Buscar

Programa dos dez pontos no Halliwick

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Programa dos dez pontos no Halliwick
 O programa de 10 pontos de halliwick foi desenvolvido para um ensino geral da natação, esses 10 pontos segue uma sequência lógica de padrões, se o paciente realiza todos os domínios ele resulta na formação de paciente realmente confiante e feliz na água. É importante que o fisioterapeuta se certifique que esse paciente está adaptado à atividade antes de prosseguir, há medida que cada estágio chega aos 10 pontos o paciente vai se deparando com a necessidade de outro tipo de adaptação, ou seja, adaptação mental.
1º ponto- o ajustamento (adaptação) mental:
 É adaptação desse paciente na piscina, de forma que ele consiga gerar uma confiança para esta dentro da piscina, confiança em flutuar compreender o impulso da água. Ele tem que ter uma adaptação também em relação aos os medos de entrar na piscina, vergonha de esta com roupa de banho, e ele tem que se adaptar ao contato físico com outras pessoas totalmente desconhecidas, se adaptar os sons, ao reflexo da luz sobre a água, se adaptar a comunicação que vai ser prejudicada por causa da água, ouvidos tampados, olhos molhados, além de do barulho outros de prováveis pacientes.
 Fisioterapeuta também tem que identificar algumas medicações que o paciente não está mentalmente adaptado, como: tensão demonstrada pelo paciente, paciente com uma com os fechados, paciente que mantém os ombros fora da água, paciente não respira direito, fazendo extensão do pescoço, fica com medo de mergulhar o rosto na água, dentre outros.
2º ponto- desprendimento (desligamento):
É um meio pelo qual o paciente se torna mental e fisicamente independente:
Ele vai ficar independente do contato físico, pela diminuição do apoio recebido pelo fisioterapeuta, independente do contato visual, conseguindo mudar de posição, do apoio de frente para o apoio, independente de um instrutor por decorrer das frequentes mudanças de parceiros, fica independente para se adaptar de um local de atendimento para o outro.
3º ponto- rotação vertical:
É um movimento em torno do eixo do corpo, paciente vai ficar da posição deitada para posição em pé.
4º ponto - rotação lateral:
É o movimento que o paciente vai realizar em volta do eixo da coluna vertebral, rolar de decúbito ventral para o decúbito dorsal.
5º ponto- rotação combinada: 
Esta é a combinação das duas anteriores, paciente vai ficar da posição deitada para posição em pé e em seguida vai rolar de decúbito ventral para decúbito dorsal, quando esse paciente consegue dominar a rotação ele já vai ter o controle da sua posição na água e pode alcançar com mais segurança uma posição para respirar se adaptando ao meio.
6º ponto- empuxo:
Refere-se a força da flutuação da água, o paciente vai ter mais consciência da flutuação do seu corpo na água, perdendo o medo de afundar, deixando o corpo ser empurrado para cima, conseguindo relaxar o corpo por inteiro, para conseguir chegar nesse estágio paciente deve ter uma boa com conscientização do controle da respiração, usabilidade que ele conseguiu adquirir o paciente é capaz de manter sua posição enquanto ele flutua, fica parado ou relaxado.
7º ponto- equilíbrio: 
Nesse ponto o paciente vai conseguir manter o seu corpo relaxado enquanto flutua, fazendo algumas adaptações quando a turbulência, paciente deve experimentar diferentes posições para facilitar a sua flutuação, obtendo uma posição segura para respirar, para se obter o equilíbrio e a calma vai depender do controle físico e mental do paciente.
8º ponto- deslize turbulento:
Paciente vai flutuar e o fisioterapeuta vai criar uma turbulência, levando o paciente através dessa turbulência, não é um contato físico em si, o paciente não pode fazer movimentos bruscos nessa etapa, ele precisa estar treinando para controlar a tendência de rolar dentro da água.
9º ponto- progressão simples: 
Paciente vai realizar movimentos com as mãos juntas ao corpo, tipo remada curtas.
10º ponto- braçada básica: 
Paciente em decúbito dorsal, são realizados movimentos lentos e amplamente sobre a água.
 
 O principal objetivo desse método é adquirir a confiança do paciente, compreender, apreciar e estar seguro na água, sabendo respirar bem e consequentemente nadar.
 MÉTODO WATSU EM PACIENTES COM FRIBOMIALGIA
 Pacientes com fibromialgia esse método watsu é realizado não só para benefícios da fatoração, alongamento ou massagem, sobretudo, para um potencial relaxamento corporal e controle do nível de estresse, sintonizado movimentos passivos com a inibição de quantos capítulos, com intuito de equilibrar os pontos de energia proporcionando o bem-estar não só momentâneo, mas tem resultado também em fatores físicos e emocionais.
 Autores como Bastos e Caetano relatam muitos benefícios para esses indivíduos, já que o impulso, a propriedade hidrostática que exerce a força contrária da gravidade favorece a diminuição do peso corporal, aumentando a sensibilidade aos movimentos, melhorando a respiração, que por sua vez possibilita um relaxamento profundo, a utilização da água aquecida favorece também para o alívio da dor, a diminuição da rigidez articular e espasmos musculares , consequentemente melhorando ADM, a coordenação e aumentando a autoestima do paciente com fibromialgia. Esse método proporciona alongamento eficiente, diminuição do quadro Álgico, relaxamento muscular e melhora do Estado psicológico. Devido a utilização de movimentos completamente passivos, contínuos e rítmicos o paciente vai sentir a sensação do relaxamento profundo.
 O movimento dança da respiração é um movimento básico, na qual o paciente flutua nos braços do fisioterapeuta, a medida em que os dois expiram, eles afundam um pouco e em seguida deixa a água levá-los de volta para cima, na medida que inspiram simultaneamente, pode se repetir várias vezes esse movimento durante a sessão, criando uma conexão do paciente com fisioterapeuta que pode ser levada para todos os alongamentos e movimentos a seguir. 
 O movimento da sanfona, na posição braços abertos, neste ciclo de movimentos, apoiando em baixo do occipital e dos joelhos, não é necessário nenhum a contração muscular. Foi cria do um espaço para uma liberação física completa. Essa posição aproxima a posição fisiológica do ombro e quadril já familiar na Dança da respiração. A posição dobrada da sanfona é um a das mais fortes, psicologicamente, no Watsu.
Aluna: Elyne de Cássia Romão
201751144925 - A-3

Continue navegando