Buscar

Questões concurso - Prótese fixa (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de concurso – Prótese Fixa
1) Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT - 3ª Região (MG) Prova: FCC - 2015 - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Odontologia (Prótese)
A razão primária da opção pelo uso de um pino é obter a retenção do núcleo que substitui a estrutura dentária coronal perdida. Por essa razão,
A pinos de metal pré-fabricados com núcleos diretos feitos de ionômero de vidro, compósitos ou amálgama são mais seguros que pino e núcleo em única peça, pois quando aumenta o número de interfaces aumenta também o potencial para falhas.
B quando da utilização de pinos metálicos o material utilizado para o núcleo de preenchimento deve envolvê-los totalmente, evitando o contato com a restauração indireta definitiva, o que poderia transferir tensões da coroa para a raiz do dente, possibilitando no futuro, maior risco de fratura radicular.
C um sistema de pino ideal deve possuir máxima retenção com a mínima quantidade de dentina, remanescente para distribuição uniforme do estresse funcional ao longo da superfície radicular e compatibilidade estética com a restauração definitiva e os tecidos adjacentes.
D a cimentação passiva consiste em evitar o efeito da pressão hidráulica, para que a cimentação não gere muita tensão no interior da raiz.
 E o efeito de cunha no interior da raiz pode ser minimizado preparando-se as paredes do conduto de forma mais paralela possível.
2) Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: INSTITUTO AOCP - 2015 - EBSERH - Cirurgião Dentista - Dentística 
De forma geral, as coroas metalo-cerâmicas apresentam vantagens em relação às coroas feitas totalmente em cerâmica. A vantagem que as coroas feitas em cerâmica apresentam em relação às metalo-cerâmicas é
A maior resistência à fratura.
B estética.
C apresentar menos fraturas dos conectores.
D menor suscetibilidade à fratura por lascamento.
E menor suscetibilidade à fratura do corpo da coroa em dentes posteriores.
3) Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: INSTITUTO AOCP - 2015 - EBSERH - Cirurgião Dentista - Prótese Dentária
Em um molar superior tratado endodonticamente, pode-se utilizar seus condutos radiculares para a instalação de núcleo com pino para reconstrução protética. Qual conduto radicular é o mais utilizado para esta finalidade?
A Distal.
B Mésio-vesibular.
 C Palatino.
D Disto-vestibular.
E Mésio-lingual.
4) Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TCE-SE Prova: FGV - 2015 - TCE-SE - Cirurgião-Dentista
Os núcleos intrarradiculares estão indicados em dentes nos quais a coroa clínica apresenta-se com grande destruição e que necessitam de reabilitação protética. O comprimento ideal de um pino intrarradicular que garanta retenção adequada ao núcleo deve ser de:
A 2/3 do comprimento total do remanescente dental;
B 2/3 do comprimento total do suporte ósseo envolvido 
C 1/3 do comprimento total do remanescente dental;
D 1/3 do comprimento total da coroa clínica;
E 2/3 do comprimento da coroa clínica.
5) Os fios afastadores gengivais são importantes quando inseridos no sulco gengival durante o ato de moldar, vejam as imagens abaixo e cite a importância dessa etapa no ato da moldagem.
 Fig.1 Fig.2 
Resposta: Os fios afastadores proporcionam um melhor afastamento gengival, controle da umidade e sangramento. Esses materiais contêm sais de alumínio ou ferro e provocam isquemia temporária, promovem contração dos tecidos por precipitação de proteínas da membrana celular, causando redução do exsudato, secreções e fluxo sanguíneo capilar. Dessa maneira, o correto afastamento gengival, através dos fios afastadores, possibilita a visualização perfeita da linha de término dos preparos coronários durante a fase de eparação, moldagem e, consequentemente, a reprodução de uma peça protética bem adaptada. Além disso, a realização desse procedimento evita a entrada de agente cimentante no interior do sulco gengival. 
	
	Paloma Sthephanny

Continue navegando