Buscar

Questões sobre logistica de Armazenagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O autor compara os sistemas de controle logísticos com sistemas mecânicos, como o sistema de calefação (ar condicionado). Qual a correlação que o autor propõe com essa comparação?
Resposta: Compara o termostato, mecanismo de controle dos equipamentos de calefação, com as auditoriase relatórios sobre o desempenho dos sistemas logísticos.
2) O foco dos sistemas de controle está no processo a ser regulado. O processo de saída de um sistema de controle é aquilo que, de forma geral, podemos chamar de desempenho. Como "desempenho" deve ser entendido nesse contexto?
Resposta: Desempenho é o status do processo em qualquer momento determinado.
3) "É o ponto central do sistema de controle. Recebe informação sobre o desempenho do processo, compara essa informação com o objetivo de referência e dá início, quando necessário, às ações corretivas." A que esse conceito está relacionado?
Resposta: Monitoramento.
4) Os sistemas de controle variam muito em relação ao projeto e são, em geral, classificados como de ciclo aberto, fechado ou de controle modificado. Sendo o ciclo aberto o sistema mais conhecido de controle das atividades logísticas, quais as suas vantagens?
Resposta: Flexibilidade e custo inicial reduzido.
5) O balanço de todos os itens em estoque é algo que exige demais em disponibilidade de tempo e, normalmente, acarreta prejuízos no andamento normal das operações. É comum empresas interromperem suas operações durante o inventário anual de estoque. Que alternativa se apresenta para esse problema?
Resposta: Realizar contagens cíclicas de uma fração dos itens em determinadas épocas.
1) O profissional de logística deverá optar por uma combinação de diferentes alternativas de estocagem na avaliação de seu projeto de armazenagem. Entre essas alternativas existem quatro principais. São elas:
Resposta: Estocagem em trânsito, arrendamento, propriedade e aluguel.
2) Os armazéns privados podem apresentar uma série praticamente infinita de particularidades, pois são construídos ou adaptados levando em consideração as especificidades do negócio para o qual foram constituídos. Já os armazéns públicos, arrendados ou alugados, que visam atender a uma gama maior de necessidades das empresas, são mais padronizados na configuração dos espaços e layout para a utilização de equipamentos multiusos. Podemos dizer que se encaixam em um pequeno número de categorias, são elas:
Resposta: Armazéns de commodities, armazéns de volume de granéis, armazéns de temperatura controlada, armazéns de produtos residenciais (itens domésticos e móveis), armazéns gerais de mercadorias e mini armazéns.
3) A opção pela adoção de espaços próprios de armazenagem ainda é muito utilizada pelas empresas, pois apresenta uma série de vantagens sobre os espaços públicos ou alugados. Das alternativas a seguir, qual é a única que não representa uma vantagem da utilização de espaços próprios de armazenagem?
Resposta: Os custos iniciais de construção ou aquisição do espaço de armazenagem e as despesas com manutenção acabam impactando o resultado operacional.
4) Com os avanços relacionados à integração dos mercados (globalização) e as necessidades relativas a serviços de transporte e distribuição cada vez mais ágeis, inclusive em mercados locais, tornou-se cada vez mais frequente a existência de empresas prestadoras de serviços Custos logísticos - introdução e fórmulas – Teoria logísticos. Além de atuarem no transporte, essas empresas atuam também na oferta de armazéns para locação e arrendamento, conhecidos como armazéns públicos. As principais vantagens desse tipo de armazém são as seguintes, EXCETO:
Resposta: Possibilidade de reformas e readequações no imóvel com base nas necessidades do negócio de clientes individuais.
5) Uma das alternativas de armazenagem é a estocagem em trânsito, pois ela é uma possibilidade particularmente interessante para empresas que trabalham com estoques sazonais e remessas de longas distâncias. Sobre a estocagem em trânsito, é CORRETO afirmar que:
Resposta: É uma forma especial de armazenagem que exige coordenação com a opção feita em modalidade de transporte e serviço.
1) Qual das alternativas abaixo NÃO representa um processo básico de manufatura?
Resposta: Processamento por montagem.
2) O processo de produção por encomenda normalmente trabalhará com estoques menores e se caracteriza pela alta adaptabilidade da produção. Qual dos exemplos abaixo melhor se enquadra como produção por encomenda?
