Buscar

Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia AV II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia (LEE02)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:676230) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	33885817
Parte superior do formulário
	1.
	A terceira infância, que é caracterizada por desenvolvimentos e aperfeiçoamentos consideráveis em muitos domínios desenvolvimentais que, colaboram para resultados funcionais a longo prazo. Ainda que as mudanças na terceira infância pareçam ser menos acentuadas do que aquelas nos períodos da primeira infância ou adolescência, elas são, no entanto, importantes. Sobre os mais frequentes problemas de saúde da terceira infância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F  ) A quemose é uma infiltração edematosa da conjuntiva ocular, que vem assolando muitas crianças na terceira infância. Geralmente, a causa da quemose é inflamatória, dando origem a um rebordo saliente, avermelhado, em volta da córnea. Encontra-se em certas afecções oculares agudas, e há alta prevalência de levar a criança à deficiência visual.
(  V  ) A obesidade infantil pode ter implicações negativas para o desenvolvimento socioemocional e na saúde física na terceira infância e também pode contribuir para resultados funcionais negativos no longo prazo, na medida em que a condição persiste ao longo do tempo.
(    ) Por conta das repercussões socioemocionais e físicas da puberdade precoce, tanto em curto quanto em longo prazo, justifica a necessidade de maiores esforços de prevenção e intervenções mais intensivas para melhorar a vida dos indivíduos afetados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V V.
	
	b) V - F -F.
	
	c) F - V - F
	
	d) F - V V.
	 
	 
	2.
	Apesar do número reduzido de artigos encontrados que buscassem relacionar música e desenvolvimento auditivo, cognitivo e linguístico, todos os trabalhos revisados e aqui apresentados demonstraram relações positivas entre prática musical e desenvolvimento global infantil. Expostas à música ou não, as crianças utilizam-se de habilidades de processamento. Sobre esses processamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V   ) As crianças usam habilidades de processamento, como percepção, atenção e memória para observar e interagir com outras pessoas em seu ambiente.
( F   ) As crianças desenvolvem automaticamente linguagem, conceitos e habilidades sociais exclusivamente por meio de processos orgânicos, fisiológicos e biológicos, que independem de fatores ambientais.
( V   ) Crianças com idade entre três e quatro anos demonstram competência cognitiva em tarefas altamente favoráveis, com requisitos cognitivos simples.
(V  ) As limitações de processamento de crianças em idade pré-escolar impedem seu desempenho em tarefas cognitivas, em comparação com crianças em idade escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500027&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 6 dez.  2018.
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - F - F.
	3.
	A linguagem passa por um constante desenvolvimento ao longo da terceira infância, apesar dos novos avanços não serem tão notáveis quanto em fases antecedentes do desenvolvimento infantil. Além do mais, o desenvolvimento da linguagem continua processando-se nas fases posteriores à terceira infância. Ainda assim, o desenvolvimento da linguagem na terceira infância é marcado por algumas características. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É a desenvoltura para a conjugação dos verbos, e o pensamento abstrato - que lhes permite fazer inferências sobre temáticas científicas.
	
	b) É a fase em que as crianças começam a empregar substantivos e adjetivos, de modo apropriado dentro das frases.
	
	c) Nessa fase, as crianças fazem mais uso de expressões faciais e gestuais no decorrer da comunicação, sendo que ainda não possuem um vocabulário suficiente para se expressarem por meio de palavras.
	
