A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
exercicios de literatura infanto juvenil

Pré-visualização | Página 1 de 7

Refletindo sobre a tendência de fazer da literatura infantojuvenil um veículo de formação moral, perde-se a riqueza das coisas e dos fatos, porque a ênfase é no discurso do autor. Ou seja, em vez de vida real, aparece, amiúde, a caricatura, em que se exageram os bons e maus caracteres, com tipos extremados, nos dois sentidos – de modo que se recompensa excessivamente o bem e se castiga da mesma forma o mal. Deixando-se de considerar a parcialidade e relatividade próprias da vida. Além disso, pode-se afirmar que:
I. Antigamente as obras voltadas para as crianças raramente tinham o ensejo de tornar a leitura uma fonte de prazer, retratando a aventura pela aventura. É certo que quase não havia histórias que discorressem sobre a vida de forma lúdica, ou que fizessem pequenas viagens em torno do cotidiano, ou a afirmação da amizade centrada no companheirismo e que despertassem emoções e sentimentos, enquanto forma de lazer e diversão.
II. A literatura infantil não deve ser uma simples exposição pedagógica; “ela tem que ter uma certa magia, ser instigante, mexer com regiões do inconsciente, agregar alguma perplexidade ao leitor.” (SANT’ANNA, 2006, p. 187).
III. O objetivo da literatura infantil também pode ser uma abordagem utilitária. Um pretexto para o ensinamento de preceitos pedagógicos ou morais, quando necessário, acaba por ser um excelente recurso na transmissão de valores o que é muito positivo para formação da criança como futuro leitor.
IV. Um exemplo da polarização entre o bem e o mal se concentrou, durante anos, na personagem da bruxa. Pode-se observar que ela correspondia a um procedimento padrão de maldade e nunca mudava suas ações ou reações, sendo sempre má. Fazia parte desse universo, entre outras, a questão do medo.
V. A partir dos anos 40 do século XX, muitos escritores da literatura infantojuvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas por meio de personagens que não podem ser rotuladas como boas ou más; elas, então, passam a “estar” boas ou más diante das diferenciadas situações.
Estão corretas as afirmações:
A - I, II, IV.check_circleResposta correta
2
Parte superior do formulário
Quanto às manifestações linguísticas que a literatura destinada às crianças e aos jovens apresenta, podemos destacar a fábula, o apólogo, o conto de fadas, o conto maravilhoso, a poesia, a lenda e o romance. Elas se diversificam na sua estrutura dependendo da natureza do tema, da intencionalidade, da matéria ficcional, entre outros. Neste contexto, avalie as seguintes afirmações:
I. A fábula é uma narrativa normalmente breve que se encera em uma moral, ou seja, tem por objetivo transmitir certo ensinamento, caracterizando, portanto um efeito pedagógico. Os protagonistas das histórias são animais personificados, e algumas associações com as características humanas feitas pelas fábulas mantiveram-se fixas em várias histórias. Ex: leão / poder; raposa / astúcia e esperteza.
II. O apólogo é uma narrativa breve, normalmente caracterizada pela presença de diálogos. Também encerra uma lição de sabedoria. No apólogo, são os objetos ou elementos da natureza que assumem condição humana.
III. O conto de fada é uma narrativa bem longa, sempre transmitida de forma escrita, em que as personagens protagonistas dependem necessariamente da ajuda de uma fada, como o próprio nome descreve para vencer as personagens antagonistas que representam o mal.
IV. A poesia é uma manifestação literária em forma de versos tradicionais (como o soneto) ou livres (sem padronização, ritmo ou rima) na qual as palavras podem ou não se ajustar com o ritmo ou som, cujo objetivo é o de sugerir imagens, sensações ou sentimentos. Deve ser prazerosa.
V. A lenda (do latim legenda, legere – ler) é uma forma narrativa antiga, geralmente longa baseada em conhecimentos e ensinamentos tradicionais de um povo, necessariamente baseados em fatos verídicos, na maioria das vezes tem uma autoria conhecida e é transmitida e conservada pela tradição escrita.
Estão corretas as afirmações:
B - I, II, IV.check_circleResposta correta
Parte inferior do formulário
 
