A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
AOL 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

38882 . 5 - Comunicação e Expressão - 20211.AB
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Rafaella Camila Ribeiro da Silva
Nota finalEnviado: 20/04/21 03:18 (BRT)
10/10
Assignment Content
Assignment Content
1. Pergunta 1
/1
Leia os trechos a seguir: 
Segundo o dicionário, um dos conceitos para a palavra “broto” corresponde a uma pessoa jovem e atraente, especialmente do sexo feminino.
Fonte: HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004, p. 113. (Adaptado.) 
O termo era bastante usado na época de publicação da crônica que o tinha como título. Leia um trecho dessa crônica a seguir: 
“Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado: é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível. Ser brotinho é não usar pintura alguma, às vezes, e ficar de cara lambida, os cabelos desarrumados […]”.
Fonte: CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In.: O Cego de Ipanema, Rio de Janeiro: Editora do Autor. 1960. p. 15. 
Assim, considerando essas informações, o trecho da crônica de Paulo Mendes Campos e os estudos feitos sobre variedade linguística, em relação aos dias de hoje, a crônica representa um exemplo de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
fator social.
2. 
dialeto.
3. 
jargão profissional.
4. 
variação histórica. 
Resposta correta
5. 
expressão de grupos de interesses comuns.
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
As autoras Paschoalin e Spadotto, a respeito da denotação, mencionam que “o significado usual ou convencional da palavra é o primeiro informado no dicionário. É um tipo de emprego em que a palavra fica sujeita a apenas uma interpretação”.
Fonte: PASCOALIN, M. A.; SPADOTTO, N. T. Gramática: teoria e exercícios. Ed. renovada. São Paulo: FTD. 2008, p. 498. 
A partir da leitura do trecho acima e considerando os conteúdos estudados sobre o uso da denotação, a alternativa que apresenta uma frase do livro O segredo e outras histórias de descoberta, de Lygia Fagundes Telles, com uso denotativo das palavras é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
“Fechei a boca em brasa agora que os tocos das unhas (já crescidas) eram tentação e punição maior.”
2. 
“Aproximou-se ganindo docemente, depositou o gorro aos pés do pintor e tombou morto.”
3. 
“Começou a enrolar seu cigarrinho de palha. Os olhinhos escuros faiscavam.”
4. 
“Ou passei a mentir menos, mais de uma vez ele me falou do horror que tinha de tudo que cheirava a falsidade, escamoteação.”
5. 
“Tia Marita veio ao meu encontro, mais aflita e gaguejante do que de costume.”
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir: 
A língua portuguesa escrita apresenta recursos de coesão textual baseados em usos de pronomes pessoais, que substituem substantivos; pronomes possessivos, que associam a ideia de posse às pessoas gramaticais; pronomes relativos, que retomam termos antecedentes; pronomes indefinidos, que se referem à terceira pessoa de modo impreciso.
Fonte: TERRA, Ernani; NICOLA, José De. Práticas de linguagem – leitura e produção de textos. São Paulo, Scipione, 2010, p. 99. (Adaptado).
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre a coesão textual realizada com o uso de pronomes, analise os pronomes dados a seguir e associe-os com seus respectivos exemplos.
1) Pronome pessoal.
2) Pronome possessivo.
3) Pronome relativo.
4) Pronome indefinido.
( ) A aluna trouxe suas dúvidas por escrito. 
( ) A roupa que comprei é muito bonita. 
( ) João era amigo da família, quando ele viajou, deixou muitas saudades. 
( ) Mãe, pai, avós, ninguém fazia a criança parar de chorar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 1, 2, 3.
2. 
3, 1, 2, 4.
3. 
2, 3, 1, 4. 
Resposta correta
4. 
1, 2, 3, 4.
5. 
3, 2, 4, 1.
4. Pergunta 4
/1
A coesão textual garante a ligação entre as palavras, as orações e as frases de um texto e o uso de pronomes, sinônimos, hipônimos, heterônimos, campos lexicais e campos semânticos atuam em favor dessa ligação. 
Considerando essas informações e os estudos realizados sobre a coesão textual e os processos de referências a fim de garantir a “amarração” das ideias do texto, analise os mecanismos de coesão mencionados a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Relações exofóricas.
2) Relações endofóricas.
3) Relações anafóricas.
4) Relações catafóricas. 
( ) As relações que têm o referente apresentado depois delas. 
( ) As relações que fazem a retomada de referentes que aparecem antes delas. 
( ) As relações que têm referências encontradas dentro do próprio texto. 
( ) As relações que têm referências encontradas fora do texto.
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 3, 1, 4.
2. 
1, 4, 2, 3.
3. 
4, 3, 2, 1.
Resposta correta
4. 
3, 1, 4, 2.
5. 
4, 2, 3, 1.
5. Pergunta 5
/1
Os falantes da língua, de acordo com suas intenções comunicativas, podem fazer uso dos diferentes sistemas linguísticos, explorando a função utilitária ou a função estética da língua, conforme seus objetivos durante o envio das mensagens. 
A partir dessas informações e considerando os estudos feitos sobre a função utilitária e a função estética da língua, analise as afirmativas a seguir e identifique as afirmativas que apresentam a função utilitária. 
I. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi um passo importante em direção à criação de uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países que tenham o português como língua oficial. 
II. “Ao poeta Drummond, que mora mais além, a feira deve incomodar, porque grandes caminhões roncam sob sua janela, e o vozerio dos mercadores e freguesas perturba o seu sono matinal.” (BRAGA, Rubem. In. Coisas simples do cotidiano, p. 39)
III. “O poeta é mais adequado para ouvir as exclamações patéticas (‘os tomates estão pela hora da morte’) e tomar o pulso dos fatos concretos da mercancia local.” (BRAGA, Rubem. In. Coisas simples do cotidiano, p. 39)
IV. “As figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos expressivos que se revelam pelo modo não convencional com que as palavras são trabalhadas.” (PASCOALIM, M. A. e SPADOTTO, N. T. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo. FTD, 2008, p. 499)
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV.
2. 
II e IV.
3. 
II e III.
4. 
I e IV. 
Resposta correta
5. 
I e II.
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir: 
“Em Linguística, dêitico refere-se ao elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores”. Um exemplo da presença de dêitico acontece com o uso de pronomes demonstrativos.
Fonte: INFOPÉDIA. Dêitico. IN: Dicionário infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2003-2019. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/dêitico> Acesso em 08/09/2019. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o estudo realizado a respeito da coesão entre os termos das orações com o uso de referência textual, explorando dêitico representado por pronome demonstrativo, temos a frase:
Ocultar opções de resposta 
1. 
“É necessário que esta agenda esteja sempre no meu material”. 
Resposta correta
2. 
“Suas notas melhoraram”.
3. 
“Ele sempre estava desanimado”.
4. 
“Minhas anotações estão aqui”.
5. 
“Gostava de balas de hortelã. Comprava-as constantemente”.
7. Pergunta 7
/1
O falante de uma comunidade linguística, de acordo com seus objetivos, elabora suas mensagens, buscando esquemas de produções textuais que consideram a função utilitária e a função estética da língua. 
A partir das informações apresentadas e considerando os estudos feitos sobre a função utilitária e a função estética da língua, analise as afirmativas a seguir e identifique as afirmativas que apresentam a função estética. 
I. “Os adjetivos são palavras que expressam as qualidades ou características