem inovadora, que reflete seu tempo. A primeira leitura que o leitor infanto-juvenil estabelece é através da imagem visual, ou seja, do aspecto gráfico, que o convidará ou não a mergulhar na história. As ilustrações possuem diferentes funções no texto, que são:
Escolha uma opção:
a. Representativa, descritiva, narrativa, simbólica, expressiva, lúdica, conotativa, metalinguística, fática e pontual. 
Muito bem!
b. Código verbal, código não verbal, simbólica, lúdica, narrativa, conotativa, expressiva e fática. 
c. Comunicativa, descritiva, narrativa, metalinguística, linguística, expressiva e fática. 
d. Expressiva, lúdica, simbólica, conotativa, denotativa, metalinguística, linguística, ilustrativa e fática 
e. Denotativa, conotativa, ilustrativa, representativa, simbólica, lúdica, fática e pontual.
De acordo com nossos estudos, as Personagens são os atores da história e dos acontecimentos. Elas podem ser classificadas em planas e esféricas, nas quais suas características são:
Escolha uma opção:
a. Personagens Planas apresentam profundidade psicológica e surpreendem o leitor. Personagens Esféricas apresentam o mesmo comportamento do início da história sem alteração. 
b. Personagens Planas apresentam profundidade psicológica e surpreende o leitor. Personagens Esféricas não surpreendem o leitor e não apresentam profundidade psicológica. 
c. Personagens Planas apresentam o mesmo comportamento do início da história sem alteração. Personagens Esféricas não apresentam profundidade e não surpreendem o leitor. 
d. Personagens Planas não apresentam profundidade psicológica e não surpreendem o leitor. Personagens Esféricas apresentam profundidade, complexidade psicológica e surpreende o leitor. 
Muito bem!
e. Personagens Planas apresentam comportamentos diferentes na história ao decorrer dos fatos. Personagens Esféricas não surpreendem o leitor e não apresentam profundidade. 
De acordo com nossos estudos, várias características podem ser trabalhadas dentro de um texto narrativo, desde as características dos personagens, narradores, enredo, até a temática dos valores morais e éticos, conforme pudemos acompanhar no texto “O Sapo e a Flor”. No trabalho com textos em sala de aula é importante dar enfoque em duas direções que são:
Escolha uma opção:
a. O tempo cronológico e o espaço onde aconteceu a história. 
b. O texto para a vida do aluno e da vida do aluno para o texto. 
Muito bem!
c. O espaço da história e o texto para a vida do aluno. 
d. Os diferentes personagens e o tempo psicológico. 
e. O tipo de narrador e o tipo de texto para o aluno. 
O gênero narrativo consiste em narrar, como o nome já diz, um fato ou uma história de ficção. Ela  conta um enredo, em que se tem uma situação inicial, a modificação da situação inicial,  um conflito, o clímax (o ponto de tensão na narrativa) e o chamado epílogo, que é a solução narrada no ponto máximo da história. Os elementos que compõem o tal gênero são:
Escolha uma opção:
a. O romance, a fábula e o conto de fadas. 
b. A fábula, o conto de fadas, e os personagens. 
c. O narrador, o enredo e características da história. 
d. O narrador, o tempo, o lugar, o enredo ou situação e as personagens. 
Muito bem!
e. O enredo, o local, a estrutura da história, e quem participam do enredo. 
Poema Tirado de Uma Notícia de Jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
(Manuel Bandeira)
Eis outro exemplo de Monteiro Lobato:
"De fato, o Visconde está preparando alguma. Deu de ficar tão distraído que até começou a atrapalhar o trânsito(...). Que será que tanto preocupava o Senhor Visconde?
(Emília no País da Gramática, Monteiro Lobato).
As narrativas acima possuem características de que lhe permitam chegar à conclusão do posicionamento do narrador sendo assim pode-se dizer que os narradores são:
Escolha uma opção:
a. Onisciente e Onipresente participam e narram todos os momentos da narrativa sendo indispensáveis no contexto da história. 
b. Onipresente que conhece a totalidade do enredo sendo assim o narrador muito é importante. 
c. Onisciente e Onipresente sabem de tudo sobre as personagens, conhece o que se passa no seu íntimo, todas as suas emoções e pensamentos. 
Muito bem!
d. Onisciente que não conhece a totalidade do enredo, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas consequências. 
e. Onipresente que está presente em todos os momentos do enredo da história sendo muito importante para o seu contexto. 
De acordocom nossos estudos, a obra Literária de Monteiro Lobato, “Sítio do Picapau Amarelo”, possui grandes personagens que marcaram sua história, nas quais, podemos destacar:
Escolha uma opção:
a. Tia Nastácia, Tio Barnabé, Magali, Emília, Visconde de Sabugosa, Mônica, Cebolinha e Narizinho. 
b. Dona Benta, Chaves, Pedrinho, Narizinho, Chiquinha, Seu Madruga, Tia Nastácia e Visconde de Sabugosa. 
c. Emília, Visconde de Sabugosa, Cinderela, Pedrinho, Rapunzel, Narizinho, Dona Benta e Tia Nastácia. 
d. Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Visconde de Sabugosa e Emília. 
