Buscar

Os Cavernícolas de Platão e a Ignorância na Sociedade Atual

Prévia do material em texto

FILOSOFIA – ATIVIDADE DE CAMPO
PROFESSOR: ANDRÉ MARTINS
ACADÊMICOS: 
ALDENIZE PRISCILA PAIXÃO NEGRÃO MATR: 201001469372
KAREN ENEIDE BRITO CUNHA MATR: 202009363962
SÉRVULO AUGUSTO RODRIGUES NUNES MATR: 202008679818
QUEM SÃO OS CAVERNÍCOLAS DE PLATÃO?
Ao observarmos o cénario em que trata dos cavernícolas segundo a visão de Platão. Devemos primeiramente entender qual a ideia que o filosofo pretende nos passar. E de que modo ela se enquadra na sociedade atual, a luz da visão filosófica. Ao aplicar na realidade que Platão pretendia passar naquela época. Tratava do conhecimento em dois domínios.
O domínio das coisas sensíveis, e o domínio das ideias, destacando a importância em se ter uma ideia filosófica de questionamentos, tendo a educação como forma de superação da ignorância. 
Mostrando o prisioneiro Liberto com duas possibilidades: A primeira de retornar, e libertar os demais para terem uma visão e conhecimento mais real das coisas, mesmo sabendo do risco de ser julgado. E a segunda de simplesmente de seguir e viver sua própria liberdade, deixando os demais para trás viverem acorrentados na sua própria ignorância.
Nesse contexto Platão dispõe da hierarquia, e seus graus de conhecimentos adequados que um governante pode ser capaz de ter para agir com justiça e sabedoria.
E ao trazermos isso para a nossa realidade, os prisioneiros somos nós. A sociedade, vivendo em um mundo limitado por crenças e costumes. 
Já a Caverna retrata nosso corpo e ideias erradas, de um senso comum que julgamos ser verdadeiro. E ao sairmos para a Luz, que é a busca do conhecimento real. Levando o sujeito da atualidade a mesmo cercado de informação e conhecimento a sua disposição. Tem preguiça de pensar. Acarretando na aceitação fácil daquilo que lhe é proposto, sem usar seu senso crítico. Fato esse muito rotineiro no mundo virtual, político, religioso, em outros temas da atualidade. Sendo a ignorância cultivada e celebrada.

Continue navegando