Resposta: Uma fábrica de móveis planejados.
3) Para que uma indústria concorra com eficácia, ela deve conseguir integrar a sua capacidade produtiva com uma proposta significativa de valor percebida pelo cliente. Nesse sentido, existem algumas estratégias alternativas de produção. Nas alternativas a seguir, apenas uma NÃO se enquadra nessa definição.
Resposta: Kanban.
4) Nos últimos anos uma mudança vem se mostrado presente em diversos setores, principalmente nos quais há muita demanda de tecnologia envolvida, a gestão da produção e armazenagem vem dando prioridade para sistemas enxutos. Entre as alternativas abaixo, assinale a única que NÃO se enquadra como um objetivo dos sistemas enxutos.
Resposta: Garantir elevados níveis de estoque.
5) O modelo de produção just-in-time (JIT) implica em uma nova postura de gestão de estoques e armazenagem. O que é esse método de produção?
Resposta: É a montagem de produtos somente quando os clientes desejam e no mesmo ritmo da demanda.
1) Uma das finalidades das instalações de estocagem é proporcionar proteção e manutenção ordenadas dos estoques. Assim, o tempo necessário para a manutenção dos bens e as especificações de estocagem é que determinarão o layout das instalações. Qual é a função relacionada a essa finalidade?
Resposta: Manutenção.
2) O termo "armazém de distribuição" normalmente é utilizado com a finalidade de diferenciar-se de "depósito". Na prática, em que consiste essa diferenciação?
Resposta: Um depósito implica que boa parte do espaço destinado à armazenagem é utilizado de maneira semipermanente ou de longo prazo, enquanto isso, os armazéns de distribuição são caracterizados por um perfil mais dinâmico, com ênfase no fluxo ágil de produtos gravidade", "método do mediano" ou "método centroide". A popularização desse método se deve muito à sua simplicidade, pois considera apenas dois fatores da localização. São eles:
Resposta: Volume do ponto e tarifa de transporte.
1) O planejamento do projeto de instalação e operação de armazéns deve, de maneira geral, contemplar os seguintes aspectos:
Resposta: Determinação das proporções, configuração, tipos financeiro, layout do espaço, projeto de docas, sistema de manuseio e layout do estoque.
2) A pesquisa realizada entre os leitores da "Transportation & Distribution", um importante revista americana do setor logístico, elencou fatores decisivos para a seleção do local do centro de distribuição. Os fatores foram elencados considerando o setor em que as empresas dos respondentes se enquadravam, limitando-se em três grandes setores: manufatura, varejo e distribuição. A conciliação de dados dos diferentes setores permite elencar os principais fatores que afetam de maneira geral a seleção do local de armazenagem. Os cinco principais, em ordem de relevância, são os seguintes:
Resposta: Transporte acessível, transporte externo, proximidade do cliente, disponibilidade de mão de obra e custos de mão de obra.
3) Sobre o planejamento do projeto e da operação das instalações de armazenagem, é CORRETO afirmar que:
Resposta: Esse planejamento envolve principalmente as decisões de longo prazo necessárias para estabelecer uma eficiente estocagem temporária de produtos e o fluxo dos produtos na estrutura.
4) Sobre o dimensionamento da instalação de armazenagem, é CORRETO afirmar que determinar o volume necessário, espaço físico, se trata de uma tarefa complexa, tendo em vista o grande número de fatores que exercem influência sobre essa decisão. Qual dos fatores a seguir NÃO influencia diretamente nessa decisão?
Resposta: Custo de mão de obra local.
5)No planejamento dos sistemas de armazenagem se apresentarão basicamente as opções de utilizar um sistema de armazenamento próprio, alugar espaços de terceiros ou utilizar uma opção mista (espaço próprio e espaço locado). Para tomar tal decisão é necessário que se realize um dimensionamento da instalação. Para isso se utilizam modelos matemáticos a fim de definir com maior aproximação qual o espaço adequado. Essa previsão pode ser baseada em modelos com ou sem tendência. Ainda que os métodos para dimensionamento tenham uma parte de sua natureza na tentativa e erro, eles oferecem importantes benefícios, EXCETO:
Resposta: Servem para definir se a melhor opção para a empresa será a armazenagem privada ou a locação de espaços de terceiros.

Continue navegando