Buscar

Fetrans

Prévia do material em texto

1. De acordo com uma das teorias mais “audaciosas” sobre a construção das pirâmides, os egípcios carregavam blocos de centenas de toneladas facilmente, fazendo-os flutuar (com a ajuda de boias amarradas) através de um rio e elevando-os até as partes mais altas das construções que continham piscinas onde os blocos podiam ser encaixados uns aos outros enquanto flutuavam. Suponha que um bloco de rocha de 20000 kg de massa, de 1 m³ de volume seja submerso em água com densidade de aproximadamente 1000 kg/m³. O peso do bloco, quando estiver totalmente dentro d’agua, é:
186200 N.
1. Arquimedes descobriu que existe uma força de sustentação que deixa os corpos mais leves quando estão totalmente ou parcialmente submersos. Ele chamou essa força de empuxo. Em termos matemáticos, o empuxo é:
O peso do volume de fluido deslocado pelo corpo.
1. Para desenvolver o projeto de um equipamento que funcionará a profundidade de 2 km no oceano, é necessário saber a pressão que o equipamento deverá suportar. Sabendo que a densidade da água do mar é de, aproximadamente, 1,03 g/cm3, a pressão a essa profundidade, em Pascal (Pa), é de:
20,31 Mpa.
2. 
1. Um grupo de estudantes tinha o objetivo de medir o raio médio de 1000 pequenas partículas com formato esférico. Apesar de parecer uma tarefa simples de ser executada com um paquímetro, as partículas não possuíam um formato regular, ou seja, não eram exatamente esféricas, mas continham deformações que com certeza implicariam em imprecisão nas medidas. Então, um deles teve a ideia de usar o princípio de Arquimedes para medir o raio das partículas, sabendo que a fórmula do volume de cada uma delas podia ser considerada como: 
 Sabendo que o volume deslocado pelas 1000 partículas é de 150 ml, o raio médio de cada partícula, em metros, é de:
0,0033 metros.
3. 
Leia a sentença abaixo e marque a alternativa correta. As ______________ são aquelas linhas tangentes à direção do escoamento em um dado instante, em cada ponto do campo de escoamento. Essas linhas são tangentes ao vetor velocidade em cada ponto e, dessa forma, não pode existir fluxo de fluido através delas (cruzando as linhas). A representação gráfica do escoamento que corresponde a essa função e preenche o espaço em branco é:
Linhas de corrente.
Uma equipe de engenheiros estuda o escoamento de fluidos. A equipe executa uma série de experimentos para a obtenção de uma campo de velocidades de escoamento de fluidos, a partir de linhas de corrente, com o objetivo de determinar a velocidade de escoamento em um ponto (x,y) do dispositivo em estudo. O campo de velocidade obtido está abaixo. Analise o campo de velocidades e marque a alternativa correta.
A velocidade no ponto (2,4) do dispositivo é:
De acordo com a segunda lei de Newton, a soma de todas as forças que atuam em um corpo será nula se o corpo estiver parado ou a uma velocidade constante. As forças atuantes no corpo incluem seu peso, as possíveis cargas que o corpo suporta e, se o corpo estiver submerso, deve-se se levar o empuxo em consideração no somatório de forças. Se o corpo estiver totalmente submerso, ele pode emergir ou afundar dependendo da relação entre o empuxo e o restante das forças atuantes. Para o corpo emergir, é necessário que:
O empuxo seja maior que a soma do peso mais a carga do corpo submerso.

Continue navegando