Buscar

atividade avaliativa 4 Projeto trabalho graduação

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
	A visão anglófona é claramente identificável: há uma definição explícita do que é entendido por plágio e quais as formas de manifestação do problema. A preocupação em tratar o assunto é grande, fato visível pelo expressivo número de publicações e pela produção elevada de materiais para evitá-lo. Sutherland-Smith (2010) ressalta que no mundo anglo: “As Universidades estão conscientes da necessidade de abordar a questão controversa de plágio, bem como questões mais amplas de integridade acadêmica, para manter a confiança do público na reputação da instituição e de seus cursos e na qualidade dos seus diplomados” (p. 13). Gu e Brooks (2008) apontam a necessidade de se atentar para os valores culturais que embasam as práticas de citação e paráfrase. No Brasil, o problema é tratado por meio de instruções formais sobre citação e, acredita-se, desta forma, prevenir o plágio, como apontado em Ferreira e Persike (2014). A maioria dos livros e manuais estudados sequer definem o termo, prejudicando a prevenção do problema tanto para publicações nacionais quanto internacionais.
FERREIRA, M. M. e PERSIKE, A.  As concepções brasileira e anglófona de plágio: um estudo preliminar. Disponível em: <file:///D:/Downloads/Dialnet-AsConcepcoesBrasileiraEAnglofonaDePlagio-6565058.pdf> Acesso em: 08 set. 2019.
Ao escrever o embasamento teórico devemos
Escolha uma opção:
a. discordar dos autores consultados.
b. utilizar somente autores nacionais.
c. utilizar poucos autores.
d. interpretar as ideias dos autores consultados.
e. apresentar apenas as ideias dos autores consultados.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
O fichamento bibliográfico é o resumo (com ou sem comentários) realizado sobre as ideias principais abordadas em uma determinada obra (aqui incluímos livros, peças, documentos, artigos etc.).
Antes da popularização do computador, o fichamento era realizado com fichas de papel cartão pautadas (elas eram facilmente encontradas nas papelarias), e os resumos eram colocados na forma de tópicos. Essas fichas tinham o tamanho padrão e eram usadas com frente e verso, facilitando no momento de apresentações e discussões.
Por terem o mesmo tamanho, os cartões também permitem uma fácil organização física, já que poderiam ser guardados em pastas segmentadas ou nos organizadores e escaninhos de escritório.
Hoje em dia, é cada vez mais raro encontrarmos fichamento em papel, quanto menos as fichas em papel cartão para comprar. Às vezes elas são realizadas em uma folha comum (por escolha do “fichador”) e mais comumente realizadas em algum arquivo de computador, com organização separada por pastas digitais ou outras bases de dados.
O uso de fichamentos digitais tem o grande benefício de não se perder tão facilmente como um cartão, que também pode ser rasgado ou manchado com qualquer simples descuido.
Esse resumo em tópicos é muito importante durante a pesquisa bibliográfica, pois é com eles que se catalogam todas as leituras, tornando a busca pelas referências precisas e citações corretas mais ágil. 
Com a utilização de fichamentos bibliográficos, o pesquisador ou estudante também pode organizar suas leituras por tema, área, autor, separar trechos considerados importantes e identificar o motivo pelo qual aquela obra chamou atenção e será utilizada no trabalho.
Isso é muito importante, tendo em vista que a falta de referências em citações precisas em artigos, dissertações, teses e outras publicações pode ser considerada plágio, uma das infrações mais graves dentro da comunidade acadêmica.
CERVI, M. O que é um Fichamento Bibliográfico? Disponível em: <https://galoa.com.br/gerenciamento-referencias/blog/o-que-um-fichamento>; Acesso em: 08 set. 2019.
Nas fichas, o pesquisador (aluno) precisa
Escolha uma opção:
a.Anotar somente o título da obra.
b.Fazer somente quando o professor orientador solicitar.
c.Anotar somente o nome do autor.
d.Anotar o capítulo inteiro para consultas futuras.
e. Destacar os trechos que considerou importantes e identificar o motivo pelo qual a obra será usada em seu trabalho.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
	Avalie a lista de referências a seguir.
I:
ESTEVES, Bernardo. A guerra contra o termômetro. Revista Piauí, São Paulo, edição 156, setembro 2019.
 
II:
FIGUEIREDO, P. Floresta tropical, savana e tundra sofrem com aumento de queimadas em 2019, mas fogo na Amazônia impacta mais o planeta. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/09/04/queimadas-afetam-amazonia-tundra-e-savana-em-2019-mas-planeta-sofre-mais-com-o-fogo-no-brasil.ghtml>;
 
III:
GUBA, Egon.; LINCOLN, Yvonna. Paradigmatic controversies, contradictions and emerging confluences. In: DENZIN, Norman. (Org.) Handbook of qualitative research. 2 ed. Thousand Oaks: Sage, 2000. Cap. 6, p. 163-189.
 
IV:
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
 
V:
CANOFRE, F., ROSATI, C. e SPERB, P. Em crise, federais cortam luz de salas e até bife de bandejão. Folha de São Paulo, São Paulo, Ano 99, n. 33.30, 08 set. 2019, p. B-1.
Estão corretas apenas as referências
Escolha uma opção:
a. I e II.
b. IV e V.
c. II e III.
d. II e V.
e. III e IV.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Referências Bibliográficas são um conjunto de itens que permite identificar as obras, documentos e criações que foram utilizadas. O que foi referenciado pode ser submetido a posterior comprovação, caso se faça necessário.
Existe um padrão determinado para este registro em conformidade com normas da ABNT.
Todas as referências devem estar listadas em ordem alfabética. E seguem a normativa NBR 6023, atualmente em vigor.
Nesta listagem entra apenas o que for citado na monografia ou TCC. Sendo assim, não há necessidade de referenciar o que foi apenas lido ou consultado.
Também não se faz necessário referenciar normas de apresentação e dicionários gerais que foram usados como suporte no decorrer do desenvolvimento do trabalho.
Fazer referências bibliográficas significa indicar obra, autor e endereço completo de tudo o que foi usado para dar suporte à sua produção. Fazer citação é mencionar direta ou indiretamente, partes de obras de outros autores no decurso de seu trabalho.
Empregar estes recursos revela quanto o assunto foi pesquisado e investigado. Citar autores e criações já reconhecidas pela comunidade científica e acadêmica, têm diversas vantagens:
É uma forma de mostrar a seriedade e a veracidade de sua produção, já que está embasada em concepções anteriormente expostas ao julgamento de todos e reconhecidas como verdadeiras.
Seu projeto ganha crédito pois está pautado em autor legitimado como conhecedor daquele tema e considerado autoridade no assunto.
Dando crédito aos autores das obras consultadas você estará agindo com honestidade cientifico-acadêmica, já que reconhece o verdadeiro criador.
Estará também praticando um ato de justiça intelectual, pois faz jus ao verdadeiro dono daquela ideia.
Vemos, portanto, ser muito relevante lançar mão deste elemento pós-textual.
Normas e Regras. Referências Bibliográficas nas Normas ABNT de Livros e Sites (links) – Como Fazer. Disponível em: <https://www.normaseregras.com/normas-abnt/referencias/>;. Acesso em 08 set. 2019.
Tendo como base o texto acima, avalie as seguintes afirmações:
I – As referências revelam a seriedade e a veracidade de um trabalho científico.
II – A ABNT é a responsável por definir o padrão a ser utilizado nas referências.
III – Na lista de referências não se coloca os autores das obras que foram somente lidas.
IV – Ao citar e colocar os autores das obras consultadas você evita que seu trabalho apresente plágio.
Estão corretas as afirmações
Escolha uma opção:
a. II e III apenas.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV apenas.
d I e II.
e. I, II e III apenas.

Continue navegando