Buscar

2A ATIVIDADE IMPRESSA - 10-06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ARTE 2A DATA DA ENTREGA: 25/06/2021
Nome do aluno: Série/ano: 
OS ESTILOS DE DANÇA E A DANÇA CONTEMPORÂNEA.
Habilidade: Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou
colaborativas, por meio de percursos de experimentação;
(HAB. ESSENCIAIS) Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos estudantes ocorrerá através da entrega das atividades dos formulários. Será avaliado o desenvolvimento das atividades, assim como a resolução dos testes e construções textuais e artísticas
OS ESTILOS DE DANÇA E A DANÇA CONTEMPORÂNEA.
APRESENTAÇÃO:
Em todo momento, ouvimos diversos sons, sentimos várias vibrações e percebemos muitas frequências que nos causam sensações físicas e emocionais. Isso quer dizer que a música nos atrai transformando nossa maneira de pensar e agir. Ela tem a capacidade de nos fazer lembrar do passado, de nos fazer alegres ou tristes, de levantar nosso astral e de nos “levar” a ambientes abstratos. Além disso, essa manifestação artística está presente por onde andamos, seja em casa, nas ruas, em um consultório médico ou em uma grande festa, nos deparamos com os vários tipos de sons. Você já parou para pensar que a música está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos? Ouvimos tantos ritmos espalhados pelo mundo carregando histórias e costumes, os quais são, muitas vezes, desconhecidos.
Mas afinal, o que é música?
Podemos dizer que a música é a combinação de dois ou mais sons organizados e que, ela está dividida entre harmonia (notas tocadas simultaneamente), melodia (notas tocadas separadamente) e ritmo (divisão do tempo de cada som).
Cada povo em cada região, carrega consigo uma história musical que os conduzem. Entretanto, podemos perceber que, nos dias atuais, existem misturas musicais que caracterizam a produção contemporânea.
Vamos conhecer um pouco sobre alguns gêneros musicais e suas atuações no cenário atual?
ROCK
Originado no Blues e na música country, esse estilo surgiu durante a década de 1950 nos EUA. Com o passar do tempo, o Rock se desmembrou em outros sons e, atualmente, conhecemos o heavy metal, o Pop rock, o folk rock, o blues rock, o hard rock, o alternativo, entre outros. A guitarra elétrica é o instrumento mais marcante no rock e alguns artistas ficaram conhecidos por praticarem esse estilo musical. Podemos citar alguns como: Elvis Presley, a banda Beatles, o guitarrista Jimi Hendrix, e muitas outras figuras que eternizaram o rock na história. No Brasil, figuras como: Celly Campello, Jovem Guarda, Raul
 
Seixas, Secos e Molhados, RPM, Legião Urbana, Capital Inicial, Jota Quest, entre outras, fizeram o ritmo ser bastante escutado no país.
SAMBA
“O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros. O samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil. Devido a sua grande presença em todo território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente.”
Disponível em:< https://www.todamateria.com.br/samba/>. Acesso em: 03 mar. 2021.
Com a diversidade típica no Brasil, vários estilos de samba se desenvolveram. A Gafieira, o Samba de Roda, o Pagode, Samba Canção e de Exaltação são os grandes exemplos. Alguns artistas marcantes são: Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Cartola, Fundo de Quintal, Exaltasamba, Só pra Contrariar, entre outros. Os instrumentos mais usados no samba são: O cavaquinho, tantan, repique, viola 7 cordas, banjo, surdo, pandeiro, entre outros.
REGGAE
Gênero desenvolvido na Jamaica no final da década de 1960. Esse estilo musical se originou do Ska e rocksteady. Ele é caracterizado pelas acentuações no tempo mais fracos, ou seja, os compassos são acentuados na segunda e quarta batidas. O Reggae originalmente tratou de assuntos de repressão política e da vida livre de preconceitos. Seu idealizador mais famoso é Bob Marley.
JAZZ
Originário das comunidades de Nova Orleães, nos Estados Unidos. O Jazz teria surgido por volta do final do século XIX, tendo origem na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam.
O jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava uma variedade enorme de ritmos, harmonias e melo- dias proporcionando muitas opções de improviso. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento. Um de seus principais nomes foi de Louis Armstrong
FUNK
O funk é um gênero musical que se originou em comunidades afro-americanas em meados da década de 1960, quando músicos afro-americanos criaram uma nova forma de música rítmica e dançante através da mistura de soul, jazz e rhythm and blues. É comum associarmos o Funk aos modos de vida das comunidades e periferias, principalmente do Rio de Janeiro. Entretanto, é importante entender que o que é conhecido como Funk nos dias atuais, é uma variação brasileira que chamamos de Funk do Morro.
A origem do Funk nos mostra que suas características estão ligadas ao groove (ritmos), pegadas da bateria, contrabaixo e guitarra. Uma das figuras mais marcantes do Funk foi o americano James Brown.
A música é plural e existem vários estilos que não foram abordados neste material, como a música eletrônica e as músicas populares de várias regiões. Aqui conhecemos uma pequena parte do que a música pode nos oferecer. Ela é diversa, suas variações são infinitas. É muito importante estudar o maior número possível de gêneros. Aproveite este assunto para se aprofundar ainda mais em cada um deles.
QUESTÃO 1 – Após a leitura cite qual ritmo foi criado no Brasil?
R:
QUESTÃO 2 – Qual é o gênero de dança desenvolvido na Jamaica no final da década de 1960. Esse estilo musical se originou do Ska e rocksteady. Ele é caracterizado pelas acentuações no tempo mais fracos, ou seja, os compassos são acentuados na segunda e quarta batidas. O Reggae originalmente tratou de assuntos de repressão po- lítica e da vida livre de preconceitos. Seu idealizador mais famoso é Bob Marley.
R:
QUESTÃO 3 - A partir de suas ideias, explique por que é importante a música na formação social, política, cultural e histórica de uma pessoa.
R:
QUESTÃO 4 - Você considera que é importante a diversidade musical ou, seria interessante que cada pessoa ouvisse somente o que gosta? Justifique-se.
R:

Outros materiais