Buscar

Projeto PIM I

Prévia do material em texto

2
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
CATERPILLAR BRASIL LTDA
ALEX DE JESUS GONÇALVES
PIRACICABA - SP
Abril/2021
ALEX DE JESUS GONÇALVES
CATERPILLAR BRASIL LTDA
Trabalho integrado multidisciplinar (PIM I) graduação apresentado ao curso de gestão ambiental da universidade paulista UNIP Piracicaba.
Orientador: Prof.ª Dra. Solimar Garcia
PIRACICABA - SP
Abril/2021
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo discutir os assuntos apresentados sobre fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática.
Iremos analisar a importância os objetivos e a importância da administração nas organizações o perfil do administrador e o seu papel.
Vamos analisar e verificar qual o tipo de comunicão a empresa utiliza quais os canais de comunicação interna e externa ela pratica.
Entender qual a importância da área de TI da empresa em questão e entender como é realizado o suporte para as redes de computadores, com processamento de dados, engenharia de software, informática, hardwares e softwares suas eficiências e eficácias e as tendências da área de TI (tecnologia da informação).
 
Palavras-chave: Organizações, Tecnologia da informação e Comunicação
 
	
ABSTRACT
This paper aims to discuss the subjects presented on fundamentals of administration, business communication and computer techniques.
We will analyze the importance of the objectives and the importance of management in organizations, the profile of the administrator and his role.
We will analyze and verify what type of communication the company uses which internal and external communication channels it practices.
Understand the importance of the IT area of ​​the company in question and understand how support is provided for computer networks, with data processing, software engineering, IT, hardware and software, their efficiencies and efficacies and trends in the IT area (information Technology).
Keywords: Organizations, Information Technology and Communication
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Habilidades do administrador 
Figura 2- Dez papeis do administrador 
Figura 3- Intranet da empresa comunicão interna
Figura 4- Imagem do processo de comunicação
Figura 5- Auto atendimento de TI
	
SUMÁRIO
1	FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO	8
1.1	O que é administração	8
1.2	Objetivos da administração	8
1.3	Perfil do administrador	8
1.4	Papel do administrador	10
2	COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL	11
2.1	Comunicação interna	11
2.2	Comunicação externa	12
2.3	Comunicação & sustentabilidade	13
3	TÉCNICAS DE INFORMÁTICA	13
3.1	Conceito de TI	14
3.2	Eficiência e Eficácia de Sistemas de Informação	15
3.3	Tendências em TI	16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	18
	INTRODUÇÃO
Os fundamentos da administração estão de acordo com as legislações aplicáveis hoje nas indústrias. O caminho mais evidente para a sobrevivência de uma empresa no mercado é o planejamento estratégico de sua administração e melhoria constante e atualizações do mercado de forma sistêmica e sólida. É necessário planejar, analisar e organizar corretamente cada passo dado, para que a empresa possa atingir a excelência e competir no mercado.
Segundo Stoner (1999) propõe uma classificação de acordo com o nível que ocupa na organização: gestores de primeira linha, gestores médios e altos gestores, bem como pelas responsabilidades por atividades organizacionais que lhes são atribuídas: administradores funcionais e gerais 
 É necessário investir em comunicação interna para que as informações necessárias cheguem a cada nível corporativo de forma transparente e rápida.
Segundo Tomasi e Medeiros (2014) ilustram o histórico do modelo mecanicista, que foi desenvolvido por Shannon e Weaver em 1949. Ao adaptarmos o modelo para a comunicação humana, depreendemos que para transmitir as mensagens um emissor precisa de um código, que nada mais é do que um conjunto organizado de signos. Então, deve-se transformar o que se pretende comunicar em um código, isto é, codificar 12 Unidade I a mensagem. Por exemplo, em uma mensagem escrita, deve-se escrever o texto em um suporte qualquer, um papel, uma tela de computador, com a linguagem escolhida; em nosso caso, o código é a língua portuguesa.
A tecnologia da informática conhecida como TI também se faz necessária para que as empresas consigam exercer sua atividade de forma segura com o uso de ferramentas que são suportadas por esses profissionais de TI, dando toda segurança e viabilidade tanto dentro como fora da empresa.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
O que é administração
Administração é o processo de planejamento, de organização, de direção e de controle dos recursos organizacionais de maneira eficiente e eficaz, a fim de alcançar os objetivos traçados pela organização. Ou seja, o grande foco desse processo é uma gestão estratégica em busca do desenvolvimento da organização, como também das pessoas que fazem parte desse processo. 
A palavra Administração vem do latim - ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) - e significava, em sua origem, aquele que realiza uma função sob o comando de outro, isto é, aquele que presta um serviço a outro.
Objetivos da administração
O objetivo principal da administração e planejar, organizar e controlar os recursos com a finalidade de alcançar os resultados estabelecidos para a empresa.
 Peter Drucker afirma que não existem países desenvolvidos e sub desenvolvidos, mas países que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis e potenciais e países que ainda não o sabem. Em outros termos, existem países administrados e países sub administrados. O mesmo ocorre com organizações. Existem organizações excelentes e existem organizações precariamente administradas. Tudo é uma questão de talento administrativo.
Perfil do administrador
Para um bom desempenho como gestor, o administrador deve desenvolver habilidades necessárias para o trato organizacional e negocial. De forma geral, as características básicas de um bom administrador são: 
• Liderança: habilidade para influenciar outros na realização de tarefas
 • Auto objetividade: habilidade de se avaliar de modo realista.
 • Pensamento analítico: habilidade para interpretar e explicar padrões nas informações. 
• Comportamento flexível: habilidade para modificar o comportamento pessoal para atingir um objetivo. 
• Comunicação oral: habilidade para se expressar claramente em apresentações orais. 
 • Comunicação escrita: habilidade para expressar com clareza as próprias ideias ao escrever. 
 • Impacto pessoal: habilidade para passar uma boa impressão e infundir confiança. 
• Resistência ao estresse: habilidade para bom desempenho sob condições de forte pressão psicológica. 
Segundo Katz (1986), as três categorias de habilidades imprescindíveis para o bom desempenho do administrador são as técnicas, as humanas e as conceituais.
Figura 1- Habilidades do administrador
Fonte: Livro texto comunicação empresarial
Papel do administrador
Segundo o professor João Ubaldo Ribeiro (2006, P.167) argumenta que a “tarefa do administrador em última análise, consiste na utilização racional dos recursos disponíveis, numa dada situação, para a consecução de determinados objetivos”. Pois:
Segundo (Ribeiro,2006, p.172) o administrador se coloca, assim, numa definição ainda preliminar, não como um técnico, mas como uma categoria especial de cientista: o humanista, praticante da ciência social, intérprete da realidade e agente de mudança, dentro de campos de atividades especificas.
Figura 2- Dez papeis do administrador 
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "participar algo, tornar comum". Desde o princípio dos tempos, a comunicação sempre foi de grande importância, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. Por definição, a comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor através de determinado canal. É preciso atentar que comunicar-secom assertividade induz à confiabilidade. Por isso, uma empresa deve planejar bem a sua comunicação para conseguir uma boa aceitação no mercado!
Dentro do contexto empresarial, podemos dividir didaticamente a comunicação empresarial em Comunicação Interna e Comunicação Externa.
Segundo (CHIAVENATO,2000, P.142), comunicação é um processo fundamental entre indivíduos e organizações, uma troca de informações, tornando as mensagens mais claras.
Segundo (SERRA,2007, P.77) no processo da comunicação, as pessoas podem comunicar-se em muitos níveis, por muitas razões, com muitos indivíduos, de muitas formas.
Comunicação interna
A comunicação interna trata da transmissão de mensagens dentro da própria organização, e é sempre entre seus colaboradores. Para a empresa analisada foi identificada várias formas de comunicação interna, entre elas, a intranet, painéis de comunicação, televisores interno, reuniões de 5 minutos antes das atividades, fórum de segurança empresa também possui a comunicação de sinais para exercer o entendimento com os funcionários surdos, e a carta do presidente onde ele comunica a todos os níveis qual serão os próximos passos que a empresa seguira e quais as expectativas para os próximos meses.
Figura 3- Intranet da empresa comunicão interna
Fonte: Site https://catbrasil.cat.com/pt_BR.html
Comunicação externa 
A comunicação externa e de extrema importância para a empresa onde ela coloca para os fornecedores e clientes seus serviços ou produtos de forma clara e transparente.
Segundo Juarez (1995, p. 16): “A comunicação externa é aquela que abrange consumidores, clientes, fornecedores, acionistas e o público amplamente afetado por jornal, revista, rádio, televisão, agência de notícias”. Segundo Torquato (2002, p.60), que parece mais completo, a comunicação externa é a comunicação responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. Ou seja, a comunicação externa é toda comunicação que se desenvolve para fora da organização e que tem por objetivo obter ou consolidar um clima de recetividade entre o público externo, com o fim de responder às suas necessidades e conhecer as suas expectativas.
Figura 4- Imagem do processo de comunicação
Fonte: Livro texto comunicação empresarial
Comunicação & sustentabilidade
Como a questão ambiental está, de forma definitiva, inserida no rol dos interesses da sociedade, sendo, cada dia melhor entendida e mais discutida, as empresas não poderiam deixar de estar atentas a ela. Dotadas de agilidade nas respostas às pressões da sociedade, as empresas incluíram a preocupação com os impactos que geram sobre o meio ambiente em sua lista de diretrizes, cuidando para que tais impactos não venham a ser um fator de desgaste empresarial ao mesmo tempo em que vão estabelecendo mecanismos para que a sociedade tenha conhecimento desses esforços através da comunicação externa usando canais como jornais, revistas, televisão e mídia social.
TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
A tecnologia da informação começou a ser empregada na década de 1960. Nessa década, o tema tecnológico que rondava as organizações era o “processamento de dados”. Na época, a maioria das empresas direcionava os recursos para o processamento centralizado de dados em mainframes (grandes computadores) e para os sistemas de controles operacionais, tais como faturamento, estoque, folha de pagamento, finanças e contabilidade. Com a informática, as empresas integraram os seus sistemas. Na atualidade, a informática se transformou em tecnologia da informação (TI), integrando os seus emergentes e modernos recursos. A TI pode ser conceituada como “o conjunto dos recursos tecnológicos e computacionais para guarda de dados, geração e uso da informação e de conhecimento”.
A era da tecnologia, em que vivemos, é resultante do conjunto de inovações e descobertas que a ciência já produziu ou vem produzindo. As consequências das novas tecnologias são inúmeras, e seu poder multiplicador tem se voltado a quase todos os campos da esfera humana, seja no lar, na escola, na indústria, no comércio, na fábrica, na igreja, na cultura ou no lazer. Em todas essas áreas, a tecnologia tem trazido novas linguagens, novas possibilidades, novos conhecimentos, novos pensamentos, novas formas de exploração e sua intensificação aumenta com o incremento tecnológico; por outro se pode afirmar que a humanidade passa a ter condições para uma melhora da qualidade de vida, resultando, por exemplo, em uma média de vida muito maior quando comparada ao início do século XX (VELOSO, 2011, p. 32).
Conceito de TI
Tecnologia da informação ou TI consiste em um conjunto de ferramentas e recursos tecnológicos que permitem administrar ou armazenar variadas quantidades de informações. Vale ressaltar que esses sistemas inteligentes não são necessariamente software ou hardware, podendo abranger também um conhecimento estratégico ou de planejamento dentro da empresa.
Para a empresa analisada foi observado que existe uma área de TI responsavel por preservar todas as informações de forma segura, para isso, é aplicado atualizações de sistemas e treinamentos para que os funcionários estejam atentos a possiveis ataques de hackers. 
A empresa em questão tem disponível na sua página de intranet canais ou links para atendimento aos funcionários através de diversos temas ou por um ramal 2206 específico, para atendimento telefônico, conforme figura 5.
Figura 5- Auto atendimento de TI
Fonte: Site catbrasil.cat.com
 Eficiência e Eficácia de Sistemas de Informação
Segundo (LAURINDO, 1995 e MAGGIOLINI, 1981) os conceitos de eficiência e de eficácia são muito úteis para a compreensão do papel da TI nas organizações.
De maneira geral, eficiência significa fazer bem as coisas, enquanto eficácia significa fazer as coisas certas. A eficiência está associada ao uso dos recursos, enquanto a eficácia está associada com a satisfação de metas, objetivos e requisitos. Eficiência está relacionada com aspectos internos à atividade de TI e a adequada utilização dos recursos, enquanto a eficácia confronta os resultados das aplicações de TI com os resultados no negócio da empresa e os possíveis impactos na sua operação e estrutura. Ser eficaz em TI significa utilizá-la para alavancar o negócio da empresa, tornando-a mais competitiva.
Tendências em TI
Hoje grandes e pequenas empresas utilizam as redes sociais para buscar informações sobre seus funcionários ou para realizar novas contratações pontuais com habilidades especificas a internet e as redes sociais é uma ferramenta de grande valia hoje em dia.
As redes sociais são grupos de pessoas formados em uma mesma estrutura que possibilita a troca de interesses e informações. Elas surgiram por volta da década de 1990 com grande sucesso e destaque para as redes Classmates e ICQ, e hoje alcançam praticamente todos os usuários da internet através de conhecidas plataformas como Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+, Instagram etc.’
 
. 
CONCLUSÃO
O trabalho demonstra a importância das áreas de administração, comunicação interna e tecnologia da informação e como aplicá-las no dia a dia da empresa. 
Também podemos observar que a Caterpillar Brasil LTDA se preocupa com a comunicação interna utilizando seus canais para transmitir suas visões e decisões para que os funcionários acompanhem tudo em tempo real sendo o mais transparente possível.
Foi observado também que a área de TI tem um papel importante para empresa com um suporte 24 horas e ramal específico para atendimento rapido, solucionando problemas dando condições para que seus funcionários em vários níveis possam exercer suas atividades na melhor forma. Usando a tecnologia da informação como ferramenta que possibilita um atendimento mais rapido, evitando paradas longas para que a empresa siga com sua produção com toda qualidade e segurança de suas informações.
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SANTOS, Livaldo dos Fundamentos da Administração. / Livaldo dos Santos - São Paulo: Editora Sol, 2020. 156 p. 
DA SILVA, Daniela Neves; LOPES,Paulo Francisco Santos. O PAPEL DO ADMINISTRADOR: ADMINISTRAR, GESTAR OU GERIR. Revista Brasileira de Administração Política, v. 2, n. 2, p. 65, 2009.
FERREIRA, Diana Soraia Bastos. Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação. 2015. Tese de Doutorado.
GARCIA, Solimar Comunicação Empresarial. / Solimar Garcia. — São Paulo: Editora Sol. 2021. 200 p. il.
CHIAVENATTO, Idalberto. Administração nos novos tempos.2 Ed, Rio de Janeiro: Campus, 2000 p.142.
OLIVEIRA, Antônio. "Fundamentos de Administração." (2018).
ARAÚJO NETO, Antônio Palmeira DE. Técnicas de Informática / Antônio Palmeira de Araújo Neto – São Paulo: Editora Sol, 2020. 116 p.
LAURINDO, Fernando José Barbin et al. O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações. Gestão & Produção, v. 8, n. 2, p. 160-179, 2001.
SITES
https://caderno.medium.com/os-pap%C3%A9is-e-as-habilidades-do-administrador-a33f39dcec00.Acesso em 07/04/2021.
https://administradores.com.br/artigos/comunicacao-empresarial-conceitos-e-objetivos acessado em 07/04/2021.
https://www.unimonte.br/blog/comunicacao-externa-e-interna-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/.Acessado em 09/04/2021.
https://catbrasil.cat.com/pt_BR/funcionarios/comunicacao/primeira-linha.html.acessado em 09/04/2021.
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/estetica/a-evolucao-do-ti-ate-os-dias-atuais.acessado em 10/04/2021.
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/tecnologia-da-informacao-conceito/48271.Acessado em 11/04/2021.
https://catbrasil.cat.com/pt_BR/servicos1/tecnologia-da-informacao/auto-atendimento-de-ti.html.acessado em 12/04/2021.
Caterpillar: Confidential Green

Continue navegando