Buscar

APNP Filosofia

Prévia do material em texto

APNP 2 – FILOSOFIA
 
O conhecimento empírico ou senso comum diz respeito ao conhecimento popular, é o que aprendemos a partir da nossa interação e observação do mundo e pode ser baseado em experiências, sem a necessidade de uma comprovação científica ajuda a percorrer um caminho mais curto, através do qual relacionamos tudo o que observamos com nossas experiências anteriores e tudo o que aprendemos em comunidade.
Já o conhecimento científico vai além da visão empírica. Está relacionado com a lógica e o pensamento crítico e analítico. É o conhecimento que temos sobre fatos analisados e comprovados cientificamente, de modo que sua veracidade ou falsidade podem ser comprovadas. Ele é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica.
O conhecimento filosófico é baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber. Surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias. Sua importância: Além de você descobrir sua verdadeira natureza, ela nos traz conhecimento não só dá vida que temos mas de tudo, começamos a ver o mundo de uma forma melhor, e não como as pessoas querem que nós vejamos.
O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa. Assim, acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana. Não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso. A religião garante a ligação entre o que é humano e o que é divino. Esses dogmas reforçam um ato de conhecimento comum na religião: a divisão entre o que é profano e observável e o que é sagrado e misterioso.

Continue navegando