Buscar

Parede Abdominal

Prévia do material em texto

Felipe Santana Vital – MED103 – Universidade de Vassouras
Parede Abdominal
É constituída por 5 músculos:
· Oblíquo externo; (plano); Inervado pelo nervo toracoabdominal e nervo subcostal;
· Oblíquo Interno; (plano); Inervado pelo nervo toracoabdominal e primeiros nervos lombares;
· Transverso do Abdome; (plano); Inervado pelo nervo toracoabdominal e primeiros nervos lombares;
· Reto do abdome; (vertical); Inervado pelo nervo toracoabdominal;
· Piramidal. Nem todo mundo tem esse músculo. Serve para tensionar a linha alba do abdome. (vertical)
Linha Arqueada: Trata-se de uma linha em formato crescente (meia lua) que demarca a transição entre a parede posterior aponeurótica da bainha que reveste os três quartos superiores do músculo reto do abdome e a fáscia transversal que reveste o quarto inferior.
Linha Alba: Trata-se do entrelaçamento das fibras das lâminas anterior e posterior da bainha na linha mediana anterior, seguindo por toda a extensão da parede anterior do abdome e separando as bainhas do músculo reto do abdome bilateralmente. Ademais, a linha alba dá passagem a pequenos vasos e nervos para a pele, sendo visível o sulco da linha alba em pessoas magras musculosas. Na sua porção média forma o umbigo.
Linha Semilunar: linha lateral ao músculo reto do adome (linha que “circula” o abdome)
Bainha do Músculo Reto do Abdome: Trata-se de uma aponeurose (camadas de tendões achatados e largos; uma forma de um músculo se juntar a outro), sendo o músculo oblíquo interno (músculo intermediário das camadas musculares do abdome) dividido em duas lâminas, uma mais posterior e outra mais anterior , respectivamente se juntando ao músculo oblíquo externo e ao transverso do abdome. Ao meio dessa bainha passa o músculo reto do abdome. Desse modo, forma-se uma capa protetora do músculo reto do abdome, chamada de bainha do músculo reto do abdome. Ela é formada posteriormente pela lâmina posterior do músculo oblíquo interno com a aponeurose do músculo oblíquo externo e anteriormente pela lâmina anterior do músculo oblíquo interno e a aponeurose posterior do músculo transverso do abdome. No terço inferior do abdome, ou seja, depois da linha arqueada, a face posterior da bainha do músculo reto do abdome é formada pela fáscia transversal e pelo peritônio.
Pregas Abdominais 
Prega Umbilical Mediana – é formada por remanescente embrionário, pelo úraco.
Pregas Umbilicais Mediais – são formadas por remanescente da artéria umbilical obliterada do feto.
Pregas Umbilicais Laterais – são formadas por remanescente dos vasos epigástricos inferiores.

Continue navegando