Buscar

Atividade única - Sociologia da Educação (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade única – sociologia da Educação
Ouça a música The Wall, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bZwxTX2pWmw
Composta pelo baixista Roger Waters, da banda de rock inglesa Pink Floyd, a música Another brick in the wall é dividida em três partes e foi lançada no álbum The Wall (1979).
A música é uma forte crítica ao sistema de ensino castrador que, ao invés de estimular as crianças a questionamentos mais amplos, reprime brutalmente.
Escreva um texto dissertativo apontando as principais características de critica evidentes na música. Insira o pensamento dos autores dos texto base, problematizando a educação nos dias atuais. Aponte soluções viáveis que poderiam ser encontradas nos dias de hoje. ( mínimo de 20 linhas). A letra fala sobre temáticas importantes como sistema educacional, ideologia, autoritarismo e sociedade. Transmite uma concepção transformada do sistema educacional que, ao invés de motivar no processo de formação, ele oprime com suas exigências alienantes e ante democráticas, negligenciando os valores éticos e sua ideologia truculenta.
Existem três momentos distintos na música:
I= As memórias do narrador;
II= Retrata a figura de um professor ortodoxo e insensível, resultado de uma relação familiar falida, com traumas psicológicos;
III= A educação é definida como alienante e deformada, em nenhum momento ele valoriza a moralidade, os bons costumes, a ética na escola e o respeito à qualquer forma de autoridade. 
A relação aluno/professor sempre foi como um campo minado. De um lado aqueles que tentam desempenhar suas funções com os métodos tradicionais, do outro aqueles que procuram novas estratégias pra um melhor desempenho. 
A música pactua com a revolta criticando duramente o modelo educacional. 
O educador deve fugir do pensamento que a escola é o lugar onde se doma, ele deve ver a escola como o ambiente ideal para alcançar novos horizontes. Educador e educando numa relação sem imposições, com respeito e cooperativismo e diálogo entre todos os envolvidos.

Continue navegando