Buscar

Princípios da Engenharia AVA 1

Prévia do material em texto

Princípios da Engenharia – AVA 1
Nome do aluno: Alvaro Silva Dias Menezes
Matrícula: 20211302573
Curso: Engenharia de Produção
Estudo de caso: veículos de transporte com valores reduzidos de emissão de poluentes e ruídos
Caro aluno, conforme você estudou nesta unidade 2, o engenheiro deve realizar suas atividades imerso no pensamento ético. Desta feita, a importância deste trabalho encontra-se em você praticar o mencionado conceito.
Recentemente um Instituto de Proteção ao Meio Ambiente determinou que veículos que produzam ruído e poluição acima de determinados valores devem utilizar rotas alternativas de modo a evitar trafegar em rodovias que cruzem reservas florestais e, segundo a equipe, isto vai causar atrasos e incremento de custos aos serviços prestados por sua empresa de transporte.
Dessa forma, você recomenda à direção da empresa que seja desenvolvido um projeto para avaliar a viabilidade de utilizar veículos de transporte com valores reduzidos de emissão de poluentes e ruídos.
Tal atitude demonstra como é importante para os profissionais de Engenharia:
a) Tomar todas as decisões relativas às alternativas para o projeto tendo como base somente os requerimentos legais.
R.: Alternativa incorreta. Para os engenheiros, ter como base apenas os requerimentos legais não se faz suficiente. Uma de suas obrigações é seguir o código de ética da sociedade e da profissão. Encontramos na maioria das associações de engenharia profissionais defendem e a integridade, a honra e a dignidade da profissão de engenharia como também a importância de nossas tecnologias e a forma que ela afeta a nossa qualidade de vida tomando decisões coerentes com a segurança, saúde, bem-estar e meio ambiente. Desta forma, o código de ética se atenta aos deveres do profissional ante ao ser humano e a seus valores, ante à profissão, aas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, nas relações com os demais profissionais e ante ao meio minimização dos impactos ambientais.
b) Seguir os requerimentos legais e padrões éticos da sociedade e da profissão.
R.: Alternativa Correta. De acordo com o código de ética onde exprime os deveres do engenheiro, identificamos que sua função é estar atento ao atender, na elaboração do projeto, formas de execução ou se necessário criar novos produtos afim de atender as devidas recomendações para causar o menor impacto possível no consumo de energia e nos impactos causados no meio ambiente. Sendo seu objetivo principal estar em conformidade com o ser humano, o meio ambiente e seus valores com base no desenvolvimento sustentável quando o assunto for intervir em ambientes naturais ou no bem estar das pessoas preservando também seus bens e seus valores.
c) Fazer o trabalho sempre buscando os melhores métodos de desenvolver os serviços efetivamente e atingir o objetivo a qualquer preço.
R.: Alternativa incorreta. É válida a busca para desenvolver métodos mais eficazes para atingir o objetivo porém não a qualquer preço. No caso citado, o melhor método seria continuar utilizando as mesmas rotas com veículos que produzindo ruído e poluição acima de determinados convencionados pois estaria com menor custo e possivelmente menor logística. Desta forma, estaria indo contra ao código de ética ante ao meio resultando em dano ao ambiente natural, à saúde humana ou ao patrimônio cultural pela má conduta.
d) A importância de levar em conta o orçamento disponível para completar o projeto.
R.: Alternativa incorreta. Um dos deveres do profissional de engenharia é levar em consideração o orçamento do projeto em respeito aos envolvidos como colaboradores, clientes e empregadores, porém se faz necessário que o profissional seja capaz atender também as normas legais e os princípios éticos antes mesmo que o orçamento seja pauta fornecendo de forma eficaz a informação correta, objetiva e precisa. Desta forma, entende-se que deve haver concordância entre o orçamento apresentado, o desenvolvimento sustentável, a ética da profissão e da sociedade. No caso em questão, uma das soluções poderia ser a modernização da frota de entrega para veículos com baixo teor de poluição e menor ruído. Seria um investimento a curto prazo, que poderia ser comparado aos custos causados pelos atrasos e incremento de custos aos serviços prestados caso mantivesse a formatação anterior, porém traria menos custo de combustível e evitaria possíveis perdas de clientes. 
Referências:
· DYM, C.; LITTLE, P. Introdução à Engenharia: Uma abordagem baseada em Projeto. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. Leitura das páginas 309-316;
· Código de Ética do Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia – Artigos 8-9-10.

Continue navegando