Buscar

Fichário agenda 9

Prévia do material em texto

Suzana R. Quirino	Administração da produção e operações 	
 
Fichário – agenda 9
Compare as diferentes perspectivas dos teóricos da administração clássica - Ford, Taylor e Fayol, no que se refere aos sistemas de produção.
Taylor: A administração cientifica de Taylor buscava aumentar a produtividade fazendo com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo. O foco principal era a divisão do trabalho, tarefas e separação dos cargos com estudo do tempo e movimento.
Ford: Ford por meio da racionalização da linha de produção, teve seu foco na linha de montagem, o que lhe permitiu a produção em série, com produtos padronizados e em grande quantidade com o mínimo de matéria prima em estoque.
Taylor e Ford pensam a administração a partir da base administrativa, ou seja, o que fazer para aumentar a produção da fábrica a partir de mudanças no processo produtivo e de técnicas especificas de trabalho.
Fayol: A teoria de Fayol se sustenta em uma serie de princípios reais que devem ser respeitados afastando-os da rigidez, já que a administração ´questão de medida e bom senso devendo ser adaptado a qualquer circunstância. Fayol pensa a administração a partir do ponto alto, ou seja, topo da hierarquia refletindo sobre as melhores técnicas para o aumentar a eficiência de qual quer tipo de organização. Em razão disso, afirma-se que a Teoria Clássica possui abordagem inversa à Administração Científica, partindo de cima para baixo, ou seja, da organização para os departamentos. A ênfase é na estrutura e não nas tarefas.
Na verdade, são visões complementares: Os dois primeiro olham a produção e o terceiro a gestão da organização
 Fontes de pesquisa: https://eadtec.cps.sp.gov.br/ https://www.infoescola.com/ https://www2.unifap.br/

Continue navegando