Buscar

Aula 6 e 7 - A Primeira Guerra Mundial (Parte I e II) - (07-04-21 e 14-04-21) - Questões - Professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões referentes as aulas 6 e 7 – Tema: Primeira Guerra Mundial
Slide 5 – Aula 6 (07/04/21)
1. A Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 à 1918, tem contextos e antecedentes marcantes na Europa. Entre eles destacam-se: (Slide 5 – Aula 6 - 07/04/21).
I - Segunda Revolução Industrial (1850);
II - Guerra Franco-prussiana (1870-1871): os alemães vencem a França e anexam a região da Alsácia-Lorena (Tratado de Frankfurt);
III - Unificação da Itália e da Alemanha (1871);
IV - Acirramento das tensões entre França, Alemanha e Inglaterra;
V - Conferência de Berlim (1885) e Partilha da África.
Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III.
b) III, IV e V.
c) II, IV e V.
d) Todas estão corretas.
Slide 6 – Aula 7 (14/04/21)
2. A imagem abaixo faz referência a um momento Pré Primeira Guerra Mundial, chamado de:
Dança no Moulin Rouge, de Toulouse-Lautrec (1890), retratando a noite parisiense.
a) Belle Époque.
b) Guerra Fria.
c) A questão sérvia.
d) A charge de Bismarck.
3. (Enem-2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
a) difundiu as teorias socialistas.
b) acirrou as disputas territoriais.
c) superou as crises econômicas.
d) multiplicou os conflitos religiosos.
e) conteve os sentimentos xenófobos.
Alternativa correta b) acirrou as disputas territoriais.
O texto menciona o "imperialismo", que é justamente a disputa entre as potências europeias para conquistar mais territórios na África e na Ásia.
4. (Enem-2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.
Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:
a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.
Alternativa correta: a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
A crise do colonialismo provocou disputas acirradas entre os países europeus que foram somadas com uma forte propaganda nacionalista que desprezava os vizinhos. Isto proporcionou a ascensão dos regimes totalitaristas em países como a Alemanha e a Itália.
Para responder o exercício, convém prestar atenção na data pedida: "primeira metade do século XX". Assim, eliminamos as quatro últimas alternativas por fazerem referência a fatos ocorridos na segunda metade do século, como a crise do colonialismo, corrida nuclear, Revolução Cubana, o terceiro-mundismo e a unificação alemã.
5. Faça um breve resumo sobre a 1ª Guerra Mundial pontuando os eventos que a antecedeu, o estopim e as situações de guerra mais marcantes.
R: A Primeira Guerra Mundial foi um conflito armado que ocorreu entre 1914 e 1918 com as principais potências da Europa. O seu caráter mundial estava relacionado ao fato de os conflitos envolverem todas as grandes potências do mundo capitalista ocidental.
Vários foram os fatores de eclosão da Primeira Guerra Mundial. Desde a década de 1870, um sentimento nacionalista estava se acirrando entre as principais potências europeias. A derrota da França para a Prússia, na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871, estimulou o revanchismo francês. Mas havia ainda outros conflitos decorrentes do nacionalismo. Na região dos Balcãs, por exemplo, vários grupos de distintas nacionalidades estavam sob o poder político de Impérios, como o Austro-Húngaro e o Turco-Otomano, criando hostilidades e projetando-se uniões nacionais, como a dos eslavos em torno da Sérvia.
A disputa por territórios coloniais na África e na Ásia pelas potências europeias estava relacionada à necessidade de manter territórios ricos em matérias-primas necessárias à grande indústria europeia. A Alemanha e os EUA começavam a desbancar a Inglaterra como única potência industrial do mundo. Para garantir as fontes de matérias-primas e os mercados consumidores dos produtos industriais houve uma corrida armamentista, que fortaleceu os exércitos e estimulou a produção de novos armamentos.
Politicamente houve uma série de alianças entre os países europeus nesse quadro de ameaças. Formaram-se a Tríplice Entente, entre Inglaterra, França e Rússia; e a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália, aproximando-se posteriormente do Império Turco-Otomano.
A relação entre essas potências estava em seu ponto máximo de tensão quando em 28 de junho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, foi assassinado por um membro de uma organização sérvia em Sarajevo. Após o assassinato, o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia. Frente a isso, a Rússia se colocou ao lado da Sérvia, em virtude do fato de sérvios e russos serem eslavos e também porque a Rússia tinha interesses na região dos Balcãs.
A partir daí o sistema de alianças entrou em funcionamento, com o envolvimento direto no conflito da Alemanha, França e Inglaterra. Tinha início a Primeira Guerra Mundial.
A Primeira Guerra pode ser dividida em duas fases: uma guerra de movimento, entre 1914 e 1915; e uma guerra de posição, ou guerra de trincheiras, entre 1915 e 1918.
Referência de pesquisa:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-primeira-guerra-mundial.htm
https://www.todamateria.com.br/primeira-guerra-mundial/
https://querobolsa.com.br/enem/historia-geral/primeira-guerra-mundial

Outros materiais