Buscar

A3 - DESAFIOS CONTEMPORANEOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E
CULTURA BRASILEIRA 		KAIQUE NOVAES
Matéria: ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 
Atividade A3
ATIVIDADE A3
Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
KAIQUE VINICIUS DOS SANTOS NOVAES
Etnocentrismo na antropológico busca tratar sob a visão preconceituosa e discriminada de um indivíduo ou grupo de indivíduos, que não possuem derivações, como cultura, hábitos, religião, idioma e formas de vida em geral social iguais sobre outro. O etnocentrismo caracteriza a demonstração de um indivíduo que considera o mundo a sua diversidade e as suas peculiaridades apenas com base em uma visão distorcida por aquilo que você acha que é culturalmente melhor ou correto.
Tal fato decorre por hábitos de nossa própria cultura, onde nos coloquemos a olhar de modo superior ao outro. Grande resultado disso, ainda infelizmente podemos notar em nossa sociedade, com o racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa. 
O racismo deriva do racialismo, antiga doutrina que afirmava que as diferenças biológicas existentes no interior da espécie humana eram grandes o bastante para diferenciarem raças com qualidades psicológicas, intelectuais ou de caráter distinto e quando uma dessas antigas teorias permanece vigorando na forma de senso comum pela pura força da repetição, por ignorância dos avanços científicos, ou por preconceito, a antropologia entende como um ato etnocêntrico.
O Etnocentrismo religioso é um traço que chega a travar guerras entre povos. O preconceito contra as manifestações religiosa, chega a ser é um fato etnocêntrico onde indivíduos não só não pactuam com a mesma ideia, como se exterminam entre sí, grande exemplo disso é o Oriente médio com conflitos entre cristãos e mulçumanos, xiitas e sunitas, judeus e mulçumanos etc. 
E por fim, uma das mais evidentes é o etnocentrismo pela xenofobia a aversão aos estrangeiros dá-se de um modo a causar o estranhamento daquele que veio de fora e do modo de vida em seu país de origem. Grande exemplo disso são os Europeus que explanam uma visão do favorecimento de sua população nacional, manifestando contra os imigrantes e refugiados.
Mas o fato não se apresenta apenas para imigrantes e também para migrantes, ou seja, de sua própria nação. E algo que acontece principalmente no nosso país, onde os que mais sofrem com isso são os nordestinos.

Outros materiais