Buscar

Atividadade contextualizada - Etica Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – ETICA PROFISSIONAL
José Antônio pinheiro Júnior
Engenharia Civil
A vida em sociedade, que preza e respeita o bem-estar do outro, requer alguns comportamentos que estão associados à conduta ética de cada indivíduo. A ética profissional é um dos critérios mais valorizados no mercado de trabalho. Ter uma boa conduta no ambiente de trabalho pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso.  A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive. No meio corporativo, a ética profissional traz maior produtividade e integração dos colaboradores e, para o profissional, ela agrega credibilidade, confiança e respeito ao trabalho. Condutas éticas geram reflexos positivos, tanto para a organização quanto para seus empregados, na medida em que aumentam a produtividade, estimulam a harmonia no ambiente de trabalho e ajudam no desenvolvimento profissional dos que o compõem.
Estimular a ética no ambiente de trabalho deve ser um objetivo visado por todos que fazem parte do meio corporativo. Encorajar o relacionamento saudável, por meio do incentivo de práticas marcadas pelo respeito mútuo e honestidade, contribuirá para a construção de uma boa imagem para a empresa. Os colaboradores que embasam suas ações e comportamentos visando ao respeito e à cooperação também se beneficiam por um ambiente de trabalho ético. Criar e cultivar laços com outros funcionários e líderes, desenvolver uma reputação positiva e promover um ambiente de trabalho harmonioso certamente gerarão reflexos benéficos para a carreira de quem adota um rígido código de conduta profissional. O mercado de trabalho e os ambientes profissionais estão cada dia mais competitivos. No entanto, isso não significa que no lugar de uma competição saudável entre funcionários, baseada na valorização do aprendizado, deva se estabelecer o desvio de conduta ou a falta de caráter. Espaço para bons e bem preparados profissionais existe, com reconhecimento do esforço e do trabalho em equipe pautado pela ética. 
Afinal, sobressair-se por sua habilidade é muito mais interessante do que tomar comportamentos antiéticos para tal, como menosprezar o trabalho de colegas de trabalho, roubar ideias ou mentir. A falta de ética pode prejudicar o clima organizacional e a harmonia entre os colaboradores, além de reduzir a produtividade e a eficiência. Ou seja, tanto a organização quanto seus funcionários individualmente saem perdendo.
Por fim, a melhor forma de combater o comportamento antiético nas organizações é adotando-se o respeito mútuo, a boa índole e a firmeza de caráter. Para tanto, a própria empresa deve cultivar e buscar esses valores na criação e difusão de uma cultura de compliance. Tenha em mente que as habilidades técnicas e todo o esforço de aprendizagem que você teve até então não serão suficientes se a empresa em que trabalha entender que não pode depositar em você confiança e grandes responsabilidades.
REFERÊNCIAS
https://www.sbcoaching.com.br/blog/etica-profissional-importancia/
https://www.blbbrasil.com.br/blog/conduta-etica-no-ambiente-de-trabalho/
https://lec.com.br/blog/comportamento-antietico-saiba-como-identificar-e-o-que-fazer/

Outros materiais