Buscar

Prova de direito internacional

Prévia do material em texto

PROVA DE DIREITO INTERNACIONAL
Questão 1. (1,0 ponto)A propósito da personalidade jurídica do Estado e das organizações internacionais, na percepção da doutrina, especialmente em Francisco Rezek, pode-se afirmar que:
a) porque o Estado tem precedência histórica, sua personalidade jurídica é derivada; e porque as organizações resultam de uma elaboração jurídica resultante da vontade de alguns Estados, sua personalidade jurídica é originária.
Resposta correta: b) a personalidade jurídica do Estado é originária e a personalidade jurídica das organizações internacionais é derivada, já que a existência do Estado (fato social) deu origem ao DIP (norma).
c) a personalidade jurídica do Estado fundamenta-se em concepções clássicas de Direito Público, formatando-se como realidade jurídica e política; a personalidade jurídica das organizações internacionais centra-se na atuação de indivíduos e de empresas, que lhes conferem personalidade normativa, assumindo feições públicas e privadas.
d) a personalidade jurídica do Estado édefinida por seus elementos normativos internos, aceitos na ordem internacional por tratados constitutivos de relações nas esferas públicas e privadas. A personalidade jurídica das organizações internacionais decorre da fragmentação conceitual do Estado contemporâneo, decorrência direta de crises de ingovernabilidade sistêmica e de legitimidade ameaçada pelo movimento de globalização; não se lhes aplicam referenciais convencionais, e consequentemente não se vislumbram personalidades jurídicas distintas.
Questão 2. (1,0 ponto) Os tratados internacionais só se aplicam aos Estados-parte que expressamente consentiram com sua adoção, não podendo criar obrigações aos Estados que com eles não consentiram. No ordenamento jurídico brasileiro compreende-se que,
a) é da competência do Senado deliberar de maneira decisiva, sobre tratados e acordos internacionais que acarretam gravosos encargos ao patrimônio público.
b) é equivalente à emenda constitucional todo tratado internacional sobre direitos humanos.
c) é considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal a prisão civil do devedor de alimentos.
Resposta correta: d) é da competência privativa do Presidente da República celebrar tratados, convenções e atos internacionais, que devem ser referendados pelo Congresso Nacional
Questão3. (1,0 ponto) (FGV –OAB 2013.1)O Tratado é um acordo internacional escrito celebrado entre dois ou mais Estados ou outros sujeitos LOGO O Green Peacee a WorldWildlifeFund/WWF são pessoas jurídicas de Direito Internacional Público que detém capacidade para ratificar Tratados.
a) A primeira e a segunda assertivas estão erradas.
b) A primeira e a segunda assertivas estão corretas.
Resposta correta: c) A primeira assertiva está correta e a segunda errada.
d) A segunda assertiva está correta.
e) A segunda está correta e a primeira está errada.
Questão 4. (1,0 ponto) Plenos poderes significam um documento expedido pela autoridade competente de um Estado pelo qual são designadas uma ou várias pessoas para representar o Estado na negociação, adoção ou autenticação do texto de um tratado, para manifestar o consentimento do Estado 2021.1em obrigar-se por um tratado, ou para praticar qualquer outro ato relativo a um tratado. Algumas pessoas em virtude de suas funções estão dispensadas do documento acima referido para a realização de todos os atos relativos à conclusão de um tratado. São elas: 
a.os presidentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
b.os chefes de missão diplomáticas e os cônsules.
Resposta correta: c.os chefes de Estado, de governo e os ministros das Relações Exteriores.
d.os representantes dos estados perante uma organização internacional
Questão 5. (1,0 ponto) Diante da ameaça do uso da força na fronteira entre a Índia e o Paquistão, em face da disputa pela região da Caxemira, qual é o órgão das Nações Unidas que deverá ser acionado? 
a) Conselho Econômico e Social.
b) Conselho de Tutela.
Resposta correta: c) Conselho de Segurança.
d) Corte Internacional de Justiça.
e) Assembleia Geral.
Questão 6. (1,0ponto)(FGV –OAB 2013.3)João, 29 anos de idade, brasileiro naturalizado desde 1992, decidiu se candidatar nas eleições de 2010, ao cargo de Deputado Federal, em determinado ente federativo. Eleito e, após ter tomado posse, foi escolhido para Presidir a Câmara dos Deputados.Com base na hipótese acima, assinale a afirmativa correta.