	d) As crianças apresentam melhorias em semântica, fonologia, gramática e pragmática, o que lhes permite conversas mais avançadas com seus pares e com adultos.
	4.
	O desenvolvimento social está estreitamente relacionado ao desenvolvimento emocional e de apego, além de apoiar-se no aumento da atividade nas mesmas estruturas cerebrais. Sobre o desenvolvimento social do nascimento aos seis meses, analise as sentenças a seguir:
I- O sistema límbico do cérebro rege as reações emocionais baseadas fisicamente no bebê e, simultaneamente, comunica reações emocionais à observação do bebê sobre os comportamentos sociais dos cuidadores. Como a localização do sistema de neurônios espelho está nas áreas do cérebro que amadurecem no início da vida da criança, eles podem facilitar a imitação social.
II- É o período em que o raciocínio dedutivo hipotético é formado, ou seja, o bebê estabelece uma hipótese teórica acerca de maneiras possíveis em que os elementos de uma teoria se relacionam. Depois, são feitas deduções sobre as observações que seriam feitas da realidade, se as hipóteses fossem verdadeiras. A fim de determinar a adequação das hipóteses iniciais, são feitas comparações entre as observações previstas e as verdadeiras observações da realidade.
III- As interações sociais recíprocas dos cuidadores apoiam o desenvolvimento de comportamentos sociais, como a imitação. O sorriso social, que ocorre entre quatro e oito semanas, à medida que os gânglios basais se tornam mielinizados, e a protoconversão dos lactentes, que começa por cerca de quatro meses à medida que o cingulado anterior se torna mais ativo, resultam em incentivar essas respostas recíprocas de cuidadores e outros adultos.
IV- Os bebês começam a imitar as ações faciais e motoras e prolongam "conversas sociais" que envolvem "conversas alternadas" durante esse período de idade. Por volta dos seis meses, o bebê já é um ser social complexo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	A terceira infância contempla a transição de "aprender para ler" a "ler para aprender", e pode ser perpassada por dificuldade de aprendizagem atrelados aos distúrbios do desenvolvimento. Qual é a síndrome que têm afetado as crianças, de modo mais significativo nesta fase da vida?
	
	a) A dislalia audiógena.
	
	b) O transtorno de aprendizagem não verbal.
	
	c) O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.
	
	d) A discalculia practognóstica.
	6.
	"A temática da gravidez na adolescência, tão difundida na mídia, veste diferentes roupagens em se tratando de diferentes adolescências. Enuncia-se que gravidez na adolescência é precoce, o que é legitimado por vários discursos. O biológico defende que o corpo da adolescente pode não estar maduro para receber um feto, o que, portanto, implica em riscos para a vida da mãe e do bebê. O psicológico sustenta a versão de que a adolescente não têm maturidade emocional para assumir o ônus de criar um filho. O jurídico, além das implicações que já decorrem do fato de a adolescente não ser legalmente responsável por seus atos, nas situações em que a gestação é fruto de relação sexual com sujeito maior de idade, ainda há a inserção em crime de sedução. Todos, de um jeito ou de outro, concebem a gravidez como um fenômeno prejudicial ao desenvolvimento global da adolescente e associada a eventos também comumente propagados na mídia, como a realidade de abandono dos estudos e, muitas vezes, a separação entre a mãe e o pai da criança, com consequente destino dos cuidados endereçado aos avós" (FONTENELE; MIRANDA, 2017, p. 979). Tendo em vista as relações entre adolescência e responsabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não se pode esperar que adolescentes reconheçam e regulem seus impulsos emocionais, pois é só no final da fase adulta que os lobostemporais estão maduros o suficiente. Somente nesse momento o sujeito consegue atingir o equilíbrio certo de aceleração e freios dos impulsos.
(    ) Atividades que ajudam os adolescentes a aprender a assumir a responsabilidade e, com esperança, orgulhar-se de suas ações são úteis para manter o desenvolvimento do lobo frontal em um curso saudável.
(    ) Atividades que ensinam os adolescentes a adiar a gratificação, como poupar dinheiro para uma compra desejada, podem servir como exercícios úteis para os lobos frontais e treinamento útil para a vida adulta em geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FONTENELE, Luciana Queiroz; MIRANDA, Luciana Lobo. Adolescência(s): produções e atravessamentos discursivos em análise. Trends Psychol., Ribeirão Preto, v. 25, n. 3, p. 969-982, set. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000300969&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 nov. 2018.
	
	a) F - F - V.
	
	b) V - F - F.
	
	c) F - V - V.
	
