Buscar

Aula 1 ALUNO - FILO ciencia

Prévia do material em texto

FILOSOFIA
3ª SÉRIE
 Introdução à Filosofia da Ciência
Professor Plinio Andrade
1
OBJETIVOS DA AULA
Compreender como surgiu o conceito de ciência na Grécia.
Identificar as principais características da ciência, caracterizar o Método Científico e as Teorias Científicas.
O Paraná é o segundo estado mais inovador do país, essa posição se deve aos investimentos em educação superior, ciência e tecnologia. Você já havia pensado na importância da ciência para o desenvolvimento humano? 
O ser humano sempre buscou conhecer os objetos ao seu redor, primeiramente porque se trata do instinto de sobrevivência, depois para dominar os fenômenos naturais e colocá-los a favor de sua vida. 
Origens entre Ciência e Filosofia
Os gregos, em contato com a filosofia egípcia, são responsáveis por difundir e aprofundar as perspectivas do saber, incluindo mesmo a dimensão do saber pelo saber, isto é, do conhecimento com valor em si mesmo.
Na Grécia Antiga, o conhecimento buscado por si só recebe o nome de Filosofia (Amor à sabedoria) e aqueles que o praticam, são chamados de filósofos – amantes do saber ou da sabedoria.
Neste momento a busca pelo saber certo e seguro (episteme), ou seja, quando tenho certeza de que o que conheço está bem fundamento, como meta da filosofia é ciência. Portanto, ciência e filosofia estão unidas, tratam-se da mesma coisa. 
Aristóteles (384-322 a.C.) distingue 3 tipos de conhecimento e determina a hierarquia entre eles. 
Conhecimento sensorial direto (senso comum)
Conhecimento técnico
Conhecimento teórico
 Origens entre ciência e filosofia
O papel da Filosofia da Ciência é investigar os fins e as prioridades a que a ciência se propõe; analisar as condições em que as pesquisas se realizam e as consequências do uso das técnica.
Neste momento a Filosofia Natural é a parte do conhecimento que, em distinção à Filosofia Moral cujo o campo tratava de outros saberes, mobiliza todo o debate que viria mais tarde ser denominado como Ciência. Mais especificamente a Ciência será popularmente remetida apenas ao domínio das ciências da natureza.
 O saber científico
Conceito de Ciência
Características 
Utilidade da ciência 
Constituição do saber científico
Campo da atividade humana que se dedica ao conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos naturais. 
Ciência
Generalizante: explicações sistemáticas obtidas pela experiência controlável e que permite conclusões gerais.
Características
Ex: a luz na coloração dos objetos, a composição da água.
Unificador: reúne diversos fenômenos, aparentemente distantes, sob explicitação de uma mesma teoria.
Características
Ex: gravitação universal, condensação dos corpos orvalho e refrigerante “suando”.
Características
Objetivo: independe das preferências, trata-se da determinação em juízos de fato sem deixar “brechas” para confronto de opiniões. Não deixa dúvidas.
Rigoroso: utilização da linguagem matemática (matematização) para exposição dos seus resultados. Mensuração dos dados, estes que devem ser sempre quantificáveis.
Características
Para que serve a ciência?
Segundo uma determinação do período moderno (séc. XV ao XVIII) a ciência teria por finalidade o domínio da natureza, fornecendo assim melhores condições para o desenvolvimento da espécie humana.
Condições para o conhecimento científico: 
existem elementos fundamentais para o saber da ciência:
Método
Experiência
Teoria ou Lei científica
Validação dos pares
Método científico: série de procedimentos que orienta como deve ser obtido o conhecimento sobre determinado fenômeno.
Estrutura lógica do método científico – etapas a serem cumpridas para resolução do problema (aquilo que se quer saber ou descobrir).
Enunciado do problema – observação dos fatos (aquilo que acontece, porém ainda não foi explicado ou causa inquietação por ser suficientemente explicado), elenca os instrumentos necessários possíveis para resolver o problema.
Formulação de hipótese – busca resolver o problema com possíveis respostas ao seu problema, levantamento dos dados que corroborem com sua hipótese. 
Método científico experimental: 
Testes experimentais da hipótese - A validez ou não das hipóteses por meio de experimentos controlados, investiga os resultados que atestem ou reprovem a proposta de resolução do problema.
Conclusão: a confirmação, ou a reformulação da hipótese, ou ainda o abandono completo da hipótese como proposta de solução.
Tratam-se de enunciados ou sentenças generalizantes que buscam descrever os fenômenos demonstrando suas regularidades e relações constantes. A explicação e a previsão são as principais funções das teorias científicas, portanto o explicar e o prever são inerentes aos enunciados científicos.
Leis ou teorias científicas: 
As leis permitem resumir uma significativa quantia de fenômenos observados, possibilitando uma visão global sobre o fato.
Também permitem uma previsão dos fenômenos futuros que detenham as mesmas condições regulares dos já observados.
RESUMINDO
Campo da atividade humana que se dedica ao conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos naturais. 
As Teorias científicas são transitórias.
A ciência é um ininterrupto processo de investigação dos fenômenos no mundo.
24

Continue navegando