Buscar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA PARA SUPERAÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS A SAÚDE MENTAL

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA PARA SUPERAÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS A SAÚDE MENTAL
O cuidado com o psicológico é algo muito importante para que se possam encontrar as soluções para os problemas que muitas vezes adoecem o psicológico. Ansiedade, depressão, questões emocionais e dificuldades para se relacionar, estão entre as principais causas por busca de ajuda na psicoterapia. O autoconhecimento e o amadurecimento é algo muito importante durante esse processo de superação. 
Vale lembrar, que a terapia é um processo que leva tempo e que há muitas barreiras a serem quebradas antes de se chegar ao resultado satisfatória da cura. Os traumas e conflitos que acabam sendo desenvolvidos ao longo da vida, podem desencadear problemas como ansiedade e depressão, que muitas vezes sozinhos não somos capazes de percebê-los. Com a psicoterapia, essas questões vão ficando cada vez mais claras e possíveis de solucionar (RIGONI, 2015).
Dessa forma, quando se inicia o tratamento para ansiedade, conforme explica Rigoni (2015), é esperado que o analista ajude ao paciente compreender os motivos pelo qual seu inconsciente está se manifestando daquela forma. O indivíduo ansioso, está em constante sofrimento por algo que não aconteceu e provavelmente não acontecerá. Boneti (2011) reforça que “o que importa é trazer ao conhecimento do paciente o inconsciente, os impulsos recalcados e desmascarar as resistências” (LOWENKRON,2006).
O sentimento de culpa é algo também muito frequente nas terapias e deve ser trabalhado com muito cuidado. Muitas
Além disso, não somente a terapia individual, mas também a terapia em grupo é algo que agrega muito aos indivíduos que participam, sendo de extrema importância esse compartilhamento de opiniões, sentimentos e desejos. Devido a forma como é conduzida essa roda de conversa, o qual o terapeuta traz um tema definido e as pessoas vão expondo seus sentimentos, cada um deles percebem que podem se acolher e se apoiar um nos outros. A terapia em grupo traz para os indivíduos que estão a margem da sociedade a oportunidade de serem ouvidos, acolhidos e potencializa o processo terapêutico (MÔNICA, 2021).
Por fim, compreende-se então que o “principal elemento mediador da interação terapêutica é a linguagem, pois permite o acesso direto aos conteúdos mais íntimos, mais subjetivos e mais conflitantes do paciente” (MONDARDO; PIOVESAN; MANTOVANI, 2009, p. 160). Fazendo assim com que se auxilie no processo de autoconhecimento e soluções para os problemas que os afligem. E com o passar do tempo e da terapia, os pacientes serão capazes de perceber as mudanças que o processo psicoterápico vem trazendo para seus sintomas e percepção da realidade. 
REFERÊNCIAS
BONETI, Gema Bocalon. Uma introdução à terapia breve de orientação psicanalítica. A psicanálise, 2011.
MÔNICA, Hospital Santa. O que é terapia em grupo e quais são os benefícios para pacientes em reabilitação? Hospital Santa Mônica, 2021.
MONDARDO, A. H. PIOVESAN, L. MANTOVANI, P. C. A percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica. Aletheia 30, jul./dez. 2009.
RIGONI, Fernando. Como a psicanálise pode ajudar no tratamento da ansiedade? Psicólogo Rigoni, 2015.

Continue navegando