Buscar

prova_1[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O período Neolítico transformou significativamente a vida do homem pré-histórico em vários aspectos, desde a sua relação com a natureza até a sua organização grupal. Sobre as mudanças neste período, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A agricultura e a domesticação dos animais propiciou o aumento da população e da qualidade na alimentação.
	 b)
	A prática da agricultura foi descoberta pelos homens durante a atividade de caça e coleta.
	 c)
	Devido às guerras e às revoluções do período, ocorreu uma escassez de alimentos.
	 d)
	A nova forma de organização grupal deu início à privatização da terra.
	2.
	A arqueóloga brasileira Niède Guidon dedicou décadas de estudo ao conhecimento histórico das sociedades ágrafas do continente americano. Seu trabalho alterou a compreensão mundial sobre a migração do homem americano na pré-história. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A primeira teoria sobre a migração sugere que o homem americano chegou ao continente através do Estreito de Bering.
II- A segunda teoria complementa com uma rota adicional da migração através da Polinésia e Oceania.
III- O Estreito de Bering está localizado no encontro entre o Alasca e a Sibéria.
IV- As teorias sobre o homem americano da pré-história ainda são rejeitadas pela historiografia atual.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	3.
	As características dos períodos que formam a pré-história permitem que observemos a evolução das habilidades dos hominídeos, as técnicas utilizadas e a interferência da natureza, presente nesses processos de evolução. Sobre as características dos períodos da pré-história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O período Paleolítico é caracterizado pelo domínio do fogo, fabricação de instrumentos e ferramentas e pelo surgimento do gênero Hominídeo.
(    ) Um fator determinou a passagem do período Paleolítico para o Neolítico: o trabalho com metais preciosos e diamantes.
(    ) Os meios de fabricação sofreram alterações na Idade dos Metais. Com o crescimento das cidades e da população, as roupas eram feitas a partir da técnica mecânica em série de fiação.
(    ) Durante a Idade dos Metais, regiões próximas dos rios foram beneficiadas pela fertilização do solo através de canais de irrigação e drenagem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	A pré-história foi composta por diferentes períodos. O período paleolítico foi o mais extenso e é conhecido pelo surgimento dos hominídeos e pelo domínio do fogo. Sobre as características do período paleolítico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No início do período paleolítico, ocorreu a Era Glacial, que exterminou grande parte dos hominídeos.
	 b)
	Apresentavam organização grupal, dedicando-se à caça, à pesca e à coleta, conhecidos como caçadores-coletores.
	 c)
	Desenvolveram ferramentas à base de metal, permitindo o aprimoramento de tarefas cotidianas.
	 d)
	Permaneceram como grupos seminômades e sedentarizados durante todo o período.
	5.
	A atividade científica da arqueologia vai muito além da ação em campo em algum sítio arqueológico. Nesse caminho, o resultado deste trabalho depende da interação de uma série de áreas da pesquisa, como a química, que auxilia a história com a verificação da idade de objetos e fósseis encontrados. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Com estudos da arqueologia em laboratório, é possível determinar uma idade muito aproximada de um vestígio.
II- Através do carbono 14, é possível determinar datas de carvões, fósseis animais e vegetais, entre outros.
III- Na termoluminescência são calculadas as quantidades de elétrons emitidos por minuto em cada grama do material.
IV- O campo da termodinâmica colabora na datação de artefatos de cerâmica em solos arenosos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	6.
	As inovações técnicas permearam todo o período da pré-história, mudando significativamente o funcionamento das cidades e a vida dos homens. As características arquitetônicas, a organização das cidades e os instrumentos criados para facilitar as tarefas cotidianas passaram a ser aperfeiçoadas à medida que os homens foram evoluindo e a população foi crescendo. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Os homens não retiravam materiais da natureza para construírem suas casas. Durante todo o período da pré-história, a morada destes homens era a copa das árvores, sendo que não há indícios de construção de casas durante todo o período.
II- Todos os hominídeos são responsáveis por alguma evolução e inovação no tempo de perpetuação de sua espécie. Ao Homo habilis, em especial, é atribuída a capacidade de produção de instrumentos feitos de pedras, auxiliando em tarefas cotidianas.
III- O domínio do fogo propiciou uma grande melhora no cotidiano, inicialmente do Homo erectus e dos hominídeos posteriores a eles. Apesar disso, o fogo não serviu como instrumento de defesa, pois os inimigos dos hominídeos portavam armas mais poderosas.
IV- A espiritualidade acompanhou alguns grupos de hominídeos, sendo exercida de diversas formas. Não é possível encontrar indícios de rituais fúnebres praticados pelos hominídeos durante a pré-história, pois não há fragmentos de túmulos e outros artefatos religiosos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	7.
	Conforme a figura pode demonstrar, a escrita formal da suméria utilizava as placas de argila e sua realização era trabalhosa. A função dos escribas era se especializar nos sinais gráficos para registrar inicialmente os estoques da colheita. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A figura ilustra um exemplo de placa de argila da escrita cuneiforme.
(    ) A base dos símbolos dessa escrita eram pequenas cunhas somadas com pontos e traços.
(    ) A passagem entre a Pré-história e a Idade Antiga foi marcada pela invenção da escrita.
(    ) Os hieróglifos egípcios fazem parte da mesma escrita cuneiforme da Suméria.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://mijardinmagico.com/blog/wp-content/uploads/2013/06/suemria-escritura-150x150.jpg>. Acesso em: 12 fev. 2015.