Muito bem!
e. Narizinho, Luizinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Margarida, Tio Barnabé e Emília. 
Métrica (metro ou medida) é a técnica de compor versos a partir de um determinado número de sílabas poéticas. A contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão e, em Língua Portuguesa, é feita da seguinte maneira:
1º) contam-se as sílabas até a última sílaba tônica de cada  verso:
2º) numeram-se as sílabas de cada verso;
3º) consideram-se as elisões e as crases;
4º) para manter a simetria, ditongos podem ser transformados em hiatos e vice-versa; bem como pode-se evitar a elisão e a crase.
 
Contudo à métrica dos versos classifica-se em:
Escolha uma opção:
a. Hendecassílabos, dodecassílabos ou alexandrinos, versos bárbaros, onomatopeias, tritongo, ditongo, hiato, octossílabos, eneassílabos o poema que apresenta simetria é constituído deversos livres e nada mais. 
b. Monossílabos, dissílabos, trissílabos, tetrassílabos, pentassílabos ou redondilha menor, hexassílabos, heptassílabos ou redondilha maior, octossílabos, eneassílabos, decassílabos, hendecassílabos, dodecassílabos ou alexandrinos, versos bárbaros (acima de doze). 
Muito bem!
c. Versos bárbaros. Monossílabas, dissílabas e trissílabas. 
d. Heptassílabos, octossílabos, eneassílabos, decassílabos, hendecassílabos, dodecassílabos ou alexandrinos, versos bárbaros versos bárbaros. Monossílabas, dissílabas e trissílabas e nada mais. 
e. O poema que apresenta simetria é constituído de versos livres. 
A métrica, ritmo e rimas, contribuem para a musicalidade do texto e repetições de vocábulos, e esses vocábulos são classificados em:
Escolha uma opção:
a. Refrão, fonética expressiva e linguagens sonoras. 
b. Anáfora, refrão e linguagens sonoras. 
c. Anáfora, refrão e paralelismo. 
Muito bem!
d. Linguagens sonoras, anáfora, refrão e paralelismo. 
e. Fonética expressiva e linguagens sonoras. 
Os exercícios mencionados nesta unidade trabalham com o gênero textual poema, na qual, algumas características deste gênero deverão ser utilizadas como a métrica e a escansão. Sendo assim podemos dizer que métrica e escansão são:
Escolha uma opção:
a. Métrica é a técnica de compor versos a partir de um determinado número de sílabas poéticas. Já a escansão é a contagem das sílabas poéticas. 
Muito bem!
b. Métrica é a contagem das sílabas poéticas. E a escansão é a técnica de compor versos através de sílabas poéticas. 
c. Métrica ou medida é a realização da contagem das sílabas. E a escansão é a classificação dos versos em monossílabos, dissílabos ou trissílabos. 
d. Métrica ou metro é a técnica de compor versos. Já a escansão é um determinado número de sílabas poéticas. 
e. Métrica é a classificação dos versos em monossílabos, dissílabos ou trissílabos. E a escansão é a composição dos versos a partir de um determinado número de sílabas poéticas. 
Drama vem do grego e significa “Ação”. Isso se deve à principal característica do gênero dramático: transmitir um enredo, sem presença de narrador, apenas pelo discurso direto, o que imprime ação ao enredo. O exercício teatral é muito importante, na qual, contribui para o aluno:
Escolha uma opção:
a. Desinibir e tornar a criança sociável; estimular o senso criativo e artístico; desenvolver a memória; promover a interdisciplinaridade e apreensão dos temas transversais; aperfeiçoar a leitura e a pronúncia. 
b. Promover a interdisciplinaridade e apreensão dos temas transversais; aperfeiçoar a gramática e a ortografia; desenvolver a memória; tornar a criança desinibida e sociável; estimular o senso crítico, analítico e artístico. 
c. Desenvolver a memória; estimular o senso crítico, analítico e artístico; aperfeiçoar a leitura e a escrita; tornar a criança sociável e extrovertida; promover a interdisciplinaridade e os temas transversais. 
d. Estimular o senso crítico, analítico e artístico; desenvolver o raciocínio lógico matemático; aperfeiçoar a leitura e corrigir a pronúncia; tornar a criança sociável e desinibida; apreender os temas transversais e promover a interdisciplinaridade. 
e. Aperfeiçoar a leitura e corrigir a pronúncia; desenvolver a memória; estimular o senso crítico, analítico e artístico; desinibir e tornar a criança sociável; promover a interdisciplinaridade e apreensão dos temas transversais. 
