Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL II

Prévia do material em texto

1.
	A autora Berenice Gehlen Adams, por meio de um poema, conseguiu envolver e sensibilizar os estudantes sobre as belezas naturais que existem ao nosso redor, possibilitando a eles vivenciar ou até mesmo imaginar cada situação descrita. Dessa forma, várias questões ambientais podem ser trabalhadas pelo professor ou gestor ambiental. Leia o poema a seguir:
"Aqui é lugar de ampliar os sentidos onde as cores são mais vivas.
Os cheiros são mais suaves, os ruídos ecoam e vão ao coração.
Lugar de magia.
Reino dos contos, de duendes e fadas.
Sou um cogumelo, um grilo, uma libélula que abraça o arbusto.
Sou a flor sino a gotejar o orvalho da madrugada.
Sou o lagarto que se entrega ao sol preguiçosamente.
E sou um sapo que emerge do açude de carpas.
Eu, tão perto de todas as formas de vida e tão longe preso pelas grades da cidade".
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Refletir com os estudantes como estamos tão perto das diversas formas de vida e ao mesmo tempo tão distantes,
                                                                             PORQUE
II- Não conseguimos dar a importância necessária para o ecossistema, prendendo, muitas vezes, os animais e a nós mesmos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ADAMS. Berenic Gehlen. Poemas para Educação Ambiental. Disponível em: http://www.apoema.com.br/poemasparaEA.htm>. Acesso em 23 mai  2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	2.
	Cada vez mais as empresas, os consumidores e a sociedade tornam-se conscientes da necessidade de um desenvolvimento sustentável sem esgotar os recursos naturais. Por isso, o tripé da sustentabilidade envolve os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Dentro desta temática, e sobre a importância de relacionar os três aspectos (responsabilidade social, responsabilidade ambiental e responsabilidade econômica) durante a realização das atividades ambientais, analise as sentenças a seguir:
I- O tripé da sustentabilidade tem por finalidade categorizar os aspectos fundamentais voltados às ações de apreciar e respeitar a natureza, os recursos utilizados e a problemática ambiental no setor econômico e social.
II- Os três aspectos são fundamentais para que o governo possa fazer a sua parte, pois a população não precisa cuidar do meio ambiente, já que se trata de um meio econômico de reverter a situação.  
III- O tripe da Sustentabilidade nos mostra que os efeitos das transformações se inter-relacionam e não podem ser isolados.
IV- Relacionar os três aspectos são fundamentais, pois a sociedade e a economia estão inseridas no meio ambiente, ou seja, dependemos da extração dos recursos naturais para a subsistência, como, por exemplo, água, energia, alimentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III, IV estão corretas.
	3.
	Nos últimos anos cresce o debate da agricultura orgânica versus agricultura ?tradicional?, aqui entendida como a que utiliza agroquímicos, visando ao aumento de produção e produtividade. Que temas sobre os efeitos dos agroquímicos nos ecossistemas podem ser trabalhados na disciplina de Ciências?
	 a)
	Temas relacionados com a emissão de gás carbônico pelas queimadas e, como consequência, problemas como derretimento das calotas polares, efeito estufa e o aquecimento global.
	 b)
	Temas relacionados com as causas sociais que contribuem para o êxodo rural.
	 c)
	Temas relacionados com a responsabilidade tributária do comerciante das embalagens de agrotóxicos.
	 d)
	Temas relacionados com a proximidade dos animais domésticos durante a aplicação de agrotóxicos e contaminação de reservatórios e nascentes.
	4.
	Quais os princípios ecológicos necessários para que o educador integre os conteúdos de ensino à perspectiva ecológica?
	 a)
	Interdependência, sustentabilidade, fluxo de energia e diversidade.
	 b)
	Harmonia, equilíbrio, monoculturas e sistemismo.
	 c)
	Interdependência, sustentabilidade, equilíbrio harmônico e monoculturas.
	 d)
	Fluxo de energia, diversidade, aumento do capital e sustentabilidade.
	5.
	Falar de Educação Ambiental não é tarefa simples, ela exige estudo e compreensão da sua aplicabilidade. Um dos maiores desafios da EA está no entendimento do conceito meio ambiente. Sobre o meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Meio ambiente - um bem de uso para extração e transformação, ou seja, de livre exploração.
	 b)
	Meio ambiente - um bem de uso comum que serve para utilizar e sugar os recursos inexplicavelmente.
	 c)
	Meio ambiente - um bem de uso exclusivo dos agentes econômicos.
	 d)
	Meio ambiente - um bem de uso comum com riquezas/patrimônio da humanidade.
	6.