a) João não poderia ter se candidatado ao cargo de Deputado Federal, uma vez que esse é um cargo privativo de brasileiro nato.
 b) João não poderia ser Deputado Federal, mas poderia ingressar na carreira diplomática em que não é exigido o requisito de ser brasileiro nato.
c) João não poderia ter-se candidatado ao cargo de Deputado Federal, mas poderia ter se candidatado ao cargo de Senador da República, mesmo sendo brasileiro naturalizado. 
Resposta correta: d) João poderia ter-se candidatado ao cargo de Deputado Federal, bem como ser eleito, entretanto, não poderia ter sido escolhido Presidente da Câmara dos Deputados, eis que esse cargo deve ser exercidopor brasileiro nato.
Questão 7. (1,0 ponto)Rafael é brasileiro naturalizado e casado com Letícia, de nacionalidade italiana. Rafael foi transferido pela empresa onde trabalha para a filial na Argentina, estabelecendo-se com sua esposa em Córdoba. Em 02/mar/2009, lá nasceu Valentina, filha do casal, que foi registrada na repartição consular do Brasil.De acordo com as normas constitucionais vigentes, assinale a alternativa correta:
a) Valentina não pode ser considerada brasileira nata, em virtude de a nacionalidade brasileira de seu pai ter sido adquirida de modo derivado e pelo fato de sua mãe ser estrangeira. 
Resposta correta: b) Valentina é brasileira nata, não constituindo óbice o fato de seu pai ser brasileiro naturalizado e sua mãe, estrangeira.
 c) Valentina é brasileira nata, pelo simples fato de seu pai, brasileiro, ter-sedeslocado por motivo de trabalho, em nada influenciando o modo como Rafael adquiriu a nacionalidade.
d) Valentina somente será brasileira nata se vier a residir no Brasil e fizer a opção pela nacionalidade brasileira após atingir a maioridade.
Questão 8. (1,0 ponto)Em 22 de julho de 1997, foi promulgada a Lei nº 9.474, que define os mecanismos para implementação da Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados, da qual o Brasil é signatário. A respeito dos mecanismos, termos e condições nela previstos, assinale a afirmativa correta. 
a) Para que possa solicitar refúgio, o indivíduo deve ter ingressado no Brasil de maneira regular.
 b) Compete ao Ministério da Justiça declarar o reconhecimento, em primeira instância, da condição de refugiado.
Resposta correta: c) O refugiado poderá exercer atividade remunerada no Brasil, ainda que pendente o processo de refúgio.
d) Na hipótese de decisão negativa no curso do processo de refúgio, é cabível a interposição de recurso pelo refugiado peranteo Supremo Tribunal Federal.2ª parte: responda objetivamente as questões propostas, justificando na doutrina dada em sala de aula.
Questão 9.(1,0 ponto)(DPU CESPE 2010) Suponha que Raimundo, brasileiro nato, tenha saído do Brasil para morar nos Estados Unidos da América, onde reside há mais de trinta anos, e que, nesse país, tenha obtido a nacionalidade americana como condição para permanecer no território americano. Nessa situação, caso deseje retornar ao Brasil para visitar parentes, Raimundo necessitará de visto, pois, ao obter a nacionalidade americana, perdeu a nacionalidade brasileira.Analise a frase e responda, fundamentando na legislação pertinente,se CERTA ou ERRADA.
Resposta: Errada de acordo com o Artigo artigo 12, parágrafo 4º, II , alínea “b” Também não deixa a condição de nacional do Brasil quem tenha se naturalizado no exterior por imposiçãoda lei do Estado de residência, como requisito para permanência no território ou para exercício de direitos civis
Questão10. (1,0ponto) Antonio Barbarossa, brasileiro, mordomo, vive no Sultanato de Omã. Trabalhou por vários anos para o Sheik Mahmoud, que recentemente faleceu. Mahmoud deixou-lhe, por testamento, diversos bens. Todavia, para assumi-los, Antonio deve se naturalizar nacional de Omã. Temendo perder a nacionalidadebrasileira, Antonio pede a você, consultor jurídico da embaixada brasileira no país, orientação quanto ao seu caso. Considerando as disposições normativas brasileiras sobre o tema, os textos de referência, bem como o que foi discutido em sala de aula, indique a orientação correta a ser apresentada a Antonio.
Resposta:de acordo com o Artigo artigo 12, parágrafo 4º, II , alínea “b”

Continue navegando