3 A leitura pode oferecer possibilidade para a produção e atribuição de sentidos pelos leitores, mas acaba sendo tolhida e inviabilizada nas propostas de uso que são sugeridas por muitos professores. O incentivo e promoção de momentos de interação e debate sobre os mais diversos assuntos, por meio de variadas iniciativas em torno da leitura, devem funcionar para instigar a curiosidade, estimular a pesquisa, o estudo e a busca por respostas em diferentes meios de informação, acessíveis a partir da intervenção pedagógica da escola. Diante desse quadro, concordamos com a afirmação de Gregorin Filho (2009, p. 77), ou seja, de que “trabalhar com literatura infantojuvenil em sala de aula é:
C - Criar condições para que se formem leitores de arte, leitores de mundo, leitores plurais.check_circleResposta correta
Parte superior do formulário
3 Analise a seguinte afirmação sobre a literatura: “Outra questão que precisamos ressaltar e que não contribui para a leitura é que, às vezes, a escola possui uma ótima biblioteca, que é, contudo, utilizada equivocadamente como um local onde os alunos cumprem punições. A biblioteca é um recurso indispensável para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e formação do educando, mas não são poucos os professores que, para se livrarem de alunos indisciplinados, transformam tal espaço em um instrumento de correção. Assim, a leitura se torna, para esses educandos, sinônimo de castigo”. Isso segundo Cavalcanti (2002, p. 78), é:
B - Uma violência contra a arte, contra o autor e contra a formação de leitores.check_circleResposta correta
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4 Depois de Monteiro Lobato houve um longo período de poucas obras destinadas às crianças. Somente a partir dos anos 70 surgiu outros escritores com novos projetos literários infanto juvenil. Quais eram esses novos talentos que surgiram nesse época? Qual alternativa abaixo é correta.
E - Surgiram então Maria Mazzetti, Fernanda Lopes de Almeida, Lygia Bojunga Nunes, Ana Maria Machado, Sylvia Orthot, Marina Colasanti, Ruth Rocha, Roseana Murray, entre outros.check_circleResposta correta
Parte superior do formulário
5 Depois de Monteiro Lobato houve um longo período de poucas obras destinadas às crianças. Somente a partir dos anos 70 surgiu outros escritores com novos projetos literários infanto juvenil. Quais eram esses novos talentos que surgiram nesse época? Qual alternativa abaixo é correta.
E - Surgiram então Maria Mazzetti, Fernanda Lopes de Almeida, Lygia Bojunga Nunes, Ana Maria Machado, Sylvia Orthot, Marina Colasanti, Ruth Rocha, Roseana Murray, entre outros.check_circleResposta correta
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
 6 Para abordar a conceituação de literatura, vamos resgatar o significado da palavra “literatura” que vem do latim litteris e que significa letra. Uma das definições mais reconhecidas sobre literatura é a que considera que nela se dá o uso estético da linguagem escrita. Complementando essa ideia, leia as afirmações seguintes:
I. Entende-se por estética a capacitação da beleza das formas artísticas. É uma função particular que busca a perfeição do sensível e do próprio fenômeno artístico.
II. A literatura contempla o belo, o estético. A escrita resulta do olhar observador e interprete do escritor. O escritor discorre sobre os mais diversos aspectos da sua experiência e da experiência dos seus contemporâneos.
III. A literatura é a arte de criar e recriar um texto mais elaborado na sua estrutura, para que o leitor possa recriar, por meio da imaginação a cena descrita, ou seja, o espaço ocupado pela personagem e a própria personagem.
IV. Literatura não é necessariamente arte e deleite. Ela é acima de tudo, veículo de ideologias e manifestações culturais. Ela amplia, transforma, enriquece a própria existência e experiência do leitor através da transmissão de valores morais.
V. Como homem sempre

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.