Buscar

Introdução a Psicologia

Prévia do material em texto

Psicologia
Prof. Enf.Marcela Leonias
Principais linhas teóricas:
- A Doença Mental da Pré-História:
Noções de Psicologia
Noções de Psicologia
Antiguidade:
Noções de Psicologia
Na Antiguidade:
Na Idade Média
Idade Moderna
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Idade Contemporânea
Psiquiatria no Brasil
Psiquiatria no Brasil
Psiquiatria no Brasil
Psiquiatria no Brasil
Conceito de Psicologia
Ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e suas interações com um ambiente físico e social.
Psiquiatria 
Psiquiatria é o campo da medicina que cuida dos transtornos mentais e problemas emocionais das pessoas.
 A área de abrangência da psiquiatria é bastante ampla e inclui desde o tratamento das situações mais comuns – ansiedades, depressões, situações de crise existencial, somatizações, transtornos alimentares; até os quadros mais graves – como as esquizofrenias, transtorno afetivo bipolar e dependência de álcool e drogas.
Trata e reabilita os distúrbios da mente.
Psicanalise
A psicanálise é um campo de investigação teórica da mente humana, com foco no seu entendimento. Ela parte do princípio de que muitos processos psíquicos são inconscientes, fazendo o indivíduo se enxergar de outra maneira. É um método desenvolvido pelo médico austríaco Sigmund Freud, no final do século 19, para tratar do sofrimento psíquico pela via da palavra.
Por meio da psicanálise, se busca a origem dos sintomas mentais e emocionais e dos comportamentos. Para atingir esse objetivo, é necessário vencer a resistência do indivíduo, de modo que ele entre em contato com seu inconsciente.
Nise da Silveira
Nise da Silveira
Nise da Silveira
Nise da Silveira
Psicanálise X Terapia Ocupacional
Nise da Silveira
Nise da Silveira
Nise da Silveira
Psicopatologias 
Neurose: é uma doença emocional, afetiva e de personalidade e acontece quando o sistema nervoso de uma pessoa reage com exagero a uma determinada experiência já vivida.
Fobias;
Ansiedade;
Sensação de vazio e não pertencimento;
Paranoia, Isolamento Social;
Apatia, Insônia;
Pessimismo, Angústia;
Melancolia. 
Psicopatologias
Psicose:
A palavra psicose é usada para descrever condições (sintoma) que afetam a mente, onde houve alguma perda de contato com a realidade. Durante um episódio psicótico, os pensamentos e percepções de uma pessoa são perturbados e o indivíduo pode ter dificuldade em entender o que é real e o que não é. Ex. Paciente diagnosticado com esquizofrenia.
Os sintomas da psicose incluem delírios (falsas crenças) e alucinações (ver ou ouvir coisas que os outros não vêem ou ouvem).
Psicopatologias
Em essência, a principal diferença entre neurose e psicose é a forma em que elas afetam a saúde mental. O comportamento neurótico pode estar naturalmente presente em qualquer pessoa, ligado a uma personalidade desenvolvida. O comportamento psicótico pode ir e vir como resultado de várias influências.
OBRIGADA!

Continue navegando