	Cada professor pode contribuir decisivamente ao explicitar os vínculos de sua área com as questões ambientais, por meio de uma forma própria de compreensão dessa temática, de exemplos abordados sobre a ótica de seu universo de conhecimentos e pelo apoio teórico-instrumental de suas técnicas pedagógicas. Entre os conteúdos, os procedimentos merecem atenção especial, pois são um ?como fazer? que se aprende fazendo, com orientação organizada e sistemática dos professores. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Destacam-se dentro desses conteúdos alternativas variadas de expressão e divulgação de ideias e sistematização de informações.
(    ) Destacam-se dentro desses conteúdos técnicas de pesquisa em fontes variadas de informação.
(    ) Destaca-se dentro desses conteúdos a análise crítica das informações veiculadas pelos diferentes canais de comunicação.
(    ) Destaca-se dentro desses conteúdos a identificação das instituições públicas e organizações da sociedade civil, exceto as atividades de acompanhamento em ONGs.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Há dois cuidados a serem tomados quando os educadores elencarem os agrotóxicos como um tema de relevância social: o primeiro relacionado com o método de definição do tema gerador e o outro relacionado com a fragmentação do conhecimento. Assim sendo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O contexto do trabalho e da família é inter-relacionado, mas as crianças, não necessariamente, têm que assumir toda a dureza das preocupações dos adultos.
(    ) Na adolescência há uma grande abertura para as discussões de ordem política, ética, até pela facilidade do adolescente em questionar o contexto e os valores dos pais.
(    ) A utilização de instrumentos visuais e lúdicos não é recomendada para trabalhar este tema específico.
(    ) Questões que geram conflitos e desencantamento na relação entre pais e filhos não devem ser tratadas pelos educadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	A importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, sobressaem-se às escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão. Como deve ser introduzida a educação ambiental nas escolas?
	 a)
	Como uma disciplina complementar ao ensino de Ciências e Biologia, ministrada exclusivamente pelos professores da área.
	 b)
	Como uma área transversal à escola, tendo contribuições múltiplas das ciências naturais e exatas, Literatura, Artes, Sociologia e Filosofia, integrada numa rede de relações e compartilhamento dos saberes.c)
	Como um conteúdo internalizado unicamente nas disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia.
	 d)
	Como uma área transversal à escola, mas de responsabilidade exclusiva dos professores das áreas afins à Ecologia (Biologia e Geografia).
	9.
	Ao se inserir um tema transversal no currículo escolar, é importante ressaltar que existem disciplinas que têm mais afinidades e relações entre si. Um dos temas que Dalmora (2011) sugere é ?Dinâmica e Evolução dos Ecossistemas?, envolvendo apenas as disciplinas de Biologia e Geografia. De acordo com os conteúdos das disciplinas que podem ser discutidos neste determinado tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dinâmica e estrutura dos ecossistemas florestais.
(    ) As expressões dos povos e rituais da natureza.
(    ) Tempo de vida dos povos e a fabricação de instrumentos musicais.
(    ) Cadeia alimentar, seres vivos, biodiversidade e fotossíntese.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DALMORA, Eliane. Educação Ambiental. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Uma forma de trabalhar as questões ambientais é discutir e refletir com os estudantes as situações que acontecem no cotidiano. A Educação Ambiental precisa ser trabalhada de forma transversal voltada aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes de cuidado e valor com o meio ambiente. Ela precisa estar inserida nos diferentes níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os estudantes. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conseguir promover o fortalecimento da cidadania, responsabilidade social e ambiental e a solidariedade não são princípios ambientais.
	 b)
	Os professores de diferentes áreas dos saberes não necessitam realizar atividades ambientais, pois a educação ambiental cabe ser trabalhada pelo professor de Biologia, Pedagogia ou Geografia.
	 c)
	A escola tem como responsabilidade transmitir informações e não cabe a ela discutir e refletir as questões sociais e ambientais. Essa situação cabe ao setor público.
	 d)
	A escola necessita promover momentos de interação, como oficinas pedagógicas, teatros, visitas técnicas e projetos sociais e ambientais para motivar o cuidado com o meio ambiente.

Continue navegando