Buscar

Prévia do material em texto

O Movimento Antropofágico foi uma corrente de vanguarda que marcou a primeira fase modernista no Brasil. Liderado por Oswald de Andrade (1890-1954) e Tarsila do Amaral (1886-1973), a finalidade principal era de estruturar uma cultura de caráter nacional. Disserte sobre o Movimento Antropofágico e suas influências na arte.
Manifesto Antropofálogico  que deu origem ao movimento, em 1º de maio de 1928 na Revista de Antropofagia foi publicado por Oswald de Andrade e teve como um dos maiores marcos a obra ¨Abaporu¨ de Tarsila do Amaral o qual ela deu de presente para Oswaldo de Andrade que também serviu de inspiração para o movimento antropofólogico movimento este que tinha uma cultura filosófica e estrangeira de não negar a cultura nacional. O movimento era de assimilar as outras culturas trazendo sua própria autenticidade, uma ação a qual retrataria as mudanças e renovação brasileira tendo Tarsila do Amaral, como quem retratava em suas pinturas a realidade de temas fortes brasileiros este foi um movimento que não só tratava da literatura mais também das artes plásticas . 
	
	
	
	
	
	
A Cultura Marajoara foi elaborada por povos que habitaram a bacia Amazônica do ano 980 A.C. até o séc. XVIII e é arqueológica. Através dela, a gente pode observar a evolução, o apogeu e a decadência da cultura de um povo. A riqueza de detalhes, a exuberância das cores, a variedade dos objetos (como fusos, colheres, tangas, bancos, estatuetas e adornos), as técnicas de brunimento (alguns feitos com conchas) foram perdendo qualidade com o tempo. Os grandes aterros de louçaria e estatuetas encontrados na ilha de Marajó mostram bem esta falência. Hoje, o que existe de cerâmica marajoara pode ser visto no Museu Goeldi, em Belém. Não tem nada a ver com as peças que se encontram nas feiras de artesanato ou nas lojas dos grandes centros que dizem vender peças folclóricas. Na maioria, esses objetos são industrializados e não passam de tentativas grosseiras de cópias, sem maior significado cultural. Descreva sobre o processo de construção dos vasos marajoaras.
Na confecção das peças, para obterem resistência na liga da argila, os índios realizavam combinações como outros elementos acrescentando cinzas, ossos, cascalhos e conchas. Após a modelagem os artefatos eram pintados manualmente, e utilizados pigmentos de várias tonalidades, principalmente o vermelho, encontrado em muitas peças. Em seguida, eram cozidas a céu aberto. Muitos objetos, na sua finalização, eram envernizados, deixando-os com um aspecto brilhante.

Mais conteúdos dessa disciplina