Buscar

Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 
Bem antes de ser conhecido por este nome, o Brasil era povoado por inúmeras tribos indígenas, cada uma com sua cultura e seus costumes, mas, ao longo de sua história, com a chegada dos portugueses e, posteriormente os movimentos migratórios devido a colonização, escravidão, e guerras mundiais, tornou-se um dos países mais miscigenados do mundo.
Por conta desta diversidade e do tamanho de seu território de proporções continentais, vimos diferentes movimentos culturais surgindo e se desenvolvendo, tanto a partir das diferenças climáticas e geográficas de cada região, quanto pela influência dos imigrantes que ali habitavam anteriormente.
Em cada canto do país encontramos um pouco da herança de seu passado e conseguimos identificar a presença de elementos de diferentes etnias, com maior ênfase nas indígenas, europeias e africanas. Esta influência vai desde palavras em nosso vocabulário, pratos típicos, até crenças religiosas. 
· Indígena: Primeiros á habitar a região, os indígenas têm influência em nossa cultura em diversas vertentes, como para a nosso vocabulário, por exemplo, em palavras como: Pipoca, capim, abacaxi, jacaré, entre várias outras. Herdamos também o hábito de deitar em redes, pratos como a tapioca e o pirão, artesanato com folhas e palha, sem contar elementos importantíssimos para o nosso folclore, com o Saci, Curupira e Caipora, tão presentes na infância dos brasileiros.
· Europeia: A influência portuguesa é bastante evidente, não só pelo idioma que falamos, mas também pela importância da religião católica na cultura brasileira. Além das mais de 220 mil igrejas construídas no país, grande parte das nossas festividades são baseados no catolicismo, como o São João e o Carnaval. Vemos também sua presença marcante na culinária, arquitetura e nas artes. 
No entanto, desde 1500, quando Portugal conheceu a abundância de nossas terras, despertou o interesse de holandeses, espanhóis e franceses que também migraram a fim de garantir uma parte. As marcas dessa disputa histórica podem ser percebidas até hoje em diversos locais do país. 
Por fim, não podemos nos esquecer dos italianos e alemães, que chegaram, em sua maioria, após o período da escravidão, em busca de melhores condições de vida e deixaram seu legado, principalmente na culinária, presente em todo o país.
· Africana: Através do tráfico negreiro, milhares de povos escravizados foram trazidos da África para o Brasil, e com eles, sua imensa diversidade cultural. Suas crenças religiosas, que sofreram retaliação desde sua chegada, hoje são praticadas em todo o território. Na música, os ritmos e instrumentos africanos são base para o Samba, hoje conhecido mundialmente como um ritmo brasileiro. Na culinária, temos nosso prato típico mais famoso: A feijoada. Junto a ela também podemos citar o acarajé, o vatapá e o caruru, sem se esquecer do azeite de dendê, extraído de uma palmeira africana e hoje amplamente cultivada na Bahia.
Com o passar do tempo, fomos dando nossa cara para cada influência destas tão diferentes etnias e elas foram se encaixando e se transformando no que hoje chamamos de cultura brasileira. No entanto, as culturas africanas e indígenas sempre foram subjugadas em relação à cultura europeia. Não foi fácil para que os africanos, conseguissem manter viva suas crenças, por exemplo, já que desde sua chegada, foram forçados a se converter ao catolicismo. Foi necessária muita luta para que as religiões afro-brasileiras pudessem ser praticadas livremente, tanto que só começaram a aparecer em pesquisas importantes, como a do IBGE, na década de 80 e ainda hoje sofrem bastante preconceito devido a falta de conhecimento da maioria da sociedade. Já os indígenas, até hoje seguem lutando pelo básico: Ter uma terra para chamar de sua, onde possam viver de acordo com sua cultura e serem respeitados como indivíduos. 
É nosso dever, como cidadão brasileiro, lutar contra esta desigualdade em toda e qualquer oportunidade. Nossa história, sempre tão plural e rica em suas diferenças, precisa começar a ser contada de outra forma, mais justa e com igualdade para que todas as crenças e culturas possam coexistir com respeito e dignidade.

Outros materiais