Buscar

Avaliação Final Psicopedagogia jogos, brinquedos e brincadeiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Psicopedagogia: jogos, brinquedos e brincadeiras (17412)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:673058) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As fases do desenvolvimento infantil diferenciam-se de acordo com as diversas teorias existentes. Jean Piaget e Henri Wallon, por exemplo, são dois autores da psicologia que pensam o desenvolvimento infantil a partir de estágios de desenvolvimento. Embora haja semelhança entre as duas teorias, há nomenclaturas e especificidades próprias de cada autor. Assim, conceitue e explique as fases do desenvolvimento de acordo com Jean Piaget e Henri Wallon.
	Resposta Esperada:
* PARA JEAN PIAGET - Fase sensório-motora: nascimento até cerca de 2 anos: para Piaget nessa fase a criança inicia com comportamentos básicos desenvolvendo até os mais complexos. Fase pré-operacional: de 2 a 7 anos. Nessa segunda fase as crianças desenvolvem principalmente a memória e a imaginação. Estágio operacional concreto: de 7 a 11 anos, onde as crianças já têm consciência de sentimentos e do mundo a sua volta. O egocentrismo da fase anterior vai desaparecendo. Estágio operacional formal: a partir de 11 anos ou mais: nesta fase o pensamento lógico é completado de certa forma, pois continua sendo aprimorado ao longo da vida. Pré-adolescentes já são capazes de lidar com questões abstratas e lógicas que tiveram início na fase anterior.
PARA HENRI WALLON - Estágio Impulsivo Emocional: nesse período percebe-se os movimentos que são chamados de descargas motoras, que são os movimentos e reflexos impulsivos do bebê. Estágio sensório motor e projetivo: predomina o desenvolvimento motor e sensorial da criança. A criança tem curiosidade por explorar o mundo físico, começa a caminhar e a manipular os objetos de forma mais firme. Estágio do Personalismo: quando a construção da consciência de si por meio do âmbito social, faz com que a criança retome com grande intensidade as relações afetivas com os outros. Estágio categorial: onde os avanços intelectuais que acontecem nesta fase permitem a criança a compreensão e aquisição do mundo exterior.  Estágio da adolescência: acontecem grandes transformações de cunho fisiológico (como o crescimento), como também psíquicas e afetivas. Os adolescentes buscam nesse estágio tomar consciência de si, contrapondo outras figuras existentes, além de criarem  uma concepção temporal.
	2.
	O campo da psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem e se tornou uma área de estudo específica que busca conhecimento em outros campos e cria seu próprio objeto de estudo (BOSSA, 2000). Segundo a psicopedagoga e estudiosa da área, Nádia A. Bossa, existem alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica. Disserte sobre esses passos.
FONTE: BOSSA, N. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
	Resposta Esperada:
Analisar com mais atenção e cautela os erros dos alunos. Elaborar a reformulação e adequação das práticas docentes, para que elas se aproximem da necessidade dos alunos e atenda às dificuldades que ele apresenta. Refletir em conjunto com o professor sobre a estrutura curricular e sua compatibilidade com a estrutura cognitiva, afetiva e social do aluno com déficit de atenção, afinal a aprendizagem baseia-se no equilíbrio dessas estruturas. Avaliar o enfoque psicopedagógico da dificuldade de aprendizagem em crianças com déficit de atenção, os processos de desenvolvimento e os caminhos da aprendizagem, entendendo o aluno de forma individual e interdisciplinar, buscando apoio em diversas áreas do conhecimento, analisando a aprendizagem no contexto escolar, familiar e no aspecto afetivo, cognitivo e biológico.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais