Buscar

Práticas Integrativas e Complementares no SUS

Prévia do material em texto

1 - Prática oriental denominada Taijiquan (Taichi Chuan) e Qigong (Chi Kung). Atividade Prática Supervisionada Práticas Integrativas e Complementares
Taijiquan (Taichi Chuan)
a. a origem da técnica: é uma arte marcial interna, de origem chinesa. 
b. a descrição da técnica: Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais.
c. o objetivo de utilização da técnica: agilidade e maior tensão dos músculos.
d. os benefícios ao praticar a técnica: torna as articulações mais flexíveis, rejuvenesce a pele, favorece a circulação sanguínea, e o coração.
e. quais são as contraindicações: pode ter contraindicações em indivíduos com diagnóstico de angina, arritmia ventricular ou ambos.
Qigong (Chi Kung)
a. a origem da técnica: É uma técnica milenar Chinesa de treino interior
b. a descrição da técnica: Ela visa conservar uma mente sadia e promover a saúde. 
c. o objetivo de utilização da técnica: Equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual.
d. os benefícios ao praticar a técnica: Alivia o estresse, ansiedade, melhora a postura, a flexibilidade, auxilia no equilíbrio, mais energia no dia a dia, equilíbrio das emoções e melhora o funcionamento do organismo.
e. quais são as contraindicações: Não tem contraindicações, sempre respeitando muito os limites.
ATIVIDADE 2 - Pesquisa sobre a inclusão das 10 novas Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
1. Apiterapia 
Método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como (geleia real, pólen, própolis, mel, entre outros).
Indicações: Reumatismos, poliartrite infectuosa não específica, disfunções do Sistema Nervoso Periférico (inflamações dos nervos ciático, femoral e facial, neuralgias de intercostal, etc.), ulceras trófica atônicas dolorida, tromboflebite, disfunções vasculares, arteriosclerose dos vasos periféricos, infiltrações inflamatórias, asma bronquial, síndrome hemicraniana, hipertensão arterial, disfunção da Íris, psoríase, cirrose hepática, hemiplegia, esclerose, etc
Benefícios: Tratamentos potentes, equilíbrio ecológico e respeito à natureza, baixos custos, autonomia medicamentosa para o país.
Contraindicações: gravidez, alergia ao veneno, nefrite, albuminúria, diabetes, doenças hepáticas, doenças da suprarrenal, doenças infecciosas agudas, tuberculose, sífilis, gonorreia, distúrbios hematológicos como anemia e hemorragia, úlceras gástrica e duodenal com tendência a hemorragias, neoplasias malignas, período menstrual recente, afecções cardiovasculares crônicas, aneurisma da aorta, angina de peito, arterioesclerose, miocardite, insuficiência cardíaca, febre, estresse emocional, astenia e doenças psíquicas.
2. Aromaterapia 
Uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais (vaporização, inalação, banhos).
Indicação:  ansiedade, insônia, estresse, depressão, resfriados, entre outras.
Benefícios: por ser uma técnica que utiliza produtos naturais, não costuma apresentar efeitos colaterais. 
Contraindicações: pessoas alérgicas aos concentrados. Óleos essenciais à base de cetona podem causar distúrbios neurológicos. 
3. Bioenergética 
Visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. 
Indicação: bloqueio emocional, como fobias, depressões, baixa autoestima, crises de pânico, transtornos obsessivos compulsivos. Mas também pode ser usada para ajudar no controle de alguns problemas respiratórios, digestivos ou neurológicos.
Benefícios: Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.
Contraindicações: de modo geral não há contraindicações, mas o profissional deve ser capacitado para não exceder os limites corporais dos pacientes. 
4. Constelação familiar 
Técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.
Indicação: ajuda a resolver conflitos, fobias, questões profissionais, relacionamento conjugal, padrões de comportamento, questões jurídicas, econômicas.
Benefícios: trazer a consciência às influências que temos em nossas relações familiares. Nessa terapia, é possível descobrir problemas, hábitos e interferências em nossas vidas de até sete gerações anteriores, que atuam em níveis que nem sequer imaginamos.
Contraindicações: Não ir por livre e espontânea vontade, não acreditar no processo, se recusar a praticar, se recursar a conversar com o profissional, abandonar a terapia antes do término. 
5. Cromoterapia 
Utilização das cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo. Cada cor atinge certas áreas do corpo. 
Indicação: febre, insônia, diabetes, doenças psiquiátricas, hipertensão, transtorno afetivo sazonal, feridas e doenças articulares, porém deve ser usada como prática complementar
Benefícios: Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica, melhora do bem-estar físico e mental, diminuição do cansaço físico, diminuição dos transtornos do sono, auxílio no tratamento de dores de cabeça, estimulação do Sistema Nervoso Central.
 
Contraindicações: temperamentos sanguíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.
6. Geoterapia
Uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. 
Indicação:  Inflamações crônicas e agudas (amigdalite, sinusite); Dores em geral, conflitos emocionais (estresse); Distúrbios gastrintestinais (constipação, úlceras), musculoesqueléticos (artrite, tendinite, bursite); Desintoxicação, Obesidade; Homeostase física, mental, emocional e espiritual (energética).
Benefícios: Promove a circulação na região aplicada, por esquentar o local, elimina toxinas, alivia dores crônicas, ajudando especialmente no tratamento contra artrite e outras condições que causam dores musculares, clareia as sardas, quando é usada argila branca, combate as dores nos ossos, e dores de origem inflamatória. 
Contraindicações: Não é aconselhável o tratamento durante a fase aguda de uma doença infecciosa.
7. Hipnoterapia 
Conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.
Indicação: tratamento da depressão, ansiedades, fobias, síndrome do pânico, stress pós-traumático, tiques, obesidade, tabagismo, dificuldade de aprendizagem, transtornos do sono, baixa autoestima, compulsões, tartamudez (gaguez) 
Benefícios: autoconhecimento, não há efeitos colaterais.
Contraindicações: pessoas que não querem ser hipnotizadas, não acreditam no processo, ou não consigam se concentrar na terapêutica.
8. Imposição de mãos 
Imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade.
Indicação: Redução do estresse, tratamento de doenças (7 Chakras, que são: Coronário, Frontal, Laríngeo, Cardíaco, Umbilical, Sexual e Básico.)
Benefícios: método de cura simples que permite absorver mais energia vital, potencializando e equilibrando a energia do ser humano.
Contraindicações: não há contraindicação. 
9. Ozonioterapia 
Mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. 
Indicação: É uma terapia que pode ser sugerida no tratamento de problemas crônicos, como artrite, dor crônica, feridas infectadas e atraso da cicatrização.
Benefícios: Pode trazer benefícios para pessoas com o sistema imunológico debilitado e ajudar a tratar doenças como esclerose múltipla, artrite reumatoide ou miastenia gravis, já que estimula e reforça o sistema imune, aumentando o número de moléculas envolvidas na emissão de sinais entre as células durante o desencadeamento das respostas imunes.
Contraindicações: E é extremamente importante que um profissional realize o procedimento. Se aplicado em doses excessivas, o ozônio pode provocar de problemas respiratórios a desfechos fatais. Do contrário, a única contraindicação absoluta é para pessoas com uma deficiência relacionada à enzima G6PD.
10. Terapiade florais
Uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo.
Indicação: Os florais estão indicados no tratamento do estresse, da depressão, medo, ansiedade, pânico, desespero, sentimento de culpa, fadiga, cansaço mental, solidão, tristeza, insegurança, indecisão, ciúmes, ódio, mágoas, etc. O tratamento com florais também está indicado para uso em animais.
Benefícios: O seu maior benefício deve ser aplicado na prevenção, fazendo com que o paciente relacione as suas emoções em desarmonia para que esteja sempre em equilíbrio, ficando mais resistente e feliz.
Contraindicações: A terapia com os florais é completamente natural, não tem contraindicações.

Continue navegando