Buscar

AV 1 Empresarial II 202008603412

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA 
CAMPUS GILBERTO GIL 
CURSO DE DIREITO
 09/10/2020 05:41 
AV1. Prova
Professor: Henrique Silva de Oliveira 
Disciplina: Direito Empresarial Aplicado Turma:3003
 II - CCJ0134
Acadêmico: Jackson de Carvalho Medrado 
Matrícula: 2020.08.60341-2
AV1 – Prova.
1: É correto afirmar que no contrato de alienação fiduciária em garantia, o credor fiduciário tem o domínio resolúvel e a posse indireta da coisa alienada, ficando o devedor fiduciante como depositário e possuidor direto do bem, que nada impede já pertencesse ao devedor por ocasião da celebração do contrato? Justifique a sua resposta.
R = Sim, pois credor se torna titular da propriedade resolúvel da coisa e seu possuidor indireto, enquanto o devedor (fiduciante) é investido na condição de possuidor direto e depositário, de acordo com o artigo 1.361, parágrafo 2º, e 1.363 ambos do código civil. Ou seja, sujeito que era devedor passa a ser o proprietário pleno e único possuidor da coisa, e o que era credor deixa de titularizar, qualquer direito real sobre ela. Não cumprida a obrigação, porém, tem o credor instrumentos ágeis e eficazes para ver satisfeito seu crédito. Sendo o proprietário e possuidor indireto do bem objeto da alienação fiduciária em garantia, o credor pode, nas condições da lei, obter a consolidação da propriedade, vendê-lo e pagar-se com o produto da venda. 
2: Com referência a aspectos diversos do SFN e às opções diversas de crédito disponíveis no âmbito desse sistema, julgue a seguir como certo ou errado, e justifique a resposta. “Desconto bancário é o contrato em que um estabelecimento bancário antecipa ao empresário ou à sociedade empresária o valor de um crédito contra terceiro, crédito este representado por título de crédito acrescido em seu valor de face por juros pertinentes ao período compreendido entre a antecipação do crédito e o vencimento do título.”
R = Esta afirmação está errada! Pois para que se caracterize o “Desconto Bancário”, como diz o texto; ao invés de ser acrescido ele é descontado. Portanto a colocação certa para este texto é: “Desconto bancário é o contrato em que um estabelecimento bancário antecipa ao empresário ou à sociedade empresária o valor de um crédito contra terceiro, crédito este representado por título de crédito descontado em seu valor de face por juros pertinentes ao período compreendido entre a antecipação do crédito e o vencimento do título”
Para responder às questões 3 e 4, examine o caso concreto a seguir: Simão emitiu cinco cheques em 27 de março de 2019, mas esqueceu de depositar um deles. Tendo um débito a honrar com Lincoln e sendo Simão beneficiário desse quinto cheque, ele o endossou em preto, datando no verso “dia 19 de maio de 2019”. Sabe-se que o quinto cheque foi emitido em Feira de Santana/BA para ser pago nessa praça, e que sua apresentação ao sacado ocorreu em 23 de maio de 2019, sendo devolvido por insuficiência de fundos.
3: Considerando-se as datas de emissão e endosso do 5º cheque, qual o efeito do endosso? 
R = O endosso do cheque após o prazo de apresentação tem efeito de cessão de crédito, de acordo com o artigo 27 da lei de nº 7.357 de 1985. 
4: O portador poderá promover ação de execução em face de Simão, no dia 11 de outubro de 2019, diante do não pagamento do cheque pelo sacado?
R = Poderá sim, ainda que o cheque tenha sido apresentado após o prazo legal, com fundamento no artigo 47, inciso I, da lei nº 7.357de 1985.
5: As criptomoedas não possuem ( * ). Sua circulação depende da Internet para que as transações comerciais e até financeiras sejam executadas por seu possuidor. No mundo moderno, algumas lojas estão presentes tão-somente no ciberespaço, e dedicam-se a fornecer exclusivamente mercadorias digitais. No setor de serviços, há hotéis que aceitam como pagamento as criptomoedas. - Discorra sobre a característica essencial (ou “princípio”) dos títulos de crédito que foi suprimida em ( * ).
R = Os cheques, que representa uma ordem de pagamento, e quase já não é mais utilizado devido a expansão das operações binarias das instituições financeiras, em favor da tecnologia e da informatização.
As letras de câmbio, também conhecidas como títulos de renda fixa, que são oferecidas por sociedades de crédito, onde o emitente é o devedor, o beneficiário é a pessoa física ou jurídica que investe o seu dinheiro, e o aceitante é a financeira, que agora passa a ser substituída pelos bancos virtuais criados para movimentar as criptomoedas.
As Notas promissórias também correm sérios riscos com a proposta de regulamentação das criptomoedas, por se tratar um título cambiário em que seu criador assume a obrigação direta e principal de pagar o valor correspondente ao título. Sabemos que o crédito se assegura numa promessa de pagamento, e as criptomoedas foram criadas para revolucionar as transações de consumo, através da tecnologia.

Continue navegando