Muito bem!
A Literatura de Cordel é uma espécie de poesia popular, impressa e divulgada em folhetos. Ganhou nome de “Cordel”, pois em Portugal, as produções eram expostas amarradas em cordões nos mercados populares e até mesmo nas ruas. Algumas vezes, os poemas são acompanhados de violas e recitados. Dos recursos de linguagens empregados podemos destacar:
Escolha uma opção:
a. A linguagem coloquial, o exagero e a ironia. 
b. A crítica social, o exagero, a ironia e a linguagem formal. 
c. A linguagem formal e regionalizada pelos poetas, o sarcasmo e a ironia. 
d. O sarcasmo, a ironia e o exagero com vistas à produção de crítica social. 
e. O exagero, a ironia e o sarcasmo com vistas à produção de crítica social. 
Muito bem!
Nas histórias em quadrinhos os recursos icônicos estão presentes e requerem habilidades específicas porque são produzidos com auxilio da linguagem verbal e da não-verbal. Nos quadrinhos, nas tirinhas, podemos encontrar como recursos icônicos:
Escolha uma opção:
a. Expressões corporais, linguagem verbal, expressões faciais, gestos e tom de voz. 
b. Gestos, expressões faciais, expressões corporais, tom de voz e ritmo. 
Muito bem!
c. Construção simbólica da realidade e somente linguagens verbais. 
d. Formas linguísticas, gestos, não construção simbólica da realidade, expressões faciais e expressões corporais. 
e. Ritmo, tom de voz, gestos, formas linguísticas e expressões faciais. 
Os quadrinhos possuem um sistema narrativo composto em dois códigos: a linguagem verbal e a linguagem visual. Um aspecto que merece ser explorado nas histórias em quadrinhos e nas tiras são os balões, pois permite que os leitores leiam as palavras dos personagens e criam a sensação de que os leitores podem ouvi-las. Há vários tipos de balões, como: o balão com tracejado, o balão em formato de nuvem e o balão com vários rabichos, na qual, as características de cada um são:
Escolha uma opção:
a. Balão com Tracejado: personagem está pensando; Balão em formato de Nuvem: personagem falando em voz alta; Balão com vários Rabichos: mais de um personagem falando. 
b. Balão com Tracejado: vários personagens falando; Balão em formato de Nuvem: personagem está falando em voz muito baixa; Balão com vários Rabichos: personagem está pensando. 
c. Balão com Tracejado: personagem falando em voz muito baixa; Balão em formato de Nuvem: personagem está pensando; Balão com vários Rabichos: personagem falando em voz alta. 
d. Balão com Tracejado: personagem falando em voz muito baixa; Balão em formato de Nuvem: personagem está pensando; Balão com vários Rabichos: mais de um personagem falando. 
Muito bem!
e. Balão com Tracejado: personagem falando em voz alta; Balão em formato de Nuvem: vários personagens falando; Balão com vários Rabichos: personagem está pensando. 
As histórias em quadrinhos e as tiras são um excelente recurso para o trabalho com a língua portuguesa, especialmente, no que diz respeito ao registro de fala dos personagens. A letra que aparece no texto verbal pode expressar diferentes sentidos, como as palavras escritas em negrito que podem expressar:
Escolha uma opção:
a. Que a frase dita pelo personagem foi em voz alta ou que as palavras em negrito sãopara chamar a atenção do leitor. 
Muito bem!
b. Que a frase dita pelo personagem foi em voz muito alta, gritando, além dessas palavras chamarem a atenção de quem estiver lendo. 
c. Que as palavras foram ditas em som menor pelo personagem, além das palavras em negrito chamarem atenção do leitor. 
d. Que as palavras são para chamar a atenção do leitor ou que a frase foi dita pelo personagem em voz baixa. 
e. Que o personagem está gritando ou que as palavras em negrito são para chamar a atenção do leitor. 
O ato de contar histórias é uma arte, e quem o faz é um artista. Porém, na escola esse papel cabe ao professor, que precisa gostar de fazê-lo e ser treinado para desenvolver técnicas para a realização de um bom trabalho. Para que essa atividade se desenvolva alguns elementos são necessários como:
Escolha uma opção:
a. Um vocabulário adequado a cada faixa etária, um local aconchegante com ou sem interferência de barulho externo. 
b. Um vocabulário destinado a todas as idades, em um local sem interferência de barulho e aconchegante. 
c. Um local adequado, sem interferência de barulho, aconchegante, com iluminação adequada e com vocabulário adequado à faixa etária. 
Muito bem!
d. Uma iluminação adequada em um local sem interferência de barulho e com um vocabulário geral independente da faixa etária de cada aluno. 
e. Um local qualquer onde os alunos necessitam somente sentar e um vocabulário de acordo com cada faixa etária.

Continue navegando