	d) V - V - F.
	7.
	No processo de desenvolvimento humano, o cérebro se desenvolve consideravelmente desde a infância até a fase adulta. No nascimento, o cérebro apresenta um quarto do tamanho que atingirá na fase adulta. Assim, triplica sua massa no decorrer da infância e ao final do primeiro ano, possui três quartos do peso médio adulto. O volume de maturação da substância branca no cérebro em desenvolvimento reflete na mielinização dos axônios, responsáveis na transmissão neural fluida e no processamento das informações. Com base no exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:
I- No nascimento, o tronco encefálico do bebê se encontra mielinizado, permitindo a ativação de sequências reflexivas usadas para sua sobrevivência. Assim, o crescimento da estrutura cerebral acompanha o desenvolvimento funcional do movimento físico.
PORQUE
II- O bebê utiliza de reflexos automáticos, involuntários e motores para ações coordenadas, imitando as ações progressivamente e desenvolvendo habilidades motoras em eficiência e intencionalidade até os quatro anos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	8.
	Ferreira, Conte e Marturano (2011) realizaram um estudo que envolve autoconceito, comportamento e desempenho escolar. Essas pesquisadoras buscaram averiguar as autopercepções de meninos com queixa escolar, ou seja, o conjunto de atribuições cognitivas que esses meninos faziam a respeito de si próprios, individualmente. O autoconceito abrange características pessoais e de comportamento em situações objetivas. Sobre o autoconceito e o desenvolvimento social, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FERREIRA, Andresa Aparecida; CONTE, Karina de Melo; MARTURANO, Edna Maria. Meninos com queixa escolar: autopercepções, desempenho e comportamento. Estud. psicol., Campinas, v. 28, n. 4, p. 443-451, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000400005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 nov. 2018.
	
	a) Por volta dos dois anos de idade, as crianças se reconhecem como separadas dos outros, e a partir dos três anos apresentam melhorias em suas compreensão do self.
	
	b) Desde os dois anos a criança realiza a comparação social, avaliando-se com base em seus pares, prejudicando, assim, suas tentativas de realizar tarefas difíceis.
	
	c) A partir de um ano, a criança começa a usar traços psicológicos em seu autoconceito, avançando, depois, para as atividades que desempenham, acrescentando, por último, sua aparência.
	
	d) Geralmente, crianças entre os três e os cinco anos de idade têm visões negativas de si mesmas, sendo excessivamente pessimistas sobre suas habilidades.
	9.
	De acordo com Lima (2010), os estados motivacionais estão relacionados aos comportamentos que se destinam à satisfação das necessidades. Há uma estrutura no centro do cérebro que parece altamente associada às sensações de prazer, inclusive de deleite ao fazer uma refeição e de prazer sexual. Qual é o coração do sistema de recompensas, que fica localizado no centro do cérebro?
FONTE: LIMA, Andréa Pereira de. O modelo estrutural de Freud e o cérebro: uma proposta de integração entre a psicanálise e a neurofisiologia. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo, v. 37, n. 6, p. 280-287, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832010000600005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 nov. 2018.
	
	a) O histoplasma capsulatum.
	
	b) O gânglio quiróptero.
	
	c) O giro patágio.
	
	d) O núcleo accumbens.
	10.
	"A sociedade atual tem valorizado de forma significativa a aparência alta e esbelta. Essa constituição física tem sido reforçada desde a infância e atinge a população adolescente, que deseja enquadrar-se nos estereótipos, particularmente aqueles veiculados pela mídia. Nesse sentido, profissionais de saúde são questionados rotineiramente sobre os efeitos positivos que o exercício físico exerce sobre o crescimento longitudinal de crianças e adolescentes" (SILVA et al., 2004, p. 520). Sobre o desenvolvimento físico e crescimento do corpo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, Carla Cristiane da et al. O exercício físico potencializa ou compromete o crescimento longitudinal de crianças e adolescentes? Mito ou verdade?. Rev. Bras. Med. Esporte, Niterói, v. 10, n. 6, p. 520-524, dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922004000600009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 nov. 2018.
	
	a) Os meninos tendem a ser um pouco mais leves e mais altos que as meninas.
	
	b) A cada ano, crianças entre as idades de três e cinco anos crescem cerca de 20 cm e ganham cerca de 6 kg, em média.
	
	c) Os hormônios de crescimento são liberados exclusivamente durante as refeições.
	
	d) As diferenças de altura entre crianças dessa idade são influenciadas por fatores ambientais como nutrição, origem étnica e status socioeconômico.
Parte inferior do formulário

Continue navegando