Buscar

LINGUÍSTICA - DUPLA ARTICULAÇÃO DA LINGUAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DUPLA ARTICULAÇÃO DA LINGUAGEM
 Conceito que ficou internacionalmente conhecido a partir dos estudos de André Martinet, da corrente linguística do Funcionalismo.
Segundo Martinet, essa dupla articulação significa dizer que qualquer língua (oral) é analisável em unidades significativas mínimas (morfemas), cuja forma ou significante (passível de manifestação material), bem como seu conteúdo ou significado (não realizável materialmente) são analisáveis em unidades sonoras distintivas e mínimas (fonemas), ao contrário de certas línguas animais, que não podem ser decompostas em diversos níveis por não possuírem essa dupla articulação.
Articulação: "constituído por partes". Em relação à língua, refere-se à possibilidade de um conjunto linguístico ser dividido em unidades menores, ou seja, seus enunciados não se apresentam como um todo indivisível e são compostos por elementos que podem ser encontrados em outros enunciados. O falante articula as palavras dependendo das regras de cada língua para que a frase tenha significado.
Frases são formadas pela união de unidades menores (palavras) e cada palavra/vocábulo TAMBÉM é formada pela união de unidades mínimas (morfemas/fonemas/etc)
· MORFEMAS: primeira articulação da linguagem (são as menores unidades em que podemos decompor uma palavra e manter o significado/unidades mínimas significativas). 
 Um morfema de menor valor significativo pode ser chamado de RADICAL
Exemplo: O-s alun-o-s se interess-a-m muit-o por ess-e tem-a
Cada elemento significativo carrega um conteúdo/significado, tanto gramatical quanto lexical. Ex: "O" - expressa a noção gramatical de definido e masculino. "s" - expressa a noção de plural. "Alun" - expressa a noção lexical de alguém que estuda. "se" - reflexivo. "Interess" - noção lexical de ter interesse. "a" - vogal temática de primeira conjugação. "M" - terceira pessoa do plural
· FONEMAS: segunda articulação da linguagem; subdivisão dos morfemas; menores unidades DE SOM em que podemos desmembrar uma palavra 
 NÃO POSSUEM SIGNIFICADO! Mas são capazes de distinguir significados (se substituirmos um fonema por outro o significado será alterado)
Exemplo: o/S / a/l/u/n/o/S /s/e /i/N/t/e/r/e/s/a/N/o m/u/i/t/o/ p/o/R /e/s/e /t/e/m/a

Continue navegando