Buscar

Atuação do Psicólogo no PSF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – PSF
- Dentro do PSF, a diversas variáveis envolvidas para essa atuação profissional, dentre um primeiro ponto de abordagem do PSF, está a realização da atenção primaria a saúde da população em geral.
- E conforme a Organização Mundial da Saúde conceitua a Atenção Primária de Saúde como:
[...] baseada em tecnologias e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade, por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento, um espírito de autoconfiança e autodeterminação. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde (Brasil, 2001, p.30, apud, FIRMINO; Et al, 2009)
- Compreende-se que embora a atenção à saúde mental seja parte importante das necessidades de saúde, e se configure como demanda cada vez mais frequente, a equipe do PSF não integra o profissional psicólogo em sua composição, ficando as demandas que requerem atuação específica deste campo sob tutela de profissionais de outras áreas da saúde.
- Entretanto o profissional psicólogo é responsável por uma gama bastante ampla de atividades, as quais incluem o estudo e avaliação do desenvolvimento emocional e dos processos mentais e sociais dos indivíduos, grupos e instituições, o diagnóstico e avaliação de distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social e, ainda, a coordenação de equipes e atividades da área (CBO, 2002, apud, FIRMINO; Et al, 2009).
- E segundo Spink (1992, apud, FIRMINO; Et al, 2009), o campo de atuação da psicologia até recentemente, se resumia a duas principais dimensões: atividades exercidas em consultórios particulares, restritas a uma clientela derivada das classes mais abastadas e fora do contexto dos serviços de saúde e atividades realizadas em hospitais e ambulatórios de saúde mental. Entretanto, a intervenção dessa área nas unidades de saúde ainda se apresenta limitada, carecendo de referenciais norteadores da atuação, bem como de estudos que a caracterizem.
Referências
FERMINO, Juliana M. et al. Atuação de psicólogos no Programa de Saúde da Família: o cotidiano de trabalho oportunizando repensar a formação e as práticas profissionais. Aletheia, Canoas, n. 30, p. 113-128, dez.  2009 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942009000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 14 jun.  2021.

Outros materiais