Buscar

RELATO DE EXPERIÊNCIA KEYLI

Prévia do material em texto

RELATO DE EXPERIÊNCIA
Nome completo: Keyli Dayane Araújo Ferreira.
Login: 200135329
No dia 06 de agosto de 2020, entrei em contato com uma amiga que trabalha como professora no Centro de Ensino Madre Tereza. Relatei a ela que estava precisando de ajuda para encontrar uma escola onde pudesse realizar o estágio, a docente me encaminhou para direção. No dia seguinte fui até a escola onde me apresentei para diretora e a coordenadora do infantil e fundamental I, conversamos sobre a natureza do estágio no infantil e no fundamental I, elas me relataram que as aulas estavam ocorrendo através do aplicativo Meet e que todos estavam em processo de adaptação, que por este motivo só poderia por em prática meu estágio no 5° ano do fundamental I, porque eles são maiores e aceitariam bem a novidade. Do dia 07 a 14 de agosto assisti as aulas da turma do 5° ano, elas iniciavam às 08h e finalizavam às 12h com um intervalo de 20min. Os professores utilizavam o aplicativo Meet do google que permite que ele compartilhe, slide, vídeos, jogos, áudio e vídeo. 
Nos dias 17 a 31 de agosto realizei a leitura do manual de estágio o que não me ajudou muito, pois estamos vivendo um tipo de estágio atípico. Segui para leitura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), senti bastante dificuldade, pois o documento é extenso e complexo, através das trocas de informação com o professor regente da turma, que me orientou e me cedeu um livro didático utilizado pela escola (Conquista da Positivo) consegui realizar meu planejamento. O Livro traz o conteúdo alinhado a BNCC, já indicando ao professor que habilidades estão sendo contempladas naquela atividade. 
Em fim chegou o grande dia! 21 de outubro de 2020. 
Marquei uma reunião via Meet com a turma do 5° ano para dar minha aula de Língua Portuguesa, preparei um slide com as imagens do livro didático, fiz uma dinâmica de apresentação (nome e movimento) para quebrar o gelo, percebi que eles estavam empolgados por se tratar de uma aula diferente. Os alunos foram bem participativos, o conteúdo era um texto que envolvia o direito dos idosos (estatuto do idoso), tecnologia “a revolução dos robôs cuidadores está por vir?” e valores como empatia, respeito e solidariedade. Esses temas estão diretamente alinhados com os objetivos da BNCC que é formar cidadãos mais críticos e engajados em seu meio social. 
Em fim foi uma grande oportunidade, aprendi muito, creio que essa nova forma de ensino a distancia trouxe muitos desafios aos professores, alunos e pais, e segurança para todos diante da pandemia. Com tudo o uso das ferramentas tecnológicas possibilitou que estivéssemos juntos e que os alunos não perdessem o ano letivo. Obrigada pela oportunidade.

Continue navegando