Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CLEIDE PEREIRA DA SILVA ARAUJO
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DA DISCIPLINA
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL APLICADA
João Pessoa – PB
2021
Disciplina: Nutrição EAD
Docente: Cleide Pereira da Silva Araújo
Paciente A. D. S., sexo masculino, 54 anos, solteiro, natural e procedente de uma pequena cidade no interior Pernambucano, foi admitido na Clínica Médica de um grande hospital estadual em Recife-PE, devido ao quadro de diarreia e vômitos diários há seis meses, acompanhado da queixa de fraqueza e falta de apetite. Refere perda ponderal de aproximadamente 25 kg neste período. No momento da admissão, encontrava-se orientado em tempo e espaço, acamado, com “olhar perdida’” pouca comunicação e com sinais de consumo do tecido adiposo e muscular (depleção de têmporas e masseter, exposição do arco zigomático, olhos encovados, depleção acentuada da Bola gordurosa de Bichart, dentição incompleta, ombros quadrados, escápulas proeminentes, abdome escavado, consumo do músculo quadríceps). Apresentava ainda ressecamento cutâneo importante, turgor diminuído, pele inelástica, mucosas e conjuntivas hipocoradas e desidratadas. Sem diagnóstico definido, os médicos trabalharam com a Hipótese diagnóstica de Síndrome Consumptiva a Esclarecer (emagrecimento sem causa ainda definida).
1. Dados antropométricos:
Peso habitual: 70kg
Peso atual: 45 kg
Altura: 1,60m
2. Dados bioquímicos:
Hemoglobina: 8,9g/dL
Hematócrito: 26,7%
VCM: 69fL
Albumina: 2,4g/dL
3. Prezado estudante considerando os dados expostos, redija um texto com o limite máximo de 30 linhas, abordando os seguintes tópicos:
a. Avaliação da fácies do paciente.
b. Classificação do paciente segundo a Avaliação Subjetiva Global (ASG).
c. Interpretação da perda de peso.
d. Interpretação dos dados bioquímico.
e. Discussão sobre os sinais observados no exame físico.
f. Opinião: você acrescentaria mais algum método para a avaliação do estado nutricional deste paciente?
Diante dados caso clinico apresentado, expressado; foram verificados sinais de consumo de do tecido adiposo e muscular (depleção de têmporas e masseter, descrição do arco zigomático, olhos encovados depleção acentuada da bola gordurosa se Bichart, dentição incompleta, ombros quadrados, escápulas proeminente, abdome escavado, consumo do musculo quadríceps). A semiologia descrita caracteriza uma perda da massa corpórea acentuada, pode ser oriunda da carência de calorias proteicas, que causa perda do tecido subcutâneo e muscular, resultando no aparecimento dos sinais físicos apresentados, No espaço cognitivo do paciente também foi observado acamado, com olhar perdido pouca comunicação sintomas clínicos de marasmo. Classificação do paciente segundo a Avaliação Subjetiva Global (ASG): No exame físico, objetivando medir a perda de gordura de massa muscular e a presença de liquido no espaço extra vascular, apresentava ainda, ressecamento cutâneo importante, tumor diminuído, pele inelástica mucosas e conjuntivas hipocoradas e desidratada., apresentando ICM de 18,2 Menor que 18,5 caracterizando um estado de magreza e desnutrição. Quanto na interpretação de perda de peso, historicamente o paciente tinha um peso de 70 Kg e caiu ao longo do tempo para 45Kg, havendo uma perda de 25Kg o que representa 35,8% do seu peso habitual no período de seis meses perda em média foi de 4,2Kg ou 6%, considerado perda acentuada. Diante da interpretação dos dados bioquímica, todos os marcadores até a albumina sanguíneos, apresentaram alterações, desde a hemoglobina, até a albumina. Na hemoglobina, houve diminuição possivelmente pelo estado de desnutrição do paciente, o hematócrito, também podendo estar associado a um quadro anemia, diminuição da vitamina B12, ácido fólico e ferro, decorrente do estado de desnutrição. O VCM apresentou resultado comum de hemácias micóticas podem ser encontrada em diversas situações como, na talassemia menor, esferocitose congênita, uremia, infecções crônica, principalmente nas anemias por deficiência de ferro, que também são vistas como anemias microticas hipocromicas. Quanto ao exame físico apresentou perda acentuada de peso com depleção de massa muscular e gordura, fato associado ao processo de desnutrição em função do quadro apresentado pelo paciente nos últimos seis meses. Diante do exposto acrescentaria uma avaliação física por meio bioimpedância buscando um diagnostico exato, para medir o estado nutricional, com outros marcadores bioquímico como HCM para achar o tipo de anemia : hipercrômica , normocrômica ou hipocrômica
Referencias:
http://www.me.ufrj.br/images/pdfs/protocolos/nutricao/assist_nutricional_no_pre_natal.pdf
https://nutmed.com.br/blog/novidades/noticia-157#:~:text=O%20recomendado%20%C3%A9%20que%20a,no%20primeiro%20trimestre%20da%20gesta%C3%A7%C3%A3o.
 https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-diabetes-gestacional-sintomas-diagnostico-e-tratamento/#:~:text=Os%20riscos%20do%20diabetes%20gestacional,lo%20no%20Dia%20da%20Mulher&text=Caracterizado%20pelo%20aumento%20dos%20n%C3%ADveis,da%20mulher%20e%20do%20beb%C3%AA.
https://www.diabetes.org.br/publico/colunistas-nutricao/114-dra-gisele-rossi-goveia/844-cuidado-nutricional-no-diabetes-gestacional-dmg#:~:text=Em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0s%20fibras%20as,importantes%20para%20uma%20boa%20sa%C3%BAde

Continue navegando