Buscar

seminario anatomia NP3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR - ANATOMIA
Aluno: Danilo Gomes Rocha.
Matrícula: 20.1.001031
Prof.: Breno Benevides.
Perguntas Disparadoras 
	A paciente Lúcia apresenta indicação de adequação bucal para transplante hepático. Cite quais são as principais funções do fígado, principais substâncias produzidas, seus acidentes anatômicos e como suas alterações podem interferir sobre o tratamento odontológico em geral.
 
O fígado é responsável pela:
- Formação e excreção da bile, substância que emulsifica as gorduras, ajudando na digestão e absorção dos lipídios. Elimina também principalmente toxinas, substâncias presentes em drogas e a bilirrubina. Processo chamado de detoxificação hepática;
- Degradação de hormônios, armazenamento de substâncias, como o glicogênio, e excreção de substâncias tóxicas;
- Regulação do metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios.
Podemos citar como seus acidentes anatômicos seus quatro lobos, o direito, esquerdo (unidos pelo ligamento falciforme e ligamento redondo), caudado e quadrado, e também a vesícula biliar.
Alterações no fígado podem interferir no tratamento odontológico de pacientes com hepatites, que podem apresentar alterações no tempo de protrombina, tromboplastina e contagem de plaquetas, procedimentos invasivos, tais como exodontias, devem ser bem indicados. Com o fígado comprometido, deve-se evitar tmbém medicamentos que tenham potencial hepatotóxico, como o paracetamol. Deve ser realizado um exame intrabucal rotineiro para identificar também a hepatite c, a xerostomia, o líquen plano, a sialadenite, a gengivite e a síndrome de sjögren.
 
	A paciente Lúcia apresenta evidências de Apnéia e Hipopnéia do Sono (SAHOS). Discorra sobre a etiologia da SAHOS, importância de fatores locais e sistêmicos sobre sua fisiopatologia, implicação anatômica e importância da Odontologia na condução de casos de SAHOS.
A apneia do sono é uma disfunção respiratória que interrompe o ar nas vias aéreas superiores enquanto o paciente dorme. Ocorre uma paralisação do fluxo de ar que vai do meio externo aos pulmões, diminuindo o nível de oxigenação sanguínea e pode causar o ronco devido a má respiração da paciente durante o sono. Com as vias aéreas superiores obstruídas, há a tendência a respirar pela boca, fazendo vibrar os tecidos da boca, nariz e garganta vibrar, provocando o som.
Com a apneia do sono, a paciente tem várias interrupções do sono durante a noite, impedindo-a de alcançar o sono R.E.M, que é onde há o estágio mais profundo do sono e que promove mais descanso. Com o agravamento do problema, pode prejudicar a saúde e a rotina da paciente, com a sensação de mal-estar geral, insônia e outros prejuízos para a saúde do paciente. 
A Odontologia desempenha um papel importante no tratamento dessa síndrome através de aparelhos intra-orais de protrusão mandibular. Esse trabalho tem por objetivo ratificar a importância que o Cirurgião Dentista tem no tratamento dos distúrbios do sono e dessa forma melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes.

Continue navegando