	
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	Comunicar-se é uma característica comum também entre outras espécies de animais. Entretanto, é com o ser humano, que a comunicação torna-se uma ferramenta cognitiva que diferencia as características dos hominídios e cria o que foi chamado de cultura. Na pré-história, os mecanismos de comunicação constituíram uma grande ferramenta de evolução para os homens. Com relação às formas de comunicação e registros durante a pré-história, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A escrita cuneiforme surgiu com o crescimento do nomadismo e do comércio, tendo como objetivo principal as trocas comerciais da rota da seda.
	 b)
	A primeira forma de comunicação através de linguagem articuladamente escrita foi registrada entre o fim da Idade Antiga e o início do Paleolítico.
	 c)
	A escrita cuneiforme foi elaborada, aproximadamente, entre o fim do Neolítico e o início da Idade Antiga
pelos sumérios, utilizando como material de base a argila.
	 d)
	Tanto o período Neolítico quanto Mesolítico representaram uma vasta renovação nas formas de linguagem, aperfeiçoando a arte rupestre, fazendo dela a principal forma de linguagem escrita.
	9.
	A Idade dos Metais é marcada pelo desenvolvimento da sociedade e novas formas de concepção de trabalho, além de ser considerada o último período da pré-história, fazendo parte do Neolítico. Sobre as principais características desse período, analise as afirmativas a seguir:
I- Neste período, o metal simbolizava superioridade e trazia benefícios técnicos e bélicos para a população que o dominava. 
II- O comércio é o marco significativo do Neolítico. Neste período, o comércio passou por um processo de transição, visto que ele já existia no período Paleolítico. 
III- Com o surgimento de uma sociedade hierarquizada, o líder dessas comunidades passou a ser o rei, que deveria ser um sacerdote ou guerreiro. A partir deste, os demais cargos eram divididos pela posição social.
IV- As necessidades da sociedade cresciam conforme aumentava a população, sendo necessárias medidas políticas para a sua execução. Um novo sistema político surge, o Estado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	10.
	"A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. A técnica de produção pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando a panela de barro era produzida em comunidades indígenas. Atualmente, apresenta-se com modelagem própria e original, adaptada às necessidades funcionais da culinária típica da região. As artesãs, vinculadas à Associação das Paneleiras de Goiabeiras, do município de Vitória-ES, trabalham em um galpão com cabines individuais preparadas para a realização de todas as etapas de produção. Para fazer as panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá e do manguezal que margeia a região e coletam a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Da casca dessa planta as artesãs retiram a tintura impermeabilizante com a qual açoitam as panelas ainda quentes. Por tradição, as autênticas moqueca e torta capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidas nas panelas de barro assim produzidas" (NOGUEIRA, 2016, s.p.).
"A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba, tornando-a eclética, produto de muitas influências dos habitantes locais como portugueses, africanos e povos do norte da Europa. Com a vinda de imigrantes europeus novos pratos foram acrescentados à cozinha capixaba. Dos italianos, os que exerceram maior influência, temos o anholini, o tortei, a sopa pavese, o risoto e a polenta. Mineiros e baianos também trouxeram de suas terras pratos típicos, como o péla-égua (canjiquinha com costeleta de porco) e o vatapá. Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada" (NADER, 2008, s.p.). 
"Hoje o trabalho foi profissionalizado e a concorrência para atender o mercado ficou mais acirrada, a produção que se desenvolve no galpão ganhou um ritmo empresarial com maior visibilidade publicitária, enquanto as paneleiras de fundo de quintal se queixam de ficarem ofuscadas comercialmente depois que o galpão ganhou notoriedade. As paneleiras que trabalham em seus quintais atendem a um público relativamente pequeno se comparado com aquele que frequenta o galpão, por esse motivo, só produzem de acordo com as encomendas feitas por seus 'clientes fieis' que tem o número inalterado, consequentemente os ganhos financeiros não são tão significativos quantos os recebidos no galpão"(RODRIGUES, s.d., s.p.). Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTES: NOGUEIRA, V. Panela de barro. Prefeitura de Vitória. 2016. Disponível em <http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/panela-de-barro> - Acesso em: 9 ago. 2018.
NADER, E. Culinária capixaba: descubra essas delícias gastronômicas e os segredos da panela de barro. Guia do litoral. 2008. Disponível em: <http://guiadolitoral.uol.com.br/culinaria_capixaba-2057_2008.html>. Acesso em: 9 ago 2018.
RODRIGUES, L.H.Transmissão cultural e mercantilização. [s.d.]. Disponível em: <http://www.portaldepublicacoes.ufes.br/SNPGCS/article/viewFile/1476/1072>. Acesso em: 9 ago. 2018.
	 a)
	A busca por bens culturais vindos de comunidades tradicionais e interioranas fez do trabalho com as panelas o retorno financeiro fácil.
	 b)
	Uma possível relação entre a tradição da panela de barro e a culinária indígena permanece igual há 400 anos e por isso não pode pertencer à cultura capixaba.
	 c)
	A presença das panelas de barro no turismo local elimina sua dimensão histórica e cultural, já que é influenciada pela cultura global.
	 d)
	A produção de objetos artesanais como as panelas de barro depende da relação entre a comunidade e a natureza local.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando