Buscar

AD2 POLITICA PUBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância – AD2 Período – 2021/1º
 Disciplina: POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO 
Coordenadora: Cláudia Corrêa de Almeida Moraes 
ALUNO: Daniela Martins Barrouco
MATRÍCULA: 15217130081
POLO: Duque de Caxias
O tema da nossa AD2 será relacionado a um importante aspecto da legislação do turismo a Lei nº 11.771/08, conhecida como Lei Geral do Turismo. Ela representa a condensação em um único instrumento normativo das leis relacionadas ao turismo que estavam dispersas. No seu material de estudo ela está presente na aula 15. 
Vamos refletir primeiro sobre o caminho percorrido pela legislação de turismo até chegar na Lei do Turismo. Então, pedimos que faça uma linha do tempo e nela insira as principais legislações e quando surgiram. 
O objetivo deste exercício é compreender o processo histórico até chegar na Lei.
 A) Linha do Tempo;
Fim da década de 1930 - Decreto de lei 406/38; dispunha sobre a entrada de estrangeiros no território nacional.
Em 1971- decreto de lei 1.191, de 27 de outubro, alterou o decreto de lei n. 1.439, de 30 de dezembro de 1975, ratificado pela lei n. 8.181, de 28 de março de 1991, com a finalidade de formentar e prover recursos para o financiamento de obras, serviços e atividades turísticas,consideradas de interesse para o desenvolvimento do turismo nacional. Era gerido pela Embratur, contudo desde2003, o Fungetur tem seu funcionamento e condições operacionais regulamentados em ato do Ministério do Turismo. Segundo a LGT.
Em 1980 – Decreto n. 84.934, que visa as atividades e serviços das agências de turismo, enquanto que,em 1982, havia sido editado o decreto de n. 87.348, que disciplinava a prestação de serviços de transportes turísticos de superfície . 
O decreto de n. 89.707, de 1984 refere-se ás empresas prestadoras de serviços para a organização de congressos, seminários, convenções e eventos congêneres e por fim, o Decreto de n. 5.406, de 2005, a cerca da regulamentação do cadastro obrigatório, para fins de fiscalização das empresas prestadoras de serviços turísticos no País. 
Em 1991- lei n. 8.181 denominou a Embratur que passou a se chamar INSTITUTO BRASILEIRO DO TURISMO, mas manteve a mesma sigla, com vinculo a Secretaria do Desenvolvimento Regional da PRESIDÊNCIA DA REPÚPLICA, ampliando suas competências. Expediu varias e distintas deliberações normativas, relacionadas a atividades turísticas. 
Em 2004 – CRIAÇAO DA LEI GERAL DO TURISMO: ocorreu durante uma reunião extraordinária da CAMARA BRASILEIRA DE TURISMO DA CONFEDERAÇAO NACIONAL DO COMERCIO DE BENS e SERVIÇOS DE TURISMO (CBTVC/CNC), que denominou como oficina de discussão do anteprojeto da LEI GERAL DO TURISMO realizada na semana de Gramado-RS entre 18/19 de novembro de 2004.
Em 2004 – NO VI CONGRESSO BRASILEIRO DA ATIVIDADE TURÍSTICA, ocorrido em Brasília, no mesmo ano de 2004, os componentes do CBTUR/CNC reuniram-se com representantes do poder legislativo e do executivo, sendo este considerado o marco inicial de todos os trabalhos, alusivos á LEI GERAL DO TURISMO- LGT.
Assim durante quatro anos, tal texto foi amplamente discutido entre empresários, diversos técnicos do setor do turismo, profissionais da área jurídica e representantes do poder público.
Em 2008- o projeto foi apresentado ao CONGRESSO NACIONAL pelo poder executivo, em março teve a aprovação final em agosto do mesmo ano. A publicação no diário oficial da união, em setembro, destacou-se o empenho de todos os atores envolvidos.
Em 2008- foi revogada a lei n. 6.605, de 13 de dezembro de 1977, o decreto – lei n. 2.294, de 21 de novembro de 1986 e o inciso VIII e X do caput e os II e III do artigo III, o inciso VIII do caput do artigo VI e o artigo VIII da lei n. 8.181, de 28 de março de 1991, tendo em vista o principal objetivo da LGT: a unificação de diversas outras normas legislativas.
Em 2008- por meio da LEI GERAL DO TURISMO, em setembro do mesmo ano, toda a legislação turística brasileira em apenas uma norma, o que facilita a discussão e entendimento de todos os atores do setor, quanto aos aspectos legais do desenvolvimento do turismo no Brasil.
No final de 2010- decreto de lei 7.381, em 2 de setembro de 2008, que dispõe sobre a POLITICA NACIONAL DE TURISMO define atribuições do GOVERNO FEDERAL no planejamento, desenvolvimento e estimulo ao setor turístico.
O exercício a seguir está associado a lei em si e o estabelecimento da Política Nacional de Turismo. A lei trouxe alguns aspectos muito importantes para o turismo atual como a institucionalização do Sistema Nacional do Turismo, a obrigatoriedade do Cadastur e o estabelecimento de normas sobre a Política Nacional de Turismo, além de definir as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico. Alguns princípios estabelecidos nesta lei são os que sustentam as políticas turísticas atuais como a livre iniciativa, a descentralização, a regionalização e o desenvolvimento econômico-social justo e sustentável. 
B) Relacione as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico com os princípios citados da Lei.
LEI N. 11.771, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008
Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define sobre as atribuições do Governo Federal No planejamento, desenvolvimento e estimulo ao setor turístico; revoga a lei n. 6.505, de 13 de dezembro de 1977, o decreto-lei n.2.294, de 21 de novembro de 1986, e dispositivos da lei n. 8.181, de 28 de março de 1991; e dá outras providências.
A lei estabelece as normas sobre a Política Nacional de Turismo, define ao Governo Federal suas atribuições no planejamento, desenvolvimento e estimulo ao setor turístico e disciplina a prestação de serviços turísticos , o cadastro, a classificação e a fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. Ao ser criado o Ministério do turismo pelo Governo Federal buscou-se fortalecer a política direcionada ao setor turístico. Criando assim novas diretrizes políticas para a atividade turísticas no país. Foi então criado o Programa de Regionalização como um mecanismo para o fortalecimento da centralização das políticas visando o desenvolvimento dos municípios em regiões turísticas de forma sustentável. 
Buscando valorizar os recursos e produtos turísticos e a ampliação dos destinos aos turistas. Alem de incentivar as viagens pelo Brasil, de forma responsável e segura; planejando cuidadosamente o funcionamento das atividades e equipamentos para que então se possa atender com qualidade as necessidades do turista; Coordenando a implantação de uma política de turismo que possa atender o interesse coletivo e beneficie a todos; estabelecer regas, limites, condições para todos os campos do turismo, de forma que essas normas possam contribuir para a organização da atividade turística; patrocinar incentivos fiscais, isenções de taxas, empréstimo ao setor privado para investimentos turísticos em uma determinada localidade; Promover turismo social para a população menos privilegiada, oferecer atividades de lazer e entretenimento; investir em pólos emissores de turistas, podendo ser outros países, estados ou cidades.
REFÊRENCIA: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11771.htm#:~:text=Art.,Art
Ministério do Turismo - Governo Federal
https://www.gov.br › turismo › pt-br

Outros materiais