Buscar

Questões de Óptica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1,25 pts.
1.
Um holofote foi instalado no fundo de uma piscina, cheia de um líquido cujo índice de refração é 1,99. Para qual angulação dos raios de luz que saem do holofote, há reflexão total, sabendo que o segundo meio é o ar, cujo índice de refração é 1,00?
	
37,04°
	
38,00°
	
30,17°
	
37,24°
	
36,15°
1,25 pts.
2.
Dois espelhos planos estão dispostos de tal forma que existe uma angulação de 84° entre suas faces refletoras. Colocando-se um objeto de frente a esses espelhos, quantas imagens inteiras foram geradas?
	
5
	
4
	
8
	
3
	
6
1,25 pts.
3.
Um raio de luz incide em uma superfície com ângulo de 30° com a normal. Seu ângulo de reflexão é igual a:
	
20°
	
45°
	
30°
	
80°
	
10°
1,25 pts.
4.
Um raio incide em uma superfície regular com ângulo de 5° com a superfície. Assim, o valor do ângulo que o raio incidente faz com a normal é igual a:
	
5°
	
75°
	
85°
	
45°
	
15°
1,25 pts.
5.
Em 1982 a TV Globo exibiu a novela "Brilhante". A abertura da novela era a música "Luiza", de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Identifique o fenômeno físico que caracteriza os versos abaixo da referida música:
"Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente prá te dar Luiza"
	
Absorção da luz
	
Reflexão da luz
	
Dispersão da luz
	
Polarização da luz
	
Difração da luz
1,25 pts.
6.
Quando olhamos para um espelho plano, como aqueles que temos nos banheiros e móveis de nossa casa, nossa imagem é formada atrás do espelho a mesma distância que nos encontramos da superfície refletora do espelho. Do ponto de vista da física, trata-se de um fenômeno óptico em que um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao seu meio de origem. Graças a esse fenômeno conseguimos enxergar os objetos ao nosso redor, pois a luz incide sobre os corpos, que, por sua vez, refletem-na, fazendo com que os raios de luz cheguem aos nossos olhos, possibilitando, assim, a nossa visão. Este fenômeno ondulatório é:
	
a refração da luz
	
a difração da luz
	
a disperção da luz
	
a polarização da luz
	
a reflexão da luz 
1,25 pts.
7.
Milhares de pessoas em todo o mundo usam lentes de contato, embora você talvez não tenha o conhecimento disso só de olhar para elas. Mas o fato que se um trabalhador apresenta dificuldade em leitura de seus manuais de equipamentos, algum problema de visão o esta afetando. A dificuldade em ver de perto, é um termo comum e é descrita pelo trabalhador como uma visão desfocada dos objetos próximos mas que é clara ao olhar à distância. Este trabalhados está com o problema de visão ________________ que pode ser corrigido por lentes_______________. Assinale a alternativa que contém as palavras corretas que preenchem a frase nesta ordem.
	
Hipermetripia - Lentes Divergentes
	
Plesbiopia - Lentes Esféricas
	
Hipermetripia - Lentes Convergentes
	
Miopia - Lentes Divergentes
	
Miopia - Lentes Convergentes
1,25 pts.
8.
Os cienteistas utilizam como ferramenta para ampliar a visão de uma superfície ao utilizarem diferentes tipos de Lupa. Está é um instrumento óptico munido de uma lentes com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. Este tipo de lente é denominado:
	
Lente Convexa
	
Lente Divergente
	
Lente Convergente
	
Lente Côncava 
	
Lente Plana
VERIFICAR E FINALIZAR
 	 	 Não Resp.	 	 	 Não Gravada	 	 	Gravada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais