Buscar

Aap1 Controle de Plantas Daninhas

Prévia do material em texto

Aap1 - Controle de Plantas Daninhas
×Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Informações Adicionais
· Período: 08/03/2021 00:00 à 12/06/2021 23:59
· Situação: Cadastrado
· 
· Protocolo: 619309023
Avaliar Material
1)
As plantas daninhas podem ser classificadas quanto ao seu ciclo biológico, hábito vegetativo, habitat e taxonomia, ou seja, por famílias. Estes tipos de classificação servem para qualquer espécie vegetal. As plantas, incluindo as daninhas, podem ser classificadas como monocárpicas ou policárpicas. As monocárpicas são plantas anuais e bianuais, que completam o ciclo de vida em mais de um ano e até dois anos. As policárpicas são plantas perenes, as quais completam o ciclo de vida em mais de dois anos.
 
Em relação ao ciclo biológico das plantas daninhas, analise as seguintes afirmativas.
 
I. As plantas anuais completam seu ciclo em menos de um ano, possuem abundância de sementes dormentes, rápido crescimento e desenvolvimento. Podem ser subclassificadas em plantas daninhas anuais de verão e inverno.
II. As bianuais concluem seu ciclo biológico com menos de dois anos. Na primeira fase de vida, geralmente seu crescimento é vegetativo, e após um período de frio ou seca ocorre a indução da floração, da fase reprodutiva.
III. As perenes se caracterizam por renovar seu crescimento ano após ano. Podem ser classificadas em herbáceas simples e complexas, e perenes lenhosas. As perenes simples predominantemente se propagam por sementes, mas podem se propagar vegetativamente quando feridas ou dividas em partes.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em
Alternativas:
· a)
I, apenas.
· b)
I e II, apenas.
· c)
II e III, apenas.
· d)
I e III, apenas.
· e)
I, II e III.
Alternativa assinalada
2)
A reprodução assexuada em plantas ocorre quando não há fusão de gametas masculinos com gametas femininos. Para as plantas daninhas a Apomixia e a Multiplicação Vegetativa são os tipos de reprodução assexuada mais importantes.  As plantas que se originam da reprodução assexuada são clones do progenitor, apresentando, portanto, características genéticas idênticas à planta mãe.
 
Com relação a multiplicação vegetativa em plantas daninhas na tabela a seguir, faça a associação das definições na Coluna A com os órgãos de propagação vegetativa e exemplos na Coluna B.
 
	Coluna A
	Coluna B
	I. É uma estrutura subterrânea, de reserva e de reprodução vegetativa, formada por parte do caule e folhas modificadas.
	1. Tubérculo
Exemplos:
Tiririca (Cyperus spp.),
Falsa-tiririca (Hypoxis decumbens). 
	II. É um tipo de caule subterrâneo arredondado e, geralmente, curto, de reserva e de reprodução vegetativa.
	2. Rizoma.
Exemplos:
Tiririca (Cyperus spp.),
Grama-seda (Cynodon dactylon). 
	III. É um tipo de caule longo que cresce paralelamente ao solo (pode desenvolver-se a uma profundidade bem pequena), com função de reprodução vegetativa, basicamente. Apresenta aspecto de um perfilho, praticamente sem folhas, bem fino e delicado.  
	3. Bulbo
Exemplo:
Trevo (Oxalis spp.).
	IV. É um tipo de caule subterrâneo longo com função de reserva e de reprodução vegetativa. Apresenta aspecto de raiz bem grossa e rudimentar. A bananeira é um exemplo.
 
	4. Estolão.
Exemplos:
Grama-boiadeira (L. peruviana),
Capim-derhodes (Chloris gayana). 
Texto adaptado para tabela do Livro de: Carvalho, Leonardo Bianco de. Plantas Daninhas / Editado pelo autor, Lages, SC, 2013, vi, 82 p.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas:
· a)
I – 4;  II – 2;  III – 3;  IV – 1.
· b)
I – 2;  II – 3;  III – 1;  IV – 4.
· c)
I – 3;  II – 1;  III – 4;  IV – 2.
Alternativa assinalada
· d)
I – 4;  II – 1;  III – 2;  IV – 3.
· e)
I – 1;  II – 2;  III – 4;  IV – 3.
3)
A classificação das plantas daninhas quanto ao seu ciclo de vida e reprodução tem grande imprtância para efeitos de seu manejo. Algumas plantas daninhas podem se comportar de forma variada no seu ciclo e na sua propagação dependendo das condições ambientais, da época de germinação e também do manejo agricola. As plantas perenes podem ser divididas em perenes simples e perenes complexas. As plantas perenes complexas podem ainda apresentar uma classificação específica em função da sua estrutura vegetativa de reprodução. O conhecimento do ciclo de vida e formas de reprodução das plantas danihas são cruciais para o exito do manejo integrado e plantas daninhas.
 
Com base na classificação das plantas daninhas quanto ao seu ciclo biológico, reprodução e aspectos relacionados ao manejo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. As plantas daninhas classificadas como perenes herbáceas complexas são plantas que se reproduzem por sementes e por propagação vegetativa, como por estolões, rizomas ou por um sistema radicular que possui gemas. A tiririca (Cyperus spp.) e o Capim-amargoso (Digitaria insularis) são exemplos de herbáceas complexas que têm alta capacidade de reprodução e são de difícil controle mecânico e químico.
 
PORQUE
 
II. Os equipamentos agrícolas que revolvem o solo causam a fragmentação de órgãos e estruturas desta classe de plantas que estimulam a propagação vegetativa, enquanto o controle com herbicidas é difícil, pois estes não se translocam na planta. Portanto áreas agrícolas problemáticas com esse tipo de planta daninha necessitam de programas de manejo específicos, senão o método de controle utilizado pode vir a ser o disseminador dessas plantas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
· b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
Estudos da fisiologia vegetal tem demonstrado a influência dos mecanismos de reconhecimento da luz - associados aos fitocromos - como determinantes na interação entre culturas e plantas daninhas. Segundo Teasdale & Daughtry (1993), a utilização de ervilhaca (Vicia villosa Roth.) como cultura de cobertura provoca a supressão da luz, sendo responsável pela redução de densidade e biomassa de plantas daninhas na proporção de 78% e 70%, respectivamente. Em cerca de 85% dos locais do estudo, a supressão e mudança na qualidade da luz abaixo da cultura de cobertura influenciou o reconhecimento da luz pelas plantas daninhas de forma a alterar sua programação de desenvolvimento
 
TEASDALE, J.R.; DAUGHTRY, C.S.T. Weed suppression by live and desiccated hairy vetch (Vicia villosa). Weed Science, v. 41, n. 2, p. 207-212, 1993.
  
Tomando como referência os fitocromos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) No ambiente as plantas estão sujeitas recebem todo o espectro de luz, os fitocromos utilizam a razão FV:FVd para regular alguns processos como a germinação de sementes.
(   ) Os fitocromos são células especializadas presentes em algumas plantas daninhas que participam do processo de reconhecimento da luz.
(   ) Os fitocromos atuam em resposta a supressão da luz, a prevenção de sombreamento, desencadeando a emissão de folhas mais finas e do alongamento dos entrenós.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)
V – V – F.
· b)
F – F – V.
· c)
V – F – V.
Alternativa assinalada
· d)
V – F – F.
· e)
V – V – V.

Outros materiais