Buscar

CAP 2 E 15 EXERCICIOS RESOLVIDOS FUNDAMENTOS DE ECONOMIA MARCO ANTONIO SANDOVAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE ECONOMIA POLÍTICA – CAPÍTULO 2 e 15
1. O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, têm por fim proteger a sociedade de abusos e delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a Lei no 8.884/94 tem essa finalidade?
2. 2. O que vem a ser lei antitruste?
3. 3. Qual órgão tem a competência para executar a política monetária, de crédito, cambial e de comércio exterior? Qual o fundamento legal?
4. 4. Exponha brevemente as justificativas econômicas para a intervenção governamental nos mercados.
5. 5. Descreva o Sistema Brasileiro de Defesa do Consumidor e o papel de cada órgão que o compõe.
6. Em sua opinião, o mercado bancário deveria ser totalmente livre, isto é, sem nenhuma lei que o regulamentasse? Por quê?
7. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas ?
8. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
9. Com referência as ações do Estado na economia. Smith argumentou a favor da pouca interferência governamental nos negócios, na taxação e tributação e livre comércio influenciaram a economia mundial durante o século XIX, e continua influenciando até os dias de hoje. Para Adam Smith o Estado deve desempenhar 3 funções, quais são? Mostre este argumento para a economia brasileira atual.
10. O que diz a Teoria das Vantagens Comparativas? Quem foi seu autor?
11. Qual a diferença entre Lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
12. Malthus, em suas pesquisas, afirmava que o crescimento populacional funcionava conforme uma progressão geométrica, enquanto que a produção de alimentos, mesmo nas melhores condições de produção dos setores agrícolas, só poderiam alcançar o crescimento em forma de uma progressão aritmética. Qual a solução defendida por Malthus?
Respostas
1- Sim. A Lei nº 8.884/94 tem como finalidade promover uma proteção contra abusos econômicos e garantir a concorrência de mercado.
2- Uma lei que regulamenta os acordos de união e cooperação entre as empresas e proíbe que empresas de grande porte, absorvam empresas menores.
3- A União. O fundamento legal é que esse ente federal tem a competência para emitir moeda e para legislar sobre o sistema monetário e de medidas, títulos e garantias de metais; sobre a política de crédito, câmbio, seguros e transferências de valores; e sobre o comércio exterior.
4- A satisfação do consumidor é sempre maximizada no mundo da concorrência perfeita, já que o consumidor é o lado mais fraco da relação e, por isso necessita de direitos preestabelecidos que os garantam a segurança de que precisam. Desta maneira, cabe às instituições governamentais intervirem nos mercados e garantirem tal segurança a sua população, inibindo qualquer comportamento “truste” por parte das empresas.
5- O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor é composto por órgãos públicos dentre eles federais, estaduais, municipais e instituições privadas. Os órgãos e entidades que compõem o SNDC visam à efetivação da política de consumo, a proteção e garantia dos direitos do consumidor e a garantia da aplicabilidade do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. O Sistema é composto pelos seguintes órgãos: (I) Órgão de Proteção do Consumidor- PROCON; (II) Ministério Público; (III) Defensoria Pública; (IV) Delegacias de Defesa do Consumidor; (V) Juizados Especiais Cíveis; (VI) Organizações Civis de Defesa do Consumidor; e (VII) Agências Reguladoras. Os órgãos além de fiscalizarem, garantem aos consumidores; partes vulneráveis da relação consumerista, o efetivo cumprimento da legislação consumerista e constitucional as quais preveem direitos e garantias aos consumidores. Todos os órgãos na medida de suas competências, foram criados dentre outras atribuições, para garantir a correta execução da Política Nacional das Relações de Consumo, que visando o atendimento das necessidades dos consumidores, a respeito da dignidade, saúde, segurança, a proteção de seus interesses econômicos, melhoria de qualidade de vida, transparência e, harmonia nas relações de consumo.
6- Na minha opinião isso jamais poderia acontecer, pois dessa forma não haveria nada que embasasse os direitos por parte dos usuários e assim, as instituições executariam todas suas vontades, podendo isso ser muito prejudicial àqueles que se encontram do outro “lado da moeda”.
7- Para os mercantilistas a riqueza consistia na acumulação de metais preciosos, nos remetendo ao ideal atual de lucro, e para os fisiocratas, as riquezas se consistiam em tudo aquilo que vinha da terra, ou seja, dos produtos agrícolas.
8- O mais destacado dos economistas clássicos foi Adam Smith. Entre suas principais ideias, podemos destacar:
• Liberalismo: a economia funciona segundo uma ordem natural e automática regulada pela livre concorrência e pela lei da oferta e da procura (mão invisível). O Estado não deve intervir.
• Individualismo: a busca pelo interesse próprio por parte dos indivíduos contribui positivamente para o crescimento econômico geral (vícios privados, benefícios públicos).
• Fonte de riqueza é o Trabalho. E o desenvolvimento econômico é baseado na divisão e especialização do trabalho.
• Smith se preocupava com a elevação do nível de vida e o bem-estar econômico de toda a sociedade.
• Pressupõe uma harmonia de interesses entre as várias classes sociais.
9- Para Adam Smith, o Estado deve desempenhar 3 funções, a manutenção da segurança pública, disponibilizar justiça para todos os cidadãos e, erguer e manter certas instituições públicas, as quais todos os cidadãos possam usufruir. Levando tal argumento para o ramo em que se encontra a economia brasileira atual, percebe-se que o Estado Brasileiro têm falhado consideravelmente, visto que, diante de vários acontecimentos, gostaria de citar o qual o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, zomba do novo corona vírus, o que influenciou muitos a adotarem tal posição, acarretando assim uma falha em manter a segurança pública, visto que, com tal influência, muitas pessoas das quais zombaram do vírus, adoeceram e vieram a óbito.
10- A vantagem comparativa busca explicar diferenças de produção e comércio entre dois países ou nações diferentes, baseando-se em um mesmo produto. A ideia é analisar qual dos envolvidos possui um menor custo de oportunidade de um mesmo bem. O autor de tal teoria foi David Ricardo.
11- A lei de Say: “a oferta busca sua própria procura” considerava que o aumento da produção transformar-se-iam em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços, enquanto o princípio keynesiano pregava que um dos principais fatores responsável pelo volume
de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada efetiva, ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say, ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
12- A solução defendida por Malthus seria de controlarmos a natalidade a partir de retardar o casamento, castidade antes do casamento, ter somente o tanto de filhos que puder sustentar e, de forma “natural”, a fome, as guerras e pandemias seriam fundamentais para a realização do mesmo.

Outros materiais