Buscar

atividade 01 Hmat

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	R.A.
	
	Curso:
	Licenciatura em Matemática
	Disciplina:
	História da Matemática
	As mulheres sempre lutaram para sair do espaço privado que a sociedade machista quis aprisioná-las, prejudicando o desenvolvimento da ciência e da matemática. E esta batalha foi iniciada por Hipátia de Alexandria (370 – 415), este é primeiro registro da primeira mulher que estudou e ensinou a matemática, além de matemática ela era Filosofa e Astrônoma, ela fez grandes contribuições em Geometria e Teoria dos Números, foi morta por extremistas cristãos.
	A história da luta das mulheres na matemática continua com Wang Zhenyi na China em 1768, ela nasceu na época em que naquele país as mulheres deveriam se preocupar em cozinhar e costurar, porém Wang nasceu em uma família que a incentivou a estudar e a mesma deixou diversas contribuições para Trigonometria dentre outras.
Em 1815, na Itália nasce Ada Lovelace, filha de um poeta, foi a primeira programadora antes mesmo de existir um computador. E ainda na Europa, na Alemanha nasce Emmy Noether, em uma família de matemáticos, em1882, as mulheres eram proibidas de estudar, então, ela ficou dois anos assistindo aula no fundo da sala sem receber nenhum crédito, em 1915 foi convidada por uma univerrsidade para trabalhar no laboratório de Einstein, onde trabalhou sem receber salários por sete e quando passou a receber ganhava menos que todos os outros professores que lecionava naquela Universidade. Ela deu grandes contribuições para algebra abstrata.
Chegando na America do Norte, nos Estados Unidos, Katherine Johnson aos quinze anos já frequentava a faculdade de matemática, deu aula do Ensino Médio e serviu como computador da Nasa e foi co-autora de 26 artigos científicos e recebeu título honorários da State University. 
Entre as ilustres mulheres na matemática está a brasileira Maria Laura Mouzinho Leite Lopes foi uma matemática brasileira que deixou um grande legado. Foi a primeira mulher a se doutorar em Matemática no Brasil (1949) e foi a primeira brasileira a se tornar Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (1951). Pelo seu trabalho no ensino e pesquisa em Matemática, foi agraciada em 1996 com o título de Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante a ditadura sofreu sanções, morou nos Estados Unidos, em 1974, Maria Laura retornou para nosso país, passando a atuar ativamente como defensora de causas inovadoras ligadas à formação de professores e ao ensino e a aprendizagem da Matemática em todos os níveis de escolaridade, assumindo o papel de liderança na área de Educação Matemática no Brasil, que manteve até os últimos dias da sua vida. Não podendo assumir o seu papel na Universidade, ela promoveu cursos para formação de professores na Escola Israelita Brasileira Eliezer Eistenbarg e no Centro Educacional de Niterói. 
As mulheres em pleno século XXI enfrentam na matemática e nas demais áreas barreiras e preconceito na luta pelo seu lugar no espaço publico, reservado aos homens pela sociedade patriarcal. A sociedade precisa entender que nesta guerra que perde somos todos nós, precisamos ajudar as mulheres a remover as barreiras do preconceito de gênero e avançar no progresso e desenvolvimento que se iniciou com Hipatia de Alexandria.
Referência:
https://youtu.be/XEJg6tYmAgQ
A-Vida-de-Maria-Laura-Mouzinho-Leite-Lopes-1.pdf (uff.br) 
Mulheres na Matemática (uff.br)

Continue navegando