Buscar

prova de neuro

Prévia do material em texto

Estácio ILHA - SDE3942 NEUROANATOMOFISIOL. 3027 AV-1/ 2020-1
Nome: Raquel de Jesus Santos
Matrícula: 201908276134
Curso: Psicologia
Responda às questões a seguir e submeta este documento como arquivo único, com as perguntas e suas respectivas respostas, a partir da ferramenta ‘Trabalhos”, a qual é acessada pelo SAVA da disciplina.
Questões do Bloco I 
1-) O sistema nervoso possui três componentes básicos, o encéfalo, a medula e os nervos. Estes últimos fazem a ligação das outras duas estruturas com as diversas partes do corpo. Se desfiarmos um desses nervos, veremos que são constituídos de estruturas cilíndricas muito finas denominadas axônios, prolongamentos dos neurônios. Os neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e constituem cerca de 10% do tecido nervoso. Indique as três estruturas as quais basicamente constituem um neurônio.
Resposta: O neurônio é constituído por três partes claramente diferenciadas: os dendritos, o corpo celular e o axônio.
2-) Nos vertebrados, além dos neurônios, o sistema nervoso é constituído por células glias. Indique as funções atribuídas às células da glia.
Resposta: As células da glia são células nervosas que oferecem suporte aos neurônios. Envolvem, protegem e nutrem os neurônios.
3-) Os neurônios são as células responsáveis pela propagação do impulso nervoso. Como em repouso a membrana do axônio apresenta as suas faces externa e interna em relação as suas respectivas cargas elétricas? Explique como esse fenômeno é observado?
Resposta: Em repouso, a face externa do axônio fica com carga elétrica positiva e a face interna com carga negativa. E é observado por conta da concentração elevada de íons de sódio no exterior da célula.
4-) No tubo nervoso, durante o desenvolvimento embrionário, é possível perceber três regiões distintas: o prosencéfalo, o mesencéfalo e o rombencéfalo. O prosencéfalo diferencia-se em telencéfalo e diencéfalo. O rombencéfalo diferencia-se em metencéfalo e mielencéfalo. O mesencéfalo não sofre diferenciação. Indique as estruturas que são formadas a partir do diencéfalo e do mesencéfalo.
Resposta: O mesencéfalo não sofre diferenciação, por isso, continua sendo mesencéfalo. O hipotálamo e o tálamo são duas regiões originadas do diencéfalo.
5-) Nos axônios de alguns neurônios, é possível observar a presença de uma bainha rica em lipídios. Como esta bainha é denominada e como ela funciona? Indique a relação das células de Schwann e dos oligodendrócitos com esta bainha de natureza lipídica. 
Resposta: Essa bainha é denominada de “Bainha de Mielina”. Ela funciona como um isolante térmico. As células de Schwann são responsáveis por formar a bainha de mielina em neurônios do sistema nervoso periférico e os oligodendrócitos atuam em neurônios do sistema nervoso central.
Questões do Bloco II
6-) A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinização) dos neurônios. Indique a consequência dessa alteração dos neurônios.
Resposta: Os impulsos ficam mais lentos, porque a bainha de mielina é um isolante elétrico, fazendo com que a condução do impulso seja saltatória, por isso é mais rápida quando há a presença da mesma.
7-) Quais são as estruturas que constituem o sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central?
Resposta: O sistema nervoso periférico é constituído por nervos, gânglios e terminações nervosas. E o sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal.
8-) Alguns tipos de drogas, utilizadas no tratamento da esquizofrenia, agem bloqueando os receptores de dopamina, um tipo de neurotransmissor, nas sinapses. A respeito desse bloqueio o que é correto afirmar?
Resposta: Já que o neurotransmissor não estimulará a célula vizinha, vai acontecer a interrupção do impulso nervoso. 
9-) A membrana plasmática é constituída, basicamente, por uma bicamada de fosfolipídios associados a moléculas de proteína. Essa estrutura delimita a célula, separa o conteúdo celular do meio externo e possibilita o trânsito de substâncias entre os meios intra e extracelular. Sobre o transporte através da membrana, explique como ocorre o transporte ativo.
Resposta: O transporte ativo acontece do meio de menor concentração para o meio de maior concentração, sendo necessário o uso de energia(ATP) da célula.
10-) Alguns tipos de inseticidas orgânicos, como os fosforados e os carbamatos, impedem a degradação da acetilcolina na sinapse neuromuscular, o que provoca a contração contínua dos músculos afetados. Explique por que ocorre essa contração muscular contínua.
Resposta: Sem a degradação da acetilcolina, ela ficará por mais tempo na fenda sináptica se associando aos receptores. Por isso, a membrana plasmática da célula muscular será despolarizada com maior frequência, o que irá gerar mais abertura de canais de cálcio do retículo sarcoplasmatico, mantendo os níveis de cálcio citoplasmático altos e, consequentemente, o processo de contração.

Continue navegando