Buscar

AV1 INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA RESPONDIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROFESSORA: LIANA FURTADO XIMENES
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA 
ALUNO: BRUNA GONÇALVES PACHECO - 201903225221
AV1
FOLHA DE RESPOSTA
	Questão 01
	E
	Questão 02
	B
	Questão 03 
	C
	Questão 04
	A
	Questão 05
	E
Espaço para Resposta discursiva da Questão 06: 
Resposta: As ciências naturais englobam o estudo dos aspectos físicos, biológicos e químicos do ambiente. Dentro dela há várias outras ciências, como a química, física, astronomia, biologia, etc. O relacionamento deste pesquisador com esta ciência se dá através da observação dos fenômenos e experimentações a fim de formular hipóteses, identificar variáveis, fazer previsões sobre novos acontecimentos e também realizar manipulações a respeito dos fenômenos, seja ele vital ou físico. Suas leis são de cunho causal e expressam ligações universais e essenciais entre os fatos estudados. Outra característica do estudo dessas ciências, consiste na possibilidade de isolar o objeto estudado, impedindo que o pesquisador se confunda com o mesmo.
Já as ciências humanas, tem por objetivo estudar o ser humano e todas as suas particularidades, e também há dentro dela uma série de outras ciências, como a própria psicologia, sociologia, história, economia, antropologia, psicanálise, etc. As ciências humanas sofreram bastante influência das metodologias das ciências naturais, que implicam em um estudo bastante objetivo e universal, provendo a seus fenômenos uma espécie de imutabilidade. Tais metodologias, ao serem empregadas às ciências humanas, a fim de que levassem o título de ciências, a desmereceu por um tempo, até que os métodos sofressem os ajustes necessários para atender as demandas de seu objeto de estudo. Como o ser humano é um ser subjetivo e variado, não há formas de atribuir leis a fim de padronizar seu comportamento, mas categorizá-lo já é possível, e também não há como universalizá-lo, pois seu meio e ele está em constante mudança. Outro fato, é que é impossível isolar o objeto de estudo das ciências humanas, visto que quem a estuda é o próprio ser humano. Quanto a relação de causa-efeito, não há a mesma constância como nas ciências naturais, onde os fenômenos são interdependentes e recíprocos, a subjetividade do ser humano interrompe tais necessidades. Mediante a essas inconstâncias partida das especificidades do ser humano, a metodologia empregada para estudá-lo considera encontrar um consenso entre a subjetividade e a objetividade, se utilizando de metodologias de pesquisa qualitativa-quantitativa, provendo assim análises firmes e profundas a respeito da criatura mais complexa que já andou pela terra.
OBS: ESCREVA AS RESPOSTAS NA FOLHA DE RESPOSTAS, CASO CONTRÁRIO NÃO SERÃO CORRIGIDAS.
	Questões
1 – Sobre o senso comum e a ciência, assinale a afirmativa correta:  
(  )  a)  Enquanto no senso comum o homem busca os princípios lógicos que regem o pensamento coerente; a ciência afirma que, pela magia, o homem pode libertar-se do medo e das superstições. 
(   )  b)   A ciência  é, sim, uma "visão de mundo", fragmentária e, por vezes, até contraditória, mas o senso comum procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.  
(   )  c) De acordo com o senso comum, deve haver controle experimental nos estudos realizados, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.
(   )  d) O senso comum busca de leis gerais e princípios invariantes dos processos estudados. 
(   )  e) O senso comum é subjetivo, isto é, exprime sentimentos e opiniões individuais e de grupo, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro; o conhecimento científico é objetivo, isto é, é um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados.  
 
 
2 -  O evento que marcou a origem da psicologia como ciência foi:  
(   )  a) o desenvolvimento do primeiro teste mental por Binet – França, 1905   
(   )  b) a fundação do primeiro laboratório por Wundt -  Alemanha, 1879  
(   )  c) a descoberta de Broca mostrando que uma área  específica do sistema nervoso, conhecida hoje como área de Broca, está relacionada com uma função psicológica específica – França, 1861 
(   )  d)  a implementação da reforma psiquiátrica por Pinel – França , 1793  
(   )  e) a publicação do livro ″A interpretação dos sonhos” por Freud – Áustria, 1900 
 
 
3 - Vários tipos de conhecimento são importantes para a sociedade. Assinale qual opção está relacionada ao conhecimento científico. 
(   )  a) É saber sobre o domínio da vida cotidiana, da realidade sentida como seres humanos.
(   )  b) Saber que se apoia em doutrinas com proposições sagradas, reveladas pelo sobrenatural, que consistem em verdades indiscutíveis. 
(   )  c) Um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa, utilizando métodos rigorosos.
(   )  d) É pautado no uso da imaginação, convocando os sujeitos para produzirem diferentes representações sobre os aspectos discutidos. 
(   )  e) É o saber que exprime os sentimentos e opiniões individuais ou de grupos. 
4 – Na década de 1920, ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares, Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do comportamento (como por exemplo, o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). Curioso, realizou experimentos em situações que denominou: 
(  )  a) condicionamento clássico ou respondente    
(  )  b) condicionamento operante  
(  )  c) estímulo 
(  )  d) resposta 
(  )  e) comportamento vicariante 
5 - Que sistema psicológico/ abordagem teórica dedicou-se ao estudo da percepção?  
(   )  a)  Estruturalismo 
(   )  b)  Funcionalismo 
(   )  c) Behaviorismo 
(   )  d)  Psicanálise  
(   )  e) Psicologia da Gestalt ou Gestaltismo  
6 – Ciências, no plural, refere-se às diferentes maneiras de realização do ideal de cientificidade, segundo os diferentes fatos investigados e os diferentes métodos e tecnologias empregados. Discorra sobre as características, diferenças e relação do pesquisador com o objeto de estudo nas Ciências Humanas e nas Ciências Naturais (Vale 2,0 pontos).

Continue navegando