Buscar

Pedagogia do Esporte e Basquetebol

Prévia do material em texto

Pedagogia do Esporte e Basquetebol
Aspectos Metodológicos para o Desenvolvimento Motor e Técnico do atleta em Formação 
Introdução
O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, sua origem surgiu no final do século XIX em 1891. Além de dinâmico o jogo ganhou adeptos pelo pais e pelo mundo tornando uma modalidade oficialmente olímpica em Roma.
Nos dias atuais é uma das modalidades mais praticadas, são 213 países vinculados a federação internacional de basquetebol (FIBA), dentre as quais estão os jovens atletas em formação de clubes, escolas e universidades. 
Uma das preocupações dos técnicos esportivos responsáveis por esse processo é o desenvolvimento motor desses jovens. O ensino como também o desenvolvimento das habilidades motoras técnicas relativas do basquetebol tem sido através de procedimentos pedagógicos no princípio analítico, muitas das vezes sem Inter relacionar.
Metodologia
Tratar se de uma revisão bibliográfica, sendo que para Marconi e Lakatos a pesquisa não é mera repetição do que já foi dito ou escrito.
Assim foram pesquisados artigos das bases de dados Lilacs e Scielo, palavras chave pedagogia do esporte e basquetebol, tais artigos, livros é capítulos no qual fazia parte do conceito clássicos da educação física a partir da análise, propor uma nova metodologia de ensino, aprendizagem e treinamento.
Esporte e as Etapas de Desenvolvimento Motor
Proposições para o Esporte
O desenvolvimento motor é um processo contínuo por toda a vida, se insere na complexidade do desenvolvimento humano, além de integrar a dimensão cognitiva, afetiva, social e espiritual. Nesse processo foi dividido em quatro fases.
A primeira fase é a da Iniciação, ou seja, é a estimulação motora, ´e os movimentos são fundamentais.
Já a segunda fase está relacionada a parte da Generalizada: aprendizagem motora, voltada para a formação atlética e os movi mentos específicos.
A terceira fase: Especializada, a escolha pelas modalidades em que os níveis dos movimentos começam a ser voltada para a técnica esportiva. Já a quarta fase e a Personalizada: especialização motora com dedicação exclusiva ao esporte de alto rendimento.
Há quatro etapas iniciais. A estimulação está relacionada a percepção e a exploração dos diferentes movimentos esportivos na infância, tendo em vista o ensino que enfoque aberto, oportunizando aos iniciantes. Pois a criança mostrar se suscetível a novas descobertas. As condições são favoráveis para adquirir habilidades.
A fase de aprendizagem motora é caracterizada pela transição das habilidades motoras básicas. A fase da prática e motora está associada à da especialização esportiva compreendida entre os 16 e 18 anos.
Já a da especialização motora se refere ao movimento em que o atleta busca a perfeição e a personalização dos movimentos.
Desenvolvimento Motor e Basquetebol 
Perspectivas para Aprendizagem
Considerando as etapas do desenvolvimento motor e suas aplicações no basquetebol, abordamos a base teórica da aprendizagem do processo. Cuja compreensão auxilia o técnico esportivo na apresentação de novas tarefas e problemas motores: são eles: cognitivo, inicial da aprendizagem. Elevando o nível de esforço cognitivo exigido e centrando a atenção do iniciante.
Já o associativo, após certo período de prática, o aluno consegue realizar os movimentos proposto pelo professor com facilidade dominando alguns mecanismos básicos.
O autônomo, o atleta consegue realizar a atividade de forma automática, ou seja, sem pensar, ou dedicar atenção do movimento.
Desenvolvimento Motor no Basquetebol: Aspectos Metodológicos 
O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, cuja disputa se dar por duas equipes com cinco jogadores num determinado espaço e com regras. No qual seus componentes técnicos e constituído por habilidades.
Controle de corpo: realização dos movimentos corporais nas ações ofensivas e defensivas da bola. O passe é o lançamento de bola entre os companheiros, a fim de manter a posse de bola. O drible é o ato de quicar a bola, manipulando com as mãos impulsionando contra o solo.
Já o arremesso é o fundamento ofensivo com o objetivo de acertar a cesta e marcar pontos. O rebote é a recuperação de bola após uma tentativa de arremesso podendo ser defensivo ou ofensivo.
Considerações Finais 
O foco do ensino é de formação do atleta deve considerar seu desenvolvimento, sendo necessários procedimentos pedagógicos capaz de abranger os aspectos biológicos, cognitivos, psicológicos.
Nesta concepção mostra que o ensino e o treinamento das habilidades motoras são técnicos, devem ser desenvolvidas.
Com base no levantamento conclui se que o papel do técnico esportivo e organizar, aplicar e avaliar o treinamento.