Buscar

Perguntas sobre a Política Nacional De Atenção à Saúde Dos Povos Indígenas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTAS SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS
1- Como deve ser realizada a atenção à saúde da população indígena pelo SUS?
A atenção dada à saúde da população indígena deve ser diferenciada, por conta de seus antecedentes históricos e também por conta de diferenças que esses povos enfrentam na atualidade, como por exemplo, vulnerabilidade, saneamento básico, conflitos por terra e demarcações, nutrição, habitação, educação, entre outros.
Por conta disso, foi criado dentro do SUS, um subsistema para atender especificamente a saúde dessa população. 
2- Como é o trabalho de assistência na saúde indígena?
Os DSEI realizam a montagem de uma equipe e, na maioria das vezes se deslocam até a aldeia para realizar triagens e atendimentos, tendo em vista que o deslocamento dessa população para outro local é muito difícil. Os profissionais dessa equipe de saúde devem procurar sempre entender e respeitar as culturas, costumes e tradições desses povos para melhor atende-los.
“Nas aldeias, a atenção básica será realizada por intermédio dos Agentes Indígenas de Saúde, nos postos de saúde, e pelas equipes multidisciplinares periodicamente, conforme planejamento das suas ações.” 
3- Qual a função dos DSEI?
Os chamados Distritos Sanitários Especiais Indígenas são unidades organizacionais e gestoras. Eles são implantados com objetivo de facilitar o acesso dos povos indígenas às ações e serviços básicos de saúde e sua estrutura de atendimento conta com unidades básicas de saúde indígenas, polos base e as Casas de Apoio a Saúde Indígena (CASAI).
4- O que é subsistema de atenção à saúde dos povos indígenas?
É um componente do Sistema Único de Saúde – SUS, criado e definido pela Lei Nº 9.836, de 23 de setembro de 1999, e pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. São ações e serviços de saúde voltados para a população indígena, em território nacional. Leva em consideração a realidade local, e as especificidades da cultura dos povos indígenas, pautando-se em uma abordagem diferenciada e mais global. Contempla aspectos de assistência à saúde, saneamento básico, nutrição, habitação, meio ambiente, demarcação de terras, educação sanitária etc. garantindo a essa população o acesso integral à saúde, de acordo com suas necessidades.

Continue navegando