Buscar

Atividade contextualizada Paciente A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Maurício de Nassau 
Avaliação Nutricional Aplicada
Atividade Contextualizada
Marycelly de Melo Oliveira Nascimento
Curso de Nutrição
2021 1º semestre Módulo B 
ESTUDO DE CASO:
Paciente A. D. S., sexo masculino, 54 anos, solteiro, natural e procedente de uma pequena cidade no interior Pernambucano, foi admitido na Clínica Médica de um grande hospital estadual em Recife-PE, devido ao quadro de diarreia e vômitos diários há seis meses, acompanhado da queixa de fraqueza e falta de apetite. Refere perda ponderal de aproximadamente 25 kg neste período. No momento da admissão, encontrava-se orientado em tempo e espaço, acamado, com “olhar perdido’” pouca comunicação e com sinais de consumo do tecido adiposo e muscular (depleção de têmporas e masseter, exposição do arco zigomático, olhos encovados, depleção acentuada da Bola gordurosa de Bichart, dentição incompleta, ombros quadrados, escápulas proeminentes, abdome escavado, consumo do músculo quadríceps). Apresentava ainda ressecamento cutâneo importante, turgor diminuído, pele inelástica, mucosas e conjuntivas hipocoradas e desidratadas. Sem diagnóstico definido, os médicos trabalharam com a Hipótese diagnóstica de Síndrome Consumptiva a Esclarecer (emagrecimento sem causa ainda definida).
1. Dados antropométricos:
Peso habitual: 70kg
Peso atual: 45 kg
Altura: 1,60m
2. Dados bioquímicos:
Hemoglobina: 8,9g/dL
Hematócrito: 26,7%
VCM: 69fL
Albumina: 2,4g/dL
3. Prezado estudante considerando os dados expostos, redija um texto com o limite máximo de 30 linhas, abordando os seguintes tópicos:
a. Avaliação da fácies do paciente.
b. Classificação do paciente segundo a Avaliação Subjetiva Global (ASG).
c. Interpretação da perda de peso.
d. Interpretação dos dados bioquímico.
e. Discussão sobre os sinais observados no exame físico.
f. Opinião: você acrescentaria mais algum método para a avaliação do estado nutricional deste paciente?
Na semiologia da face, o paciente apresenta as características sinais de desnutrição crônica em decorrência do quadro de diarreia e vômitos ocorrido nos últimos 6 meses, a depleção das têmporas, masseter e evidência do arco zigomático é causada pela atrofia desse grupo muscular, o que indica que o paciente por muito tempo não utiliza a mastigação para consumir alimentos em decorrência da falta de apetite relatada e de alguns dentes onde isso pode ter contribuído para a depleção muscular.
Apresenta também sintomas gastrointestinais importantes, capacidade funcional gravemente afetada por estar muito tempo acamado, importante perda de gordura subcutânea, percebemos pela forma quadrada do ombro, depleção da bola gordurosa de Bichard, escavação dos olhos, o paciente ainda apresenta sinais de desidratação onde percebemos através do turgor diminuído, pele inelástica, ressecamento cutâneo, provavelmente pode ter desenvolvido anemia pois a aparência desidratada das mucosas e conjuntivas nos leva a suspeitar dessa doença, o abdome escavado indica um quadro de anorexia. Seu quadro clínico é classificado pela ASG como gravemente desnutrido. Apresenta perda de 35,71% do seu peso habitual, o que indica uma perda significativa, pelo cálculo do IMC (17,57) apresenta um quadro de desnutrição grau I. Os sinais clínicos mostram que o paciente se apresenta debilitado, sua condição física atual provavelmente foi provocada por alguma doença de base que deve ser diagnosticada e tratada.
Os valores da análise bioquímica estão diminuídos em ralação aos valores considerados dentro da normalidade a hemoglobina, hematócrito e o valor do VCM juntos indicam uma anemia microcítica, apresenta hipoalbuminemia onde nos leva a suspeitar de patologias renais crônicas, hepáticas e intestinais, que por sua vez, levam à perda proteica. Com o objetivo de complementar os dados para um diagnóstico nutricional, pediria ainda uma avaliação bioquímica da creatinina para verificar a função renal, transferrina e CHCM para fechar o diagnóstico de anemia, pré-albumina já que é um sensível indicador de deficiência proteica e de resposta a intervenção alimentar, balanço nitrogenado para avaliar a diferença entre o nitrogênio ingerido e excretado, proteína carreadora de retinol para avaliar a restrição proteica e energética. Pediria ainda a análise das taxas de glicose e triglicerídeos para saber como está sua reserva energética.

Outros materiais