Buscar

saúde coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pernambuco 
Saúde Coletiva
Qual é o tipo de unidade de saúde? Explique sua resposta.
O tipo de unidade de saúde é a UBT (unidade básica tradicional).
As UBS tradicionais concentram a assistência à saúde na figura do médico com atendimento pela tríade de especialistas - clínico, ginecologista e pediatra -, além da equipe de enfermagem e odontologia; e as unidades mistas que articulam diferentes modelos na USF, integram os processos de trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF) com o modelo tradicional para a mesma população.
1) Quais são os outros equipamentos disponíveis próximos existentes? Que serviços estes equipamentos ofertam?
ACADEMIA DA CIDADE 
A Academia da Cidade constitui serviço de referência para a prática de exercício físico e orientação nutricional do Sistema Único de Saúde (SUS), recebendo encaminhamentos das Equipes de Saúde da Família para o atendimento de pacientes que necessitam de redução do peso e controle do sedentarismo.
USF 
A unidade de Saúde da Família nada mais é que uma unidade pública de saúde destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, características do nível primário de atenção.
► NASF 
O profissional do NASF atende em conjunto com o profissional de saúde em consulta compartilhada, realiza atendimentos domiciliares quando a equipe de saúde vê a necessidade, participa de discussões de casos, realiza atividades de educação permanente, ações de promoção de modos de vida saudáveis, educação em saúde, apoio as ações do Programa Saúde na Escola, participa de reuniões intersetoriais e de equipes da saúde,  participa de grupos de gestantes, fazemos parte das reuniões da equipe de saúde mental, entre outras.
A equipe NASF constrói diálogo com diferentes pontos da Atenção por meio da articulação entre a rede de cuidado, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Equipe de Saúde Mental, Educação e Esporte.
► UPA 
Unidade de Pronto Atendimento, abreviadamente UPA ou UPA 24h, é uma espécie de posto de saúde. São responsáveis por concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar.

Outros materiais

